Campus de Irati discute “A Filosofia e o percurso histórico do ocidente”

Alunos do CAHIS aproveitaram o evento para vender livros com preços populares (Foto: Raphael Gierez)

Na busca por uma formação mais plural e interdisciplinar, o Departamento de História do Campus de Irati da Unicentro, junto com o Centro Acadêmico de História (Cahis), realizou o evento “A filosofia e o percurso histórico do ocidente”. A atividade contou com palestras de professores da Universidade Federal do Paraná, além de comunicações feitas pelos alunos.

Para o professor Jiovane Camargo, coordenador do evento, a atividade é uma resposta aos pedidos dos próprios alunos do curso. “Os estudantes me pediam para trazer pessoas ligadas à Filosofia para eles aprofundarem a visão que tinham sobre o tema. Acho esse bem importante, ainda no momento histórico vivido pelas Ciências Humanas no país”, explicou.

Prova da vontade dos alunos em promover eventos como esse é que os custos de logística dos palestrantes foram pagos pelo Centro Acadêmico. “Nós nos reunimos e decidimos que, com o dinheiro que tínhamos em caixa, era importante colaborar com um evento como esse, principalmente porque o nosso curso é voltado, essencialmente, para a nova história cultural. Então, trazer elementos da Filosofia para dentro disso é otimo, ainda mais se tratando de um curso de licenciatura”, contou o representante do Cahis, Bruno Cesar Pereira.

O apoio ao evento é apenas uma das ações do Cahis, que busca sempre trazer aos olhos da comunidade acadêmica questões que complementem a formação acadêmica, e mesmo a pessoal. “Temos projetos ligados a filmes e encontros, sempre com debates, para trazer a tona questões marginalizadas no Brasil, como a do índio, o racismo, a da mulher”, detalhou.

Para a professora da Universidade Federal do Paraná, Gisele Batista, uma das palestrantes do evento, o olhar através da Filosofia e da poesia engrandece o viver universitário, assim como colabora com o espiríto crítico, além de melhorar o desenvolvimento de ideias dos alunos. “Esses temas que a gente aborda é na busca de instigar o aluno que procura a evolução pessoal e acadêmica”, explicou.