Cursos de Pedagogia de Pitanga e do Santa Cruz são os melhores do Paraná em ranking do MEC

Cursos de Pedagogia de Pitanga e do Santa Cruz são destaques em ranking do MEC.

Na última avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgada pelo Ministério da Educação, duas ofertas do curso de Pedagogia da Unicentro obtiveram bons resultados. O curso ofertado no campus avançado de Pitanga foi considerada o melhor entre todos os de Pedagogia do Paraná e o sétimo da região Sul. Ele foi seguido pela oferta do campus Santa Cruz, que ficou em segundo lugar no estado do Paraná em oitavo na região Sul. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é calculado com base nas provas do Enade, realizadas pelos alunos de graduação no último ano do curso superior. O corpo docente, os recursos didáticos e a infraestrutura do curso e da universidade também são critérios para o resultado.

Esses resultados, segundo Ademir Nunes, chefe do departamento de Pedagogia do campus Santa Cruz e coordenador geral do curso de Pitanga, demonstram que não há diferença entre o ensino nos campi universitários e nos avançados. “As extensões não tem as mesmas estruturas que a sede tem. E, mesmo assim, esses alunos demonstraram que há um grande esforço da parte deles por uma formação de qualidade. Mesmo com algumas restrições, eles conseguiram fazer com que o curso tivesse êxito”.

As boas colocações obtidas, de acordo com o professor Saulo Rodrigues de Carvalho, ao mesmo tempo em que representam um reconhecimento do esforço dos corpos discente e docente, também significam um aumento da responsabilidade por manter e melhorar a qualidade do curso. “A gente tem um compromisso quando assume as aulas, a exigência é sempre a mesma: qualidade. É claro que agora tem um fator a mais, o segundo lugar no estado do Paraná tem como reflexo uma expectativa em relação ao curso. Então, é uma responsabilidade a mais”.

O professor ainda destacou que a reestruturação pedagógica do Departamento e os diversos laboratórios que o curso possui, contribuíram para esse resultado. “O Departamento nos últimos anos tem se preocupado muito com a questão pedagógica, pois além das aulas, nós temos laboratórios. Tem o Laboratório de Educação Infantil, tem a Labrinquei, que é o Laboratório de Brinquedoteca. Nós temos grupos de estudos com alunos, com professores, e tem um trabalho muito intensivo com os professores”, explica.

A aluna Edimara Andrade está no quarto ano da graduação. Para ela, estudar em um curso que é referência no estado do Paraná vai refletir diretamente na profissional que ela será. “Se é um curso de qualidade, concomitantemente, ele estará preparando profissionais de qualidade. Eu acredito que ele vai reforçar ainda mais a qualidade de um profissional que será excelente no que ele faz”, avalia.