13º Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares promove lançamento de cinco obras relacionadas à temática

O 13º Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares reuniu pesquisadores, professores e estudantes, de 7 a 10 de maio, para discutir metodologias de ensino, aprendizagem e o papel da cartografia na educação básica. Cinco novas obras relacionadas à temática integraram a programação, enriquecendo ainda mais o campo da pedagogia, geografia e cartografia voltada para crianças.

Confira os títulos e mais informações de como obter as obras:

A Geografia no IFPR: Práticas e Perspectivas – Leandro Rafael Pinto e Diogo Labiak Neves

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição que ao longo dos últimos 12 anos vem se tornando referência no estado do Paraná em educação profissional e tecnológica, estando presente em 26 municípios com mais de 30 mil estudantes matriculados nos cursos presenciais e a distância, ofertados nos 349 cursos entre formação inicial e continuada, técnicos (integrados e subsequentes), graduações e pós-graduações.

Para os docentes da área de Geografia é grande as possibilidades de atuações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Este livro é o resultado do esforço coletivo de parte destes docentes e surgiu com a ideia de produzir um material que representasse um pouco das reflexões, produções, práticas e, por que não, angústias desses servidores. Por isso, foi organizado com um conjunto de textos que abordam temáticas diversas dentro do universo geográfico, mas claro que, como se trata de um livro feito por professores e para professores, as temáticas invariavelmente passam pelo ambiente escolar, em especial com a cara do IFPR e que compartilhasse essas experiências. Disponível para download no site da Editora IFPR.

A Geografia no IFPR: Pesquisa, Extensão, Teoria, Prática e Ação – Leandro Rafael Pinto e Diogo Labiak Neves

O livro apresenta experiências bem-sucedidas de docentes de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Ao destacar projetos de pesquisa e/ou extensão que integram a ciência geográfica com práticas de ensino, a obra visa contribuir para a integração de conhecimentos geográficos nas atividades dos docentes EBTT dos IFs. Com enfoque nas ações do IFPR, o livro oferece uma fonte valiosa para análise, debate e inspiração em instituições similares na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Disponível para download no site da Editora IFPR.

Atlas do Futebol Paulista – Anderson De Araújo, André Rauli, Carla Cristina de Sena e Felipe Jacob

O atlas do futebol paulista é resultado do trabalho de três egressos do curso de Geografia da Fcte/Unesp/Ourinhos, com a professora de cartografia escolar, apaixonados por futebol e pelos mapas. O projeto se iniciou durante a pandemia e foi baseado na pesquisa sobre a história das origens do futebol em São Paulo, os principais times, estádios históricos e muitas curiosidades. os mapas apresentam a localização dos primeiros times, das divisões do campeonato paulista em 2024, copinha, copa paulista, futebol feminino, além das informações sobre a participação dos times paulistas nos campeonatos nacionais e internacionais e exemplos de inclusão no esporte. É um material rico e divertido, com mapas, fotos, gráficos e imagens que pode servir de base para a realização de atividades com mapas na escala do estado de São Paulo na escola, mas que é, acima de tudo, uma fonte de informação para todos que acreditam que é possível integrar o esporte e a geografia. Disponível através do e-mail carla.sena@unesp.br.

Atlas Escolar Municipal de Touros – Flávio Maria dos Santos, Francisco, Maciel Matos de Oliveira, Maria Luciene dos Santos Silva, Míriam Aparecida Bueno e Ryceli Jerônimo Albuquerque

Material didático complementar, que utiliza a Linguagem Cartográfica na construção do conhecimento geográfico do lugar de vivência do aluno. Os atlas escolares municipais atuam como recursos mediadores na dinâmica do processo ensino-aprendizagem, inferindo sobre o sujeito aluno e o sujeito professor, trazendo uma proposta metodológica que prepara o cidadão para a compreensão do espaço local. Disponível para venda no site da Editora Alfa.

Cartografia e Poder: proposições didáticas investigativas – Raquel Augusta Melilo Carrieri, Renata Fernandes Maia de Andrade e Jackson Junio Paulino de Morais

A obra pretende investigar a relação entre o poder político e o domínio da linguagem cartográfica dos pontos de vista histórico e geográfico, utilizando ferramentas didáticas de análise e pesquisa. Ao se estruturar como um caderno de atividades, os capítulos trazem exemplos de mapas (históricos ou contemporâneos) e propostas de reflexões e investigações acerca dos usos e leituras desses mapas. O livro permite, portanto, uma conexão entre a prática acadêmica e a educação básica. Ainda que faça um convite ao aprofundamento de temas utilizando referenciais da pesquisa científica, ele não se distancia em termos de linguagem e aplicabilidade do professor da educação básica. Daí, a produção da universidade pode alcançar outros que não os universitários. Disponível para venda a partir de julho, no site da Editora Alfa.

Para mais informações sobre o 13º Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, visite o site do evento.