Cedoc finaliza digitalização do acervo histórico da Câmara Municipal de Irati

Cedoc finaliza digitalização do acervo histórico da Câmara Municipal de Irati

O Centro de Documentação e Memória do Câmpus de Irati da Unicentro (Cedoc/I) realizou, na última terça-feira (20), a entrega oficial da digitalização do acervo arquivístico da Câmara de Vereadores de Irati. A conclusão do trabalho foi celebrada em solenidade no saguão da casa legislativa, local onde parte dos documentos ficarão expostos para visitação durante um mês.

“A digitalização é um presente que se dá à cidade. Temos o direito à memória e à preservação da documentação de valor histórico. Isso possibilita que pesquisadores e pessoas da comunidade no geral acessem mais facilmente a esse material”, destaca a diretora do Cedoc/I, professora Méri Frotscher Kramer.

A parceria entre a câmara e a universidade para a preservação arquivística começou ainda em 2022, por iniciativa do então presidente, o vereador Helio de Mello. Já em setembro do ano passado, o atual presidente da casa, vereador José Ronaldo Ferreira, efetivou a cessão de um scanner planetário, que permitiu a digitalização dos documentos. 

No evento desta semana, o presidente interino, vereador João Henrique Duarte, celebrou o resultado alcançado pelo Centro de Documentação e Memória de Irati. “Parabéns pelo trabalho fantástico. A digitalização vem para democratizar o acesso a informações de grande importância, como o histórico do nosso município”, salientou o vereador, no comando da câmara durante a licença médica de José Ronaldo Ferreira.

O presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), Herculano Batista Neto, ressalta que o acervo organizado de uma instituição é uma fonte importante para pesquisas e consultas diversas. “Hoje se finda um projeto com benefícios dos dois lados”, pontua.

A arquivista do Cedoc, Márcia Doré, destaca inclusive que o arquivo da Câmara de Vereadores tem sido objeto de pesquisa e que a expectativa é que a digitalização traga novos frutos. Entre os documentos podem ser encontradas leis e regulamentos, atas de sessões, cartas e registros diversos que datam desde 1907.

O arquivo digitalizado pode ser acessado no site da Câmara de Vereadores de Irati.


*Com informações da Assessoria da Câmara Municipal de Irati

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *