Turismo e destinos inteligentes são temas de palestra promovida em Prudentópolis

Desde o início desse ano, a unidade avançada de Prudentópolis da Unicentro oferta o curso de bacharelado em Turismo. Para integrar os novos alunos à comunidade do município, bem como para fornecer ferramentas de aprimoramento na área para a adminsitração da cidade e empresários do ramo, o Departamento de Turismo pormoveu a palestra “Turismo e Destinos Inteligentes”. A organizadora do evento, professora Elieti Fátima de Gouveia, comenta a importância para os estudantes de ações como essa.

Eu acho importante isso para que eles possam ter uma noção do que as pessoas estão interessadas, para estarem discutindo essa questão do Turismo aqui no local e que eles, no decorrer dos estudos deles, que são quatro anos, possam estar sempre contribuindo para melhorar as questões do Turismo aqui, as questões de organização, de planejamento, de ideias, inovações. Essa é a nossa razão, esse é nosso papel”, afirma Elieti.

Palestra foi ministrada pelo professor Diogo Luders Fernandes, do Departamento de Turismo (Foto: Raphael Gierez)

O palestrante foi o professor Diogo Luders Fernandes, que aproveitou sua experiência de pesquisa para trazer um conceito relativamente novo dentro do Turismo: o dos destinos inteligentes. “Eu executei uma pesquisa fora do país em cima dessa temática de destinos inteligentes e acessibilidade, e acabei me prontificando a vir conversar um pouco com os alunos e o trade turístico de Prudentópolis sobre o assunto”, conta. “Destino inteligente, na verdade, é um tema que surge de uma adaptação de um destino turístico a uma cidade inteligente. Na realidade, é o novo modo de fazer uma gestão da cidade, que é uma gestão focada numa gestão mais participativa, utilizando a governança como elemento básico dessa gestão, focado no desenvolvimento sustentável, mais responsável”.

E para ficar por dentro das melhorias possíveis na área pela administração pública é que a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Boico Rocetin, esteve presente na palestra. “É muito importante falar sobre o turismo, estudar, ler e passar para as pessoas essas informações”, afirma.

O acadêmico Paulo Roberto Alves já trabalha na área do Turismo no município e aprovou a palestra. Isso porque ela trouxe um conteúdo inédito para ele. “Fomos, vamos dizer assim, agraciados com essa palestra. Aprendemos muito. Vamos levar para o nosso dia a dia da nossa profissão. Temos certeza que não estamos saindo como entramos, vamos sair diferentes e com uma experiência”.

A professora Elieti Fátima de Gouveia foi uma das organizadoras da atividade (Foto: Raphael Gierez)

Outro aluno que saiu empolgado com o conteúdo abordado foi o Cezar Luis Serzoski Filho, que também gostou de poder ajudar na organização da atividade. “Vamos seguir em frente, vamos tentar evoluir essa questão do Turismo mesmo e a Unicentro aproximando a graduação, trazendo a graduação para nós, facilitando, nos tornando profissionais turismólogos, vamos tentar também contribuir com a sociedade, né?”.