Arraiá da Uati reúne comunidade universitária no câmpus Irati

Comidas típicas, danças de quadrilha, jogos recreativos e música ao vivo. Essas e outras atividades foram aproveitadas por quem esteve presente no Arraiá da Uati, a Universidade Aberta à Terceira Idade. A confraternização é uma tradição do câmpus Irati da Unicentro que, ano a ano, tem se expandido e conquistado a comunidade universitária. Todo ano, a gente sempre fez a festa junina, só que [antes] era uma festa só nossa”, conta a uatiana Marli Custódio.

A Marli, que participa da Uati há 20 anos, relata com alegria a receptividade dos universitários com as ações do grupo. “Todos muito queridos, estão participando, estão comprando, elogiando. A gente, na verdade, é praticamente avó deles. Avó, bisavó e tantas coisas mais”. A dedicação da uatianas não passa despercebida, como relata a Letycia Alexander, aluna de Letras. “É importante para elas socializarem, ter a relação com o restante do câmpus. E, também, o empenho que elas têm em realizar esses eventos mesmo. Elas se dedicam bastante, elas querem elas mesmas fazer tudo. Então, acho que isso é importante para elas”.

Os estudantes do PET Engenharias colaboraram com o evento através da organização dos jogos. A gente trouxe duas brincadeiras, que é bola ao copo e tiro ao alvo, e, também, o correio elegante. Para cada jogador ou cada correio elegante a gente está pedindo o valor de um real. Esse valor vai ser revertido em ração para gente doar às instituições de caridade que trabalham com esse tipo de projeto”, conta a aluna de Engenharia Florestal Anália Surkamp.

Brincadeiras da festa foram organizadas pelos alunos de Engenharia Ambiental (Foto: Coorc)

O evento foi prestigiado por quem passava pelo centro de convivência do câmpus. A Thaissa Senko, aluna de Educação Física, aproveitou as barraquinhas de comidas e as apresentações musicais. “Acho interessante para movimentar um pouco a Unicentro, para não ficar só no dia a dia”. É o que também comenta Anália. É uma coisa mais divertida, mais descontraída, que foge um pouco da rotina universitária. Eu acho interessante e acredito que o pessoal tenha gostado também”.

O coordenador da Uati, Paulo Cesar Tomalchelski, destacou o sucesso do Arraiá. “O evento superou nossas expectativas. A aceitação do público foi boa, muitos elogios quanto à estrutura, toda a organização. Isso nos deixa bastante lisonjeados”. O grande número de vendas de doces e salgados surpreendeu a dona Marli. “A gente já está até preocupada. A gente pensou em ficar até mais tarde, mas pelo que a gente tá vendo, duas horas da tarde a gente vai se mandar também. Estamos vendendo tudo!”.

O Arraiá da Uati foi organizado em parceria com a Feira Agroecológica e com apoio da Direção de Câmpus de Irati. Os recursos arrecadados serão destinados para instituições e para as atividades das uatianas.