Professor de Turismo faz visitas técnicas à universidades da Bolívia

Visita ao campus da Universidad Autonoma Tomás Frias serviu para estreitar os laços entre as duas instituições

Um dos objetivos da Unicentro é expandir sua área de atuação a partir do estabelecimento de novas parcerias. Um exemplo disso é a aproximação com a Universidad Autonoma Tomás Frias, da Bolívia. Depois de receber, nos campi da Unicentro, o dirigente da instituição de ensino superior boliviana, Luis Ferrufino Tercero, o reitor da nossa Universidade, professor Aldo Nelson Bona, esteve no campus de Potosí da Universidad Autonoma Tomás Frias, no início do segundo semestre.

Agora, foi a vez do professor Ronaldo Ferreira Maganhotto, do Departamento de Turismo, visitar as instalações da instituição, na Bolívia. O objetivo da visita técnica foi viabilizar projetos envolvendo as duas universidades. “Tive a missão de estreitar essa relação e encaminhar a possibilidade da oferta de um programa de Mestrado da Unicentro para os professores da Universidad Tomás Frías”, relata o professor.

A proposta é que os docentes da instituição boliviana possam ter uma especialização na área de Turismo, visando, no médio prazo, diminuir a fragilidade da formação e da promoção turística do país. “A ideia do Mestrado ser ofertado para os professores da Universidade é justamente de poder capacitá-los para que, então, eles possam dar continuidade a esse trabalho com os seus alunos, principalmente com pesquisas vinculadas as fragilidades do setor turístico de Potosí e de Uyuni, cidades que possuem campus da Instituição”.

Segundo Ronaldo, a visita ao país vizinho também possibilitou uma imersão cultural na realidade local, algo muito proveitoso a se repassar aos alunos do Departamento de Turismo da Unicentro. Além disso, outro ponto positivo da viagem é o começo de uma parceria visando intercâmbios de estudantes. “Fortaleceu a possibilidade de mobilidade discente, ou seja, dos nossos alunos poderem estar na Bolívia, cursando algumas disciplinas do curso deles, que venham ao encontro da nossa grade; e dos alunos da Bolívia estarem conosco aqui na mesma prática”, detalha.

Professor Ronaldo com representantes da Utepsa para firmamento do convênio de mobilidade

Além do contato com a Universidad Autonoma Tomás Frias, a visita também resultou na assinatura de um segundo convênio, com a Universidad Tecnológica Privada de Santa Cruz de la Sierra, a Utepsa. “Estreitamos a conversa e parceria com a Utepsa, quando foi firmado um convênio de mobilidade docente e discente. Nós receberemos a professora Alessandra Castellano no mês de novembro, aqui, na nossa Unicentro, para colocar em prática, efetivar realmente o começo desse convênio”, explica Ronaldo.