Professor da Unicentro ministra palestra virtual para universidade turca sobre neurolinguística e aprendizagem bilíngue

Professor da Unicentro ministra palestra virtual para universidade turca sobre neurolinguística e aprendizagem bilíngue

Plínio Marco de Toni, docente do departamento de Psicologia da Unicentro, foi convidado para ministrar uma palestra virtual para acadêmicos da Çanakkale Onsekiz Mart University, instituição de ensino localizada na Turquia. Intitulada “Neurolinguistics: the role of learning and acquisition in bilingualism”, a palestra vai tratar da neurolinguística e do processo de aprendizagem de línguas em diferentes idades. O evento é aberto ao público e será realizado nesta quinta-feira, 4 de abril, às 14h45 (Horário de Brasília), via plataforma Zoom.

“A ideia da palestra é tentar mostrar o que acontece no cérebro de uma criança quando ela adquire duas ou mais línguas simultaneamente e o que acontece no cérebro de um adulto quando ele aprende uma segunda língua, o que é muito diferente. Tem várias questões cognitivas e neurológicas envolvidas”, explica o docente. 

O convite veio da professora Sevim Ínal, do departamento de Inglês da universidade turca, que também é aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro. “Neste semestre, ela fará uma disciplina optativa que eu ministro aqui no doutorado e, a partir desse contato, surgiu a ideia de ofertar essa palestra para o pessoal de lá e também para os alunos daqui, para quem tiver interesse em participar”, conta Plínio. 

Para o docente, a expectativa é de que o evento contribua para a disseminação de pesquisas recentes na área de neurolinguística. “Normalmente, essa é uma área pouco vista nos departamentos de língua estrangeira e tem muitas pesquisas recentes que podem também influenciar na forma como ocorre o ensino de outra língua. Se o professor sabe como o cérebro aprende línguas e como o cérebro adquire línguas, que são processos muito diferentes, então ele pode pensar em estratégias adaptadas de ensino”, aponta. 

Quem deseja assistir a palestra, basta acessar a plataforma Zoom com o ID 94708439716 e informar a senha 900490. 

 

Por Paula Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *