Unicentro entrega Inventário Turístico ao Município de Irati

Professores do Departamento de Turismo da Unicentro e autoridades municipais se reuniram para oficializar a entrega do Inventário Turístico do município de Irati. Os dados foram coletados em um trabalho realizado pelos alunos e professores do curso de Turismo da Unicentro, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Foi possível fazer um levantamento de todos os atrativos da cidade, todos os equipamentos de serviços turísticos, um levantamento da infraestrutura básica, e dados gerais da prefeitura”, explica o coordenador do projeto, professor Diogo Lurders Fernandes.

A construção de um inventário turístico consiste em um levantamento de dados qualitativos sobre a existência da oferta turística do município. Essa rede de dados vem para que o poder público possa saber o que tem de turístico no município, ajuda novos empresários que queiram investir na cidade e, também, possibilita ao turista informações do que visitar, onde se hospedar e o que comer quando vier à Irati.

Documento sistematiza os atrativos turísticos do município (Foto: Coorc)

O projeto surgiu a partir de uma demanda da prefeitura municipal de Irati. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico procurou o Departamento de Turismo da Universidade, para propor a parceria, como conta a diretora do Departamento Municipal de Turismo, Darieli Gryczar Lubczyk. “Como sou egressa da Unicetro, sei que temos ótimos professores em planejamento e eu precisava dessa orientação do Departamento e dos professores. A Universidade nos deu o subsídio que a gente precisava e a segurança que a gente precisava”.

O Inventário Turístico é um documento que precisa estar em constante atualização. Afinal, é ele que dirá, por exemplo, quantas empresas do município estão ligadas ao turismo. E é através dessa configuração, conforme o prefeito da cidade, Jorge Derbli, que novos rumos para desenvolvimento de Irati estão sendo pensados. “Foi um belo trabalho feito em parceria entre a Prefeitura e a Unicentro. Para nós, esse Inventário é o início de um processo que queremos para divulgar o Turismo. Estou muito animado, entusiasmado”, afirma.

Para a coordenadora da Governança Regional de Turismo, Estela Mara Rosa, o Inventário é um primeiro passo para que os vários municípios da região construam roteiros conjuntos. “É o primeiro passo para pensarmos nos roteiros integrados. Podemos fazer um roteiro integrado com mais municípios. Para que isso se dê, é fundamental que cada município tenha seu inventário turístico”, destaca.

O inventário possibilitou que duas estudantes do curso de Turismo fossem contratadas como estagiárias, para atuarem junto a Prefeitura Municipal. Halanna Halila e uma colega trabalharam na coleta de dados e na parte de fotografia do Inventário. “A gente teve todo o trabalho de ligar para as pessoas, os empresários. Depois, a gente teve todo o trabalho de visitar os atrativos naturais; revesamos um dia para ir em cada lugar. Como experiência para o currículo, isso é excelente. É uma as melhores experiências para entrar no mercado de trabalho”, avalia a acadêmica.

(Foto: coorc)

Mesmo com o Inventário pronto, o projeto vai continuar. Na segunda etapa, de acordo com o professor Diogo, os alunos irão a campo para efetuar o cadastro dos empresários do município no Cadastur, que é um cadastro nacional do Ministério do Turismo. “A gente vai fazer um trabalho junto aos empresários, para podermos cadastrar eles no Cadastur, que é uma exigência do Ministério do Turismo. É um banco de dados que o Ministério tem pra gente levantar quantos equipamentos e serviços nós temos na cidade”, completa o professor Diogo.

Presente na solenidade de entrega do Inventário, o diretor do Campus de Irati da Unicentro, professor Afonso Figueiredo Filho, ressaltou que o trabalho mostrou comprometimento do curso de Turismo com a região. “É muito bom a gente ver os nossos professores e alunos do curso de Turismo participando de um trabalho tão importante como esse. Acho que demos um início importante para o desenvolvimento turístico da região, e o nosso curso de Turismo terá papel importante nisso”.