Departamento de Administração de Irati promove Concurso de Inovação e Empreendedorismo

No dia sete de novembro, a Unicentro – em parceria com a Prefeitura de Irati, escolas e outros órgãos da sociedade e do comércio – realiza no Pavilhão de Exposição João Wasilewski, no Parque Aquático, a primeira edição do Concurso de Inovação e Empreendedorismo e a 1ª Feira de Inovação.

As atividades são uma proposta do Departamento de Administração do Campus de Irati e têm, entre os membros da comissão organizadora, a professora Dayana Carla de Macedo. Para ela, fomentar a inovação e o empreendedorismo é, também, estimular a economia e o desenvolvimento do minicípio e da região. “Com a Feira, a expectativa é que as possoas possam ver a oportunidade de negócio, se motivar com uma ideia ou aprimorar uma ideia que já tenha em mente. E, assim, colocá-la em prática, o que fomenta a economia, gera empregos, recolhe impostos e, consequentemente, isso vai impactar na sociedade e economia local”, explica.

Dayana também conta que as parcerias estabelecidas para a Feira e o Concurso são muito importantes, já que tornam a ação mais plural, promovendo maior troca de experiências. “Penso que unidos somos mais fortes e, assim, creio que a colaboração de todos os agentes envolvidos faz com que a Feira seja mais robusta, no sentido de que nós vamos conseguir trazer mais pessoas, valores, e ideias. Com isso, vamos gerar mais produtos finais e atingir nosso objetivo, que é fomentar a ideia do empreendedorismo”.

Para o Concurso de Inovação, alunos do ensino médio e superior de Irati podem se escrever. A ideia da competição é despertar nos jovens o gosto pelo empreendedorismo. As inscrições vão até o dia 24 de outubro e os interessados devem entrar em contato pelo e-mail empreendedorismo.inovacao@irati.pr.gov.br. Os grupos podem ser formados por até quatro pessoas e o trabalho submetido deve conter tema, objetivo, justificativa e o desenvolvimento do produto ou protótipo que será apresentado.

Já a Feira de Inovação contará com estandes dos apoiadores, além da apresentação de empreendimentos de sucesso para incentivar toda a comunidade a se interessar pelo tema. “Serão convidados empresários que trarão cases de sucesso, para mostrar como funcionam seus modelos de negócio. Espero que tudo se desenvolva da melhor forma possível. Por isso, estendemos o convite a comunidade externa, para que também aproveite esse momento”, finaliza Dayana.