Clínica Escola de Fisioterapia da Unicentro inaugura nova unidade e tem espaço dobrado

Um sonho antigo da Unicentro é, agora, realidade. Isso porque foi inaugurado o segundo prédio da Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade (Cefisio), que fica no campus Cedeteg, em Guarapuava. “Para nós, para o nosso Departamento e para toda a comunidade é motivo de muita alegria. Aqui, a população estará mais confortável, mais comodada. Além disso, conseguiremos aumentar o número de atendimentos. Então, todo mundo ganha”, destacou o diretor da Clínica, professor Luciano Pavan Rossi.

O novo espaço, inaugurado na última sexta-feira (22), conta com 900m² de área e foi orçado em quase R$ 1,5 milhão. Os recursos para a execução das obras foram repassados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde. “Esse é o reconhecimento da importância da Unicentro para o Ensino Superior não só dessa região, mas, também, do Paraná e do país”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes, que, na solenidade de inauguração da Clínica, também representou o secretário de Saúde do estado, Michele Caputo Neto.

O novo prédio da Clínica Escola é maior e tem maior capacidade de atendimento (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A Cefisio funciona desde 2005 e, além de ser um espaço de formação para os acadêmicos, também presta atendimento fisioterapêutico à população de Guarapuava e região por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do plantão docente. Com o novo prédio, a clínica terá seu espaço físico mais do que dobrado, permitindo que, a partir de agora, os atendimentos do projeto Órtese e Prótese também passem a ser feitos no mesmo espaço.

Essa obra permite fazer essa junção, ajustar esse projeto, e atender melhor a comunidade. Sem o apoio da Secretaria – particularmente o comprometimento do secretário Michele Caputo que, desde o início, acolheu a proposta, bancou a situação no momento de maior dificuldade e crise do estado -, nós não teríamos esse espaço hoje na Unicentro”, afirma o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona. “São investimentos importantes, fundamentais. E nós temos muito a agradecer também a sensibilidade do secretário João Carlos Gomes em reconhecer os bons usos dos recursos que a Universidade faz, reconhecer a necessidade e priorizar esses investimentos dentro do planejamento de suas secretarias”, acrescenta.

O secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Artagão Júnior, que também participou da solenidade de inauguração, destacou que a nova Clínica vai intensificar o atendimento qualificado já prestado à população. “É uma sinalização de sensibilidade do governo do estado, do governador Beto Richa, no sentido de atender as demandas para que a nossa Universidade, para que a nossa Unicentro continue crescendo, se desenvolvendo, compartilhando conhecimento e ajudando no desenvolvimento da nossa região e do Paraná”.

Os secretários estaduais João Carlos Gomes e Artagão de Mattos Leão,durante a inauguração (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Opinião compartilhada também pelo deputado Bernardo Carli. “Faz com que a nossa Unicentro, que é referência em qualidade de ensino superior para o nosso país, possa ter estruturas ainda mais adequadas para poder ofertar, para poder auxiliar no ensino aos seus alunos, desenvolver pesquisa científica e, com isso, fortalecer o ensino superior e a prestação de serviços a comunidade”, diz.

Já a deputada Cristina Silvestri ressalta que o novo espaço deve projetar positivamente a Universidade para além da área de abrangência da Unicentro. “É um orgulho, para nós guarapuavanos, termos a Unicentro como referência de uma das melhores universidade não só do Paraná, mas do Brasil, e ter, agora, um novo espaço que vai divulgar, cada vez mais, o nosso potencial e a capacidade de trabalho dos nossos profissionais”, afirma.

Para o diretor do campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes, a entrega da obra finalizada é motivo de satisfação. “É muito importante para melhorar ainda mais a qualidade dos nossos cursos, o atendimento à nossa comunidade, que é a razão de todo o ensino. Nós somos uma instituição pública, um patrimônio do nosso Estado e cabe a nós, sim, prestarmos esse serviço à nossa comunidade”, ressalta.

A nova estrutura ainda deverá receber equipamentos para, então, dar início os atendimentos à comunidade. A partir daí, as antigas instalações da Cefisio passarão a funcionar como Departamento Pedagógico, Laboratórios e salas para as aulas práticas do curso de Fisioterapia.