Unicentro dá início a comemorações pelos seus 27 anos

A Unicentro completa 27 anos de criação no próximo dia 13. Por isso, a administração da Universidade – reitoria e direções dos campi Cedeteg, Irati e Santa Cruz – organizou uma programação festiva, que tem início essa semana e segue até o final do mês de setembro. “A Unicentro – como as demais instituições de ensino superior públicas desse país – vive uma crise sem precedentes. Porém, não podemos deixar de comemorar. Afinal, fazer 27 anos, o aniversário é, também, resultado de todas as lutas empreendidas pela comunidade universitária, ao longo desse período, em prol de uma educação superior pública, gratuita e de qualidade, apesar das adversidades”, ponderou o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.
Comemorações que, desse modo, são singelas, mas com significado profundo. Entre as ações que compõem a programação de aniversário estão atividades culturais – como exposições fotográficas, mostra de artes plásticas e a realização do Festival Universitário da Canção; inaugurações – como a das novas instalações da Clínica Escola de Fisioterapia; lançamento de campanhas institucionais – voltadas para a utilização correta das plataformas de acessibilidade, da energia elétrica e da água; de internacionalização – recebendo a delegação da Associação das Universidades Públicas do Paraguai; e, também, de memória – como a homenagem ao ex-maestro do Coral Unicanto, Antonio Silvino Turco, pela Adau (Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro).
“A promoção da cultura está no cerne das atividades propostas pelo campus Irati”, contou o vice-diretor da unidade, professor Erivelton Fontana de Laat. “Entre as ações, uma tem significado especial, que é a apresentação da Big Belas Band, da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), no Auditório Denize Stoklos, no dia 13. Vamos comemorar com música nossos 27 anos”.
Já no Campus Santa Cruz, a programação de aniversário foi definida em conjunto com o Conselho Consultivo do Campus. “E esse é o nosso diferencial”, aposta o diretor da unidade, professor Ademir Fanfa Ribas. “Temos uma programação que atende aos anseios da nossa comunidade, com grafite, nossa primeira Feira de Traças e o Arraiá, em julho”.
“Nós estamos muito contentes em poder, nesse aniversário, entregar à comunidade do Cedeteg, equipamentos e espaços que são necessidades prementes de nossos professores e alunos – como novos computadores para o curso de Ciência da Computação e o Bloco Didático 7 -, e também da sociedade guarapuavana, que vai se beneficiar das novas instalações da Clínica Escola de Fisioterapia”, discorreu o professor Fábio Hernandez, diretor do campus.
Confira a programação completa.