Acadêmicos e professores de Geografia participam de trilha noturna na Floresta Nacional de Irati

Na última sexta-feira (10), acadêmicos e professores do curso de Geografia do Câmpus Irati da Unicentro puderam participar de uma trilha noturna na Floresta Nacional de Irati. Com uma área de 3.495 hectares, a Flona é um importante espaço de preservação do meio ambiente na região centro-sul do Paraná. Localizada no bioma da Mata Atlântica, a maior parte de sua extensão é coberta por florestas nativas com predominância das araucárias. A unidade de conservação federal foi criada em 1968 e é gerenciada atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio.

Como conta a professora Juliana Pacheco, do Departamento de Geografia, 30 acadêmicos participaram da atividade, que é oferecida ao longo do ano pela Flona. “Ela é uma caminhada de 4 km conduzida por uma equipe de funcionários e voluntários, que passa por trilhas e estruturas da unidade de conservação. Durante a caminhada, tivemos a oportunidade de aprender sobre lendas locais e assuntos relacionados ao meio ambiente, além de contemplar a natureza”, relata.

Segundo ela, a visita técnica proposta tinha como objetivo proporcionar aos estudantes do curso uma experiência prática e enriquecedora na Floresta Nacional de Irati. “A visita permitiu aos alunos explorarem o potencial turístico dessa área protegida, conhecendo seus recursos naturais, culturais e históricos, além de compreenderem os princípios de conservação ambiental. Também teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável e a responsabilidade dos profissionais da Geografia na preservação dos recursos naturais e culturais, além de conhecer e vivenciar a biodiversidade da Floresta Nacional de Irati”, explica.