Inscrições para o 27º Prêmio de Ciência e Tecnologia encerram segunda-feira

Na última edição, Leonardo Andreoni, do curso de Química da Unicentro, foi vencedor na categoria estudante de curso de graduação.

Dirigido neste ano para as áreas de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Agrárias, o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia recebe inscrições até o dia 31 de março. Nesta edição, de número 27, serão premiados trabalhos desenvolvidos no ano passado por professores e estudantes ligados a uma instituição de ensino superior do Paraná; por inventores independentes e por jornalistas que publicaram material sobre a área científica.

Criado para estimular a pesquisa científica e ações inovadoras e divulgar a produção científica e tecnológica desenvolvida no Paraná, o prêmio contempla duas áreas a cada ano, num sistema de rodízio; no próximo ano serão premiadas as Engenharias e Ciências Biológicas e, a seguir, as Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde.

São quatro as categorias a serem premiadas. A categoria profissional prevê dois prêmios – ao professor-pesquisador, que precisa desenvolver atividades de ensino e pesquisa e ter produção científica ou tecnológica; e ao pesquisador-extensionista, que é um professor que mantém atividades de ensino e de extensão e também tem produção científica ou tecnológica. A categoria estudante de curso de graduação se destina a aluno regularmente matriculado em curso de instituição de ensino superior do Estado do Paraná, credenciada ao MEC.

Os professores premiados receberão certificado e prêmio em dinheiro equivalente a uma vez e meia o valor do vencimento de professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da carreira desenvolvida nas universidades estaduais, cerca de R$ 18,5 mil. Para o estudante o valor é equivalente à metade do valor do vencimento, cerca de R$ 6 mil.

As demais categorias prevem destaque para o inventor independente, ou seja, pessoa física que não ocupe cargo público; e para jornalista, professor ou pesquisador radicado no Paraná há pelo menos um ano, com atuação comprovada em veículo de comunicação. Os vencedores nestas duas categorias receberão certificado e prêmio em dinheiro equivalente a 60% do valor do vencimento de professor titular com gratificação de doutor, o que significa cerca de R$ 7,5 mil.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) – www.seti.pr.gov.br.