Abertas as inscrições para o Festival Canta Aí 2018

Um sucesso de participação e de público. Assim pode ser definida a edição 2017 do Festival Canta Aí. Por isso, nesse ano, a Divisão de Promoção Cultural do Campus de Irati de Unicentro, a Diproc, promove a segunda edição da mostra competitiva. A professora Alexandra Lourenço, chefe da Diproc, explica que a nova edição vem pra atender um anseio da própria comunidade universitária e, também, de moradores de toda a região.

Desde o início do ano acadêmico de 2018, nós temos recebidos perguntas na Diproc e no Audiovisual: ‘Então, vamos ter o Canta Aí novamente esse ano?’, ‘Quando vai acontecer?’. Esse próprio interesse, essa própria demanda que temos da comunidade acadêmica e da comunidade externa, principalmente dos alunos do Ensino Médio, é que nos motiva mesmo a realizar o segundo Festival Canta Aí”, explica.

A realização do Canta Aí, para Alexandra, se justifica pelo fato dele, efetivamente, proporcionar a prática da extensão universitária na área cultural. “Entendo que o Canta Aí é, por excelência, um dos projetos da Diproc que, realmente, se caracteriza como projeto de extensão cultural. Afinal, ele realmente conta com a adesão tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa e, principalmente, das escolas. Sem eles, não tem Festival”.

O Festival, que ocorre nos dias nove e 10 de agosto, será dividido em duas categorias: Interpretação e Composição. Os interessados em participar do Canta Aí, de acordo com a professoraAlexandra, tem até o dia 31 de julho para se inscrever. “Aqui são eles que vão escolher as músicas que realmente interessam e terão oportunidade de compor e trazer novas possibilidades musicais. Então, eu entendo que não é apenas um momento de convívio social e de estímulo à musicalidade, mas também de estímulo a novas possibilidades de musicalidade no Campus”.

O regulamento completo do Canta Aí 2018 está disponível no site da Unicentro. Vale ressaltar que, nesse ano, os dois primeiros colocados em cada uma das categorias terão direito a participar da etapa final do Fuca, que é o Festival Unicentro da Canção, no mês de setembro, em Guarapuava.