Apresentações culturais e musicais marcam a aula inaugural do Sehla Irati

O Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes do câmpus Irati (Sehla/I) promoveu uma aula inaugural para recepcionar os estudantes de graduação. O evento reuniu discentes e docentes dos cursos de Letras – Inglês, Letras – Português e letras – Espanhol, História e Pedagogia. Na ocasião, os alunos receberam informações sobre os departamentos pedagógicos e, também, conheceram o Programa de Inclusão e Acessibilidade, o PIA, e o Programa de Assistência Estudantil.

“Um momento descontraído para que vocês conheçam os departamentos, os professores. Que a gente comece o nosso ano com um pouco de integração”, destaca aos alunos a vice-diretora do setor, professora Luciane Trennephol da Costa. Neste ano, o Sehla/I trouxe uma proposta diferente para a recepção aos estudantes. As falas das chefias de departamento foram intercaladas com apresentações musicais e culturais. “Os nossos discentes participaram efetivamente e gostaram muito. Nós ficamos felizes com o resultado e foi um momento importante de confraternização depois de dois anos vivendo esse modo remoto”, complementa a professora.

A diretora do Sehla/I, professora Michelle Fernandes Lima, aproveitou o encontro para cumprimentar os estudantes. “É um momento muito significativo estar com vocês aqui, os recebendo neste ano letivo de 2022 de forma presencial. Nós estamos muito felizes, todos os departamentos e professores, em recebê-los e porque vocês escolheram os cursos de licenciatura do Sehla”. Sentimento também compartilhado pelos licenciandos. “Me chamou a atenção a magia dessa aula, com teatro, música e pipoca. Foi algo muito incrível, muito mágico, muito lindo”, relata Álvaro Mores, aluno de Letras.

Durante o evento, os estudantes do 2º ano de Letras apresentaram uma peça teatral inspirada no conto “Brincadeira”, de Luís Fernando Veríssimo. Já as músicas ficaram por conta do professor do Departamento de Letras de Irati (Delet/I) Ricardo Penteado e do egresso de Pedagogia Gilson Santos que incentivaram os alunos a participarem das apresentações. O professor Ricardo destaca que o evento “mostra, também, o que é a universidade além das aulas, além das leituras. Existe também viver a universidade, viver os espaços, conhecer as pessoas, trocar ideias, fazer conexões, estabelecer relacionamentos entre áreas distintas”.

O repertório musical ajudou a estabelecer essa aproximação. “A gente começou com música brasileira, e a música brasileira é linda porque ela contagia todo mundo. Então, tinha pessoas dançando, cantando. Foi mesmo uma confraternização entre cursos do mesmo setor e, para mim, foi muito interessante”, conta o professor Ricardo. É o que também destaca a Yasmin dos Santos, aluna de Pedagogia. “Eles deixaram a gente cantar lá e é muito legal a gente estar se enturmando, não só com a nossa sala, com o nosso grupinho, mas com todos, perdendo a vergonha”.

A aula inaugural, na opinião de Álvaro, contribuiu para a adaptação no ambiente universitário. “Uma aula como essa, soma. Levando em consideração que até a aula só conhecemos o nosso bloco e, a partir desse momento, conhecemos o setor, conhecemos quem é quem e onde podemos encontrá-los”. Já a Yasmin, viu o evento como um estímulo para continuar a graduação. “Eu estava pensando ‘eu acho que não vou dar conta, não vou conseguir’, e foi completamente ao contrário, esclareceu muita coisa, eles falando das consultas psicológicas, que se a gente precisar, eles disponibilizam. Saber que a gente tem ajuda, que a gente não está sozinho, é melhor ainda”, revela a estudante.