Termina nessa sexta, 6, a Feira de Artesanatos do campus Santa Cruz

Feira de Artesanato reúne 15 expositores (Foto: Emanuel Mikowski)

Uma tradição anterior à Unicentro. Há mais trinta anos, desde os tempos da Fafig, os artesãos de Guarapuava tem espaço na universidade para apresentarem seus trabalhos. São roupas, chinelos, peças crochê, doces… Tudo feito de modo artesanal. O senhor Marcos está expondo seus produtos na Feira de Artesanato da Unicentro pela segunda vez. Para ele, essa é uma ótima oportunidade de mostrar o seu trabalho. “É só ficar sabendo que vai ter a Feita, que eu já procuro a uniuversidade para fazer a inscrição. É uma oportunidade, é uma porta que se abre para expormos o nosso trabalho. Eu fico muito grato por essa possibilidade”.

A mostra é organizada pela Diretoria de Cultura da Unicentro. A Feira de Artesanato, segundo a agente universitária Elizabete Lustoza, é pensada com carinho de modo a ajudar na divulgação da cultura local. ”A Feira é montada num local de passagem do público em geral – professores, alunos, funcionários. Não tem como passar aqui não ver. Aí, os trabalhos e os artesãos aqui de Guarapuava vão ficando conhecidos”.

Artesanato indígena também está presente na Feira (Foto: Emanuel Mikowski)

A primeira edição 2016 da Feira de Artesanato reúne 15 expositores no saguão do Auditório Francisco Contini, no campus Santa Cruz. Ao passar pelos estandes, Mabiana Camargo, que é professora do curso de línguas estrangeiras da Unicentro, não resistiu. “Eu precisei parar para dar uma olhadinha. A feira está muito legal. São vários produtos. Tem comida, tem artesanato, tem pra beleza, tem pra casa… É muito legal que a gente consegue valorizar os produtos locais que a gente encontra aqui na região”.