Jogos Universitários de Irati promovem o esporte e a integração entre acadêmicos da região

Durante o último fim de semana, atletas de instituições de ensino superior da região se reuniram para competir nos Jogos Universitários de Irati, os Juni’s. Nos três dias de campeonato, equipes da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Centro Universitário Campo Real e Instituto Federal do Paraná se enfrentaram em diferentes locais da cidade, em oito modalidades, com categorias feminina e masculina: atletismo, basquete, futmesa, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia e voleibol.

Equipes da Unicentro, da Campo Real e do IFPR participaram da competição organizada pelos alunos de Educação Física do Câmpus de Irati. (Foto: Coorc)

Com 11 equipes em disputa, o curso de Educação Física da Unicentro levou a melhor na classificação geral, com 77 pontos. Fecharam o pódio Saúde Campo Real, com 46, e Psicologia Unicentro, com 22 pontos.

Bruno Teleginski Wardenski foi um dos atletas que contribuíram para o primeiro lugar geral da Educação Física. Acadêmico do 2º ano, ele participou do time que venceu o voleibol masculino, além de ter levado o ouro no salto em distância masculino. “É uma experiência muito bacana, porque é difícil você ter uma oportunidade de competir em um lugar que seja legal. E ter essa experiência na prática pra gente ter uma vida profissional depois é muito bom”, ressalta.

O VI Juni’s foi a primeira competição da dupla formada recentemente pelas alunas de Psicologia Luana Gaioski e Letícia Ortega Telles. E o resultado não poderia ser melhor para as duas, depois de uma final disputada contra o time de Saúde da Campo Real. “Foi um jogo difícil, mas eu gosto de jogo difícil porque a gente se esforça mais. Teve ali no meio do jogo que a gente se desconcentrou um pouco, mas depois pegou o foco e conseguiu os três pontos, como falam os jogadores de futebol”, brinca Luana, caloura do curso. “Deu bom, a Luana joga muito bem, ela é muito consistente e foi me erguendo junto. Foi bom jogar com ela e a gente vai continuar jogando por aí”, conta Letícia, do 3º ano de Psicologia.

As partidas dos Juni’s foram disputadas em diferentes locais de Irati (Foto: Coorc)

Organizada pelos acadêmicos do 2º ano do curso de Educação Física do Câmpus de Irati da Unicentro, a sexta edição dos Jogos foi promovida pelo Departamento de Educação Física e pela Divisão de Projetos Esportivos do câmpus, com o apoio da Prefeitura Municipal de Irati, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Como explica o professor Paulo Roberto Machinski, desde 2017, os Juni’s fazem parte das atividades da disciplina de “Organização e Ações em Educação Física” como forma de botar em prática aquilo que os alunos veem em sala de aula. “Eles aprendem sobre a elaboração de um regulamento de uma competição, a organização de um evento esportivo, os sistemas de disputas, enfim, tudo aquilo que se refere a uma competição, seja de grande ou de pequeno porte, porque a estrutura é a mesma, depende só do número dos participantes. Então a gente criou esses jogos com o objetivo de que seja um laboratório para o curso de Educação Física”, detalha o docente, que também é chefe da Divisão de Projetos Esportivos do Câmpus de Irati da Unicentro.

Coordenador-geral do evento, o acadêmico Giuliano Bolde ressalta a importância dessa vivência para os futuros profissionais da área. “É uma experiência que acho que todos os acadêmicos do curso de Educação Física deveriam ter. Não só de participar, como todos participaram em alguns jogos já, mas de realizar um jogo. É uma experiência que não é fácil. É muito cansativo, é complicado. Então eu acho que todo acadêmico deveria pelo menos tentar sair da zona de conforto, porque é muito desafiador, mas também é muito legal”, salienta Giuliano.