Demandas dos reitores das universidades estaduais são atendidas pelo novo secretário de Estado da Fazenda

Demandas dos reitores das universidades estaduais são atendidas pelo novo secretário de Estado da Fazenda

Na foto: Júlio Santiago Prates Filho, Nádina Moreno, Luís Eduardo Sebastiani, Aldo Nelson Bona e Fábio Antônio Néia Martini.

Na foto: Júlio Santiago Prates Filho, Nádina Moreno, Luís Eduardo Sebastiani, Aldo Nelson Bona e Fábio Antônio Néia Martini.

Sebastiani mostrou-se aberto ao diálogo em reunião com dirigentes das IEES realizada na última quarta-feira (19).

O novo secretário de Estado da Fazenda, Luís Eduardo da Veiga Sebastiani, recebeu na última quarta-feira (19) os reitores das universidades estaduais paranaenses. Estiveram presentes Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro e presidente da Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior); Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, reitor da UEPG; Fábio Antônio Néia Martini, diretor do campus de Jacarezinho da Uenp; Júlio Santiago Prates Filho, reitor da UEM; e Nádina Moreno, reitora da UEL.

Durante a reunião, os reitores entregaram ao secretário três ofícios. O primeiro deles, referente ao orçamento das IEES (instituições estaduais de ensino superior). A solicitação é que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014 seja respeitada, revogando assim o corte orçamentário imposto às universidades e estabelecido por Decreto Estadual. O segundo ofício solicita que o Estado abra o orçamento nas fontes 100, 281 e 284 – que dizem respeito a convênios com Fundações, Finep e Capes – em regime de urgência, para que não haja prejuízos institucionais. Também faz parte desse documento o pedido de que a Secretaria da Fazenda deixe de exigir cópia de extratos bancários, uma vez que os balancetes contábeis já comprovam os saldos de caixa dos convênios. Já o terceiro ofício sugere que o Estado tome providências urgentes no sentido de liberar os pagamentos aos credores das IEES, que prestaram serviços e/ou venderam equipamentos e materiais a serem custeados com recursos da UGF, e que se encontram atrasados desde 2013.

O secretário Sebastiani mostrou-se bastante receptivo em relação às solicitações das IEES. Ele adiantou que o Decreto que reduzia o orçamento das universidades estaduais seria revogado. Informação que se confirmou nos dias seguintes. Além disso, ele foi solicito quanto as demandas referentes às fontes 100, 281 e 284; à extinção da exigência do envio de cópias dos extratos bancários; e, por fim, salientou que o Estado já retomou os pagamentos atrasados junto aos credores.

O reitor da Unicentro e presidente da Apiesp, Aldo Nelson Bona, afirmou ter saído otimista da reunião, que considerou bastante positiva. Bona salientou a nova postura de diálogo aberto iniciado com a posse de Sebastiani na Secretaria de Fazenda. “O secretário Sebastiani demonstrou empenho na busca por soluções para os problemas que as Universidades vêm enfrentando desde o segundo semestre de 2013. Em contrapartida, nós, reitores, tivemos a oportunidade de manifestar nossa plena confiança na competência e na sensibilidade do secretário para conduzir a gestão da Secretaria”, explicou Aldo.

Deixe um comentário