Unicentro inaugura novas instalações do Cedoc em Irati

O Centro de Documentação e Memória do Câmpus de Irati, o Cedoc, tem agora um novo prédio. O espaço, com quase 350m², foi inaugurado nesta quarta-feira (1º), com a presença de autoridades, professores, funcionários e alunos da universidade. “É mais uma importante obra, não somente para o curso de História, para os nossos cursos de graduação e pós-graduação, mas também para a nossa comunidade aqui de Irati e região, haja vista que muitas das memórias da nossa região estão aqui no nosso Cedoc”, ressalta o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

A obra custou cerca de R$ 535 mil e foi viabilizada com recursos próprios da instituição e com verbas obtidas por meio de emendas parlamentares do deputado federal Sandro Alex, que atualmente é secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná. O deputado, que já destinou mais de R$ 10 milhões ao Câmpus de Irati, destacou que “o ensino público, gratuito e universal ainda é, no estado do Paraná, uma das referências para o Brasil. E as universidades estaduais precisam de apoio, de amparo. Em Irati, construímos uma biblioteca, começamos a colaborar com os cursos e investimos agora aqui no novo Centro de Documentação. Vamos entregar o ginásio do curso de Educação Física, e estamos avançando com obras estratégicas, junto com o professor Aldo Bona, que hoje é o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, junto com a Reitoria, as atuais diretoras, ex-diretores, alunos e com a comunidade”.

Espaço tem quase 350m² e conta com acervo, salas de estudos, sala de administração e banheiros acessíveis (Foto: Coorc)

Diretora do Câmpus de Irati, a professora Andrea Nogueira Dias lembrou que muitas dessas obras conseguiram ser retomadas nos últimos dois anos, depois de serem interrompidas durante a pandemia. “Assim como a obra é construída tijolo por tijolo, nós só conseguimos fazer isso com o apoio da comunidade interna, que são os professores, os agentes, os acadêmicos, a Reitoria que nos apoia para que isso seja viabilizado, e com os recursos externos, porque juntamente com o Governo, nós precisamos dessa força política para que essas emendas saiam e a gente consiga realizar essas obras no Câmpus”, salienta.

Para a chefe da Divisão do Centro de Documentação e Memória, professora Méri Frotscher Kramer, a ampliação da estrutura do Cedoc é fundamental para a melhoria das condições de trabalho da equipe e da qualidade dos serviços prestados. Ela lembra que o local atende tanto à comunidade acadêmica, sendo um laboratório que oferece suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, quanto à sociedade em geral. “Ele é um órgão muito importante, porque ele tem como principal objetivo captar acervos de valor histórico não só para a Unicentro, mas também para entidades da sociedade civil, órgãos públicos, empresas e particulares da comunidade, não só de Irati, mas também de toda a região centro-sul do Paraná. Tem ainda como objetivo o tratamento arquivístico desse material e o preparo desse material para o acesso a pesquisadores e também para a consulta”, destaca a docente.

Durante o evento desta quarta-feira, também foi oficializado o convênio entre a Unicentro e a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, para o tratamento dos arquivos que estavam guardados no museu da cidade. “Nós reunimos a documentação produzida pelo Executivo e armazenada no Museu Municipal do período de 1907, que é a emancipação do município, até 2004, ainda que com grandes lacunas. Há uma documentação farta do início da década de 1920, 1930, que registra o movimento da cidade, o crescimento urbano, a organização do espaço urbano, a questão do legislativo, as leis que foram promulgadas nesse período, questões de fiscalização, de inspetores. É uma documentação muito interessante, muito incrível, porque é toda manuscrita”, relata a arquivista Márcia Doré.

Convênio com a Prefeitura de Irati prevê a realização de tratamento técnico do acervo do Museu Municipal (Foto: Coorc)

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, foi mais um dos que celebrou a parceria. “É um tesouro que nós temos no Cedoc. Nós temos arquivada aqui a história da Unicentro, de Irati, dos municípios da região. Que traz para nós o passado, que a gente vai ver no jornal, vai ver nos livros, vai ver agora num arquivo digital daqui para frente, que vai servir para o curso de História, para toda a comunidade”, enfatiza Derbli.

Para o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, a própria inauguração é um marco importante, que deve ser preservado como exemplo da relevância do ensino superior público. “Nós temos um tripé muito claro, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. E hoje nós estamos demonstrando isso. Quantas pesquisas foram feitas aqui, quantos professores de História que estão agora no Estado, nas escolas particulares, aprenderam a manusear os conteúdos históricos através deste centro. Isso é fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado. A gente pode passar um bom tempo ali, lendo, aprendendo, conhecendo. Daqui 100 anos, 200 anos, eu espero que as próximas gerações também tenham um Cedoc, e que alguém possa estar pesquisando momentos como esse da importância da universidade pública”.

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo CEDOC, você pode assistir à participação da professora Méri Frotscher Kramer na 7ª Semana Nacional de Arquivos: