Programas de Ensino e Extensão
A Unicentro conta com projetos de extensão, que proporcionam ao acadêmico acesso as práticas relacionadas aos cursos ofertados. Tem como objetivo principal ampliar a qualificação profissional, melhorar os serviços de atendimentos à saúde, ampliar o acesso a cultura, esporte, lazer, promover projetos que de sustentabilidade ambiental, buscar e desenvolver a inclusão de grupos que necessitam de ações afirmativas.
Programas e Projetos de Ensino e Extensão
PROGRAMAS E PROJETOS | DESCRIÇÃO |
Programa de Estágio Pedagógico Voluntário- PEV | Focado no desenvolvimento do ensino das matérias curriculares dos cursos de graduação, busca ampliar os conhecimentos acadêmicos sobre o processo de ensino-aprendizagem, a fim de implementar e atualizar a formação de docentes para o ensino superior. |
Programa de Tutoria Discente – PET | Desenvolve atividades acadêmicas através da organização de grupos de aprendizagem tutorial e interdisciplinar, para contribuir para a elevação da qualidade da formação de profissionais e docentes com elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica. |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Unicentro – PIBID | Busca o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, junto com a valorização do magistério e elevação da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. |
Programa de Monitoria Discente | Objetiva cultivar o interesse pelo magistério superior, oportunizando maiores conhecimentos sobre o ensino-aprendizagem, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino de graduação, aprofundando conhecimentos teóricos e práticos a fim de diminuir a evasão e a reprovação acadêmica. |
Programa de Tutoria Discente | O programa visa atender aos alunos pertencentes a grupos que necessitam de ações inclusivas, visando aumentar a inserção à dinâmica da universidade e às características da vida universitária, oferecendo a orientação necessária para as atividades acadêmicas. |
Programa Paranaense de Mobilidade Estudantil – PPME | Visa proporcionar aos estudantes de graduação a mobilidade entre as instituições conveniadas, proporcionando a troca de experiências acadêmicas para o enriquecimento científico e cultural |
Comissão Universidade para os Índios – CUIA | Realiza, anualmente, o processo seletivo específico e interinstitucional, acompanhando pedagogicamente os estudantes indígenas nas universidades, promovendo inclusão e permanência, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão que os envolvam e juntamente com suas respectivas comunidades. |
Programa de acesso à educação superior para refugiados, em cursos de graduação presenciais da UNICENTRO |
Estabelece vagas iniciais suplementares, de acordo com adesão de cada departamento ao programa e correspondentes a duas por curso e turno em oferta nos Campi Universitários da Unicentro, destinadas a refugiados que tenham concluído os estudos equivalentes ao ensino médio, no país de origem ou em outro país em que tenham residido |
Programa de Residência Pedagógica |
É uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciado na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso |
Programa de Inclusão e Acessibilidade – PIA |
Tem por finalidade estabelecer as políticas institucionais destinadas a acadêmicos, docentes, agentes universitários e estagiários da Unicentro com necessidades especiais, visando à eliminação de barreiras físicas, de comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e profissional na Unicentro. |
EPV – Estágio Pedagógico Voluntário |
|
PROGRAMA DE ENSINO | NÚMERO DE ALUNOS ATENDIDOS |
Monitoria Discente |
310 |
Programa de Residência Pedagógica |
168 |
EPV |
57 |
Tutoria Discente |
16 |
PET |
144 |
CUIA/Indígenas |
26 indígenas |
PIBID |
228 |
TOTAL GERAL |
949 |
MODALIDADE | TOTAL |
Ação de Extensão | 148 |
Curso de Extensão | 23 |
Evento de Extensão | 2 |
Prestação de Serviço Extensionista | 40 |
Programa de Extensão | 39 |
TOTAL GERAL | 252 |
CIDADE | ORIENTADOR(A) | RECÉM-FORMADO(A) | GRADUANDO(A) | TOTAL |
Guarapuava |
9 |
15 |
22 |
81 |
Irati |
9 |
10 |
13 |
49 |
Pitanga |
5 |
4 |
6 |
15 |
TOTAL GERAL |
23 |
29 |
41 |
93 |
ATIVIDADE |
Dia Internacional da Dança |
Quinta Nobre |
XXXIII Encontro de Arte Folclórica |
IV Festival Canta Aí II Festival da Música |
XXVI Feteco – Festival de Teatro da Unicentro |
Dom Caixote |
Centro de Exposições de Artes |
Objetivo: Ampliar as possibilidades de acesso de estudantes de escolas públicas à Universidade gratuita e de qualidade. |
EDIÇÃO | INSCRITOS | MATRICULADOS | APROVADOS NO VESTIBULAR |
2019 | 150 | 94 | 33 |
MUNICÍPIOS ATENDIDOS | Nº TURMAS | CONCLUINTES |
Cândido de Abreu | 02 | 39 |
Pitanga | 01 | 34 |
Guarapuava | 02 | 33 |
Palmital | 02 | 65 |
EaD – Unicentro | 01 | 106 |
TOTAL GERAL | 08 | 277 |
MUNICÍPIOS ATENDIDOS | Nº TURMAS | CONCLUINTES |
General Carneiro | 01 | 18 |
Cruz Machado | 01 | 24 |
Irati | 01 | 24 |
Paula Freitas | 01 | 11 |
Prudentópolis | 01 | 27 |
TOTAL GERAL | 05 | 104 |
*SAIBA – Encaminhamento, atenção e cuidado aos usuários de drogas em conflito com a lei
*BLITZ – Reflexão sobre conduta no trânsito *BASTA – Intervenção junto ao autor de violência doméstica *ECOAULAS – Conscientização ambiental *E-LER – Incentivo à educação e à leitura
|
||
ÁREA | TOTAL | |
Nº DE ATENDIMENTOS DA EQUIPE TÉCNICA | Serviço Social | 4.197 |
Pedagogia | 2.727 | |
Psicologia | 4.048 | |
Administração | 1.554 | |
Jurídica | 3.045 | |
TOTAL DE ATENDIMENTOS | 15.571 | |
Nº DE CONCLUINTES DOS PROGRAMAS | *SAIBA | 232 |
*BASTA | 215 | |
*BLITZ | 223 | |
*E-LER | 358 | |
*ECOAULAS | 0 | |
TOTAL DE CONCLUINTES | 1.028 |
LÍNGUA | TURMAS |
Alemão | 4 |
Espanhol | 3 |
Francês | 4 |
Inglês | 11 |
TOTAL DE TURMAS | 22 |
LÍNGUA | TURMAS |
Alemão | 04 |
Espanhol | 02 |
Francês | 03 |
Inglês | 11 |
Português para Estrangeiros | 01 |
TOTAL DE TURMAS | 21 |
PERÍODO | QUANTIDADE |
Primeiro semestre | 361 |
Segundo semestre | 342 |
TOTAL ANUAL | 703 |
PERÍODO | QUANTIDADE |
Primeiro semestre | 183 |
Segundo semestre | 203 |
TOTAL ANUAL | 386 |
PROJETO | PRIMEIRO SEMESTRE | SEGUNDO SEMESTRE |
UNATI | Inglês e Espanhol | Inglês, Espanhol e Francês |
Curso Pré-Vestibular | Inglês e Espanhol | Inglês e Espanhol |
VÍNCULO | NÚMERO |
Estudante de Graduação | 228 |
Estudante de Pós-Graduação | 52 |
Funcionário | 12 |
Professor | 48 |
Residência Técnica | 02 |
Iniciação Tecnológica | 01 |
Estágio Pedagógico | 02 |
VÍNCULO | NÚMERO |
Estudante de Graduação | 31 |
Estudante de Pós-Graduação | 10 |
Docentes | 04 |
Agentes Universitários | 01 |
AÇÕES | TOTAL |
Ações educativas (oficinas e visitas) |
35 ações 500 participações |
Projetos do Universidade Sem Fronteiras/Unidade Gestora do Fundo Paraná - USF/UGF - 2019
Nº TC SETI/USF/UGF | TÍTULO | COORDENADOR (A) | OBJETIVO | EXECUÇÃO |
024/2019 | Núcleo de Estudos Defesa dos Direitos da Infância e Juventude – NEDDIJ Guarapuava |
Andressa Kolody | Atender o Sistema de Garantias dos Direitos de crianças e adolescentes a quem se atribua a prática de ato infracional, como também crianças e adolescentes em situação de risco,por meio de equipes multidisciplinares, em parceria com outros entes públicos vinculados à justiça, à criança e ao adolescente. Caberá ao NEDDIJ prestar assistência jurídica aos adolescentes em conflito com a lei, que respondam ao processo em liberdade, até a extinção da medida; salvo nos casos em que a nova medida socioeducativa aplicada restrinja ou prive a liberdade do adolescente, deixando assim, automaticamente de ser da competência do NEDDIJ. |
julho/2019 a junho/2020 |
025/2019 | Núcleo de Estudos Defesa dos Direitos da Infância e Juventude – NEDDIJIrati |
Michele da Rocha Cervo | Atender o Sistema de Garantias dos Direitos de crianças e adolescentes a quem se atribua a prática de ato infracional, como também crianças e adolescentes em situação de risco,por meio de equipes multidisciplinares, em parceria com outros entes públicos vinculados à justiça, à criança e ao adolescente. Caberá ao NEDDIJ prestar assistência jurídica aos adolescentes em conflito com a lei, que respondam ao processo em liberdade, até a extinção da medida; salvo nos casos em que a nova medida socioeducativa aplicada restrinja ou prive a liberdade do adolescente, deixando assim, automaticamente de ser da competência do NEDDIJ. |
julho/2019 a junho/2020 |
039/2019 | Núcleo Maria da Penha – NUMAPE Guarapuava | Rosângela Bujokas de Siqueira |
Promover o acolhimento, o atendimento jurídico, psicológico e social gratuito a mulheres que estejam em situação de violência e que necessitam de proteção para que seja assegurada a tutela dos seus direitos e a desvinculação do agressor, assim como promover ações de prevenção por meio de práticas socioeducativas, articulação e mobilização social, visando o combate à violência contra as mulheres, bem como a conscientização da população acerca dos direitos desse público, objetivando o efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha. |
julho/2019 a junho/2020 |
037/2019 | Núcleo Maria da Penha – NUMAPE Irati | Kátia Alexsandra dos Santos |
Promover o acolhimento, o atendimento jurídico e psicológico gratuito a mulheres que estejam em situação de violência e que necessitam de proteção para que seja assegurada a tutela dos seus direitos e a desvinculação do agressor, assim como promover ações de prevenção por meio de práticas socioeducativas, articulação e mobilização social, visando o combate à violência contra as mulheres, bem como a conscientização da população acerca dos direitos desse público, objetivando o efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha |
julho/2019 a junho/2020 |
Nº TC SETI/USF/UGF | TÍTULO | COORDENADOR (A) | OBJETIVO | EXECUÇÃO |
170/2018 | Projeto de capacitação docente: manifestações artísticas do movimento como conteúdo da educação física na escola | Gláucia Andreza Kronbauer |
Capacitar professores e futuros professores para o trato das manifestações artísticas do movimento como conteúdo da Educação Física na Educação Básica. | outubro/18 a setembro/19 |
171/2018 | Atuação do Médico Veterinário nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, no município de Guarapuava, PR | Adriano de Oliveira Torres Carrasco |
Inserir o Médico Veterinário dentro dos Postos de Saúde de Guarapuava, possibilitando suporte aos demais profissionais da saúde, bem como uma melhor atenção à saúde da população, ampliando os serviços ofertados para comunidades carentes do município. | outubro/18 a setembro/19 |
172/2018 | Assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares agroecológicos certificados da região Centro-Sul do Paraná | Jackson Kawakami | Realizar trabalhos de assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares agro ecológicos certificados da Região Centro-Sul do Paraná. | outubro/18 a setembro/19 |
173/2018 | HumanizAÇÃO: grupo de apoio aos pais de bebês prematuros | Cristina Ide Fujinaga | Objetivo geral: oferecer apoio às mães/famílias de bebês nascidos prematuros e que se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Santa Casa de Irati. | outubro/18 a setembro/19 |
174/2018 | Ciência, Tecnologia e Inovação – da Universidade para a Educação Básica da Região Centro-Sul do Paraná | Ricardo Yoshimitsu | Atender a comunidade escolar de educação básica (Ensino Fundamental e Médio) na alfabetização científica e tecnológica, além de, divulgar a ciência e tecnologia para comunidade, promovendo uma maior interação entre educação superior e educação básica. | outubro/18 a setembro/19 |
175/2018 | Extensão universitária e juventude: promovendo troca de saberes | Elaine Maria dos Santos | Integrar estudantes do Ensino Médio com estudantes de graduação e pós-graduação, com professores egressos e titulares da Unicentro, de modo a possibilitar contribuições para a formação acadêmica, científica e cultural dos envolvidos na perspectiva do reconhecimento da identidade individual e coletiva, da expressividade, dos valores da cidadania e da inclusão social, vislumbrando a perspectiva de construção de conhecimento científico-cultural para a profissionalização e transformação da sociedade em que estão inseridos. |
outubro/18 a dezembro/19 |
176/2018 | Extensão Universitária: a Escola como ambiente de Ensino e Pesquisa em Ciências Naturais e Matemática | Marcio Andre Martins | Estabelecer um ambiente de colaboração entre a Universidade e a Educação Básica por meio de ações extensionistas que integrem o ensino e a pesquisa no âmbito das Ciências Naturais e Matemática. |
outubro/18 a setembro/19 |
177/2018 | Florescer: a Comunicação na efetivação de Políticas Públicas para Mulheres |
Ariane Carla Pereira | Utilizar a expertise da Comunicação para apoiar, educativamente, o enfrentamento à violência contra a mulher e a efetivação de Políticas Públicas para Mulheres. |
outubro/18 a setembro/19 |
178/2018 | Programa de apoio à prevenção da obesidade para crianças da rede públicas de ensino: uma abordagem multi e interdisciplinar | Daiana Novello | Realizar um programa multi e interdisciplinar de apoio à prevenção da obesidade para crianças em idade escolar da rede pública de ensino do município de Guarapuava, PR, visando colaborar para a melhoria dos hábitos de saúde e redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis futuras. | outubro/18 a setembro/19 |
001/2018 | Núcleo de Estudos Defesa dos Direitos da Infância e Juventude – NEDDIJ GUARAPUAVA | Luís Antonio Saporiti | Objetivos gerais: proporcionar medidas e ações de política e de atendimento de crianças e adolescentes, com enfoque nas áreas jurídica e de assistência social. | janeiro/18 a março/19 |
002/2018 | Núcleo de Estudos Defesa dos Direitos da Infância e Juventude – NEDDIJIrati | Alayde Maria Pinto Digiovanni |
Proporcionar medidas e ações de política de atendimento de Criança e Adolescente com enfoque nas áreas jurídicas e psicologia; | janeiro/18 a março/19 |
017/2018 | Núcleo Maria da Penha – NUMAPE Guarapuava | Angela Maria Moura Costa Prates |
Desenvolver ações que promovam o acolhimento e o atendimento gratuito a mulheres que estejam em situação de violência e que necessitam da proteção para que lhes seja assegurada a tutela de seus direitos, além da desvinculação do agressor e promover ações de prevenção por meio de práticas socioeducativas, articulação e mobilização social, visando o combate à violência contra as mulheres, bem como a conscientização da população acerca dos direitos deste público, objetivando o efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha no Município de Guarapuava – PR. |
janeiro/18 a março/19 |
059/2018 | Núcleo Maria da Penha – NUMAPE Irati | Kátia Alexsandra Dos Santos |
Promover o acolhimento, o atendimento jurídico e psicológico gratuito a mulheres que estejam em situação de violência e que necessitam da proteção para que seja assegurada a tutela de seus direitos e a desvinculação do agressor, assim como, promover ações de prevenção por meio de práticas socioeducativas, articulação e mobilização social, visando o combate à violência contra as mulheres, bem como, a conscientização da população acerca dos direitos deste público, objetivando o efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha no município de Irati e região. |
abril/18 a março/19 |
030/2018 | Programa de Execução das Alternativas Penais do Município de Pitanga-Pr |
Paulo Roberto Sékula | Promover os programas desenvolvidos pelo Patronato Central do Estado, buscando a individualização do cumprimento das alternativas penais por meio de estratégias de contextualização que possibilitem aos Assistidos reflexões acerca do delito cometido, visando mudanças comportamentais, conscientização e internalização de novas condutas. | janeiro/18 a dezembro/19 |
031/2018 | Programa de Execução das Alternativas Penais da Comarca de Irati – Patronato Irati |
Gustavo Zambenedetti | Promover ações de inclusão social voltadas para as pessoas submetidas às alternativas penais, seus familiares e sociedade em geral. |
janeiro/18 a dezembro/19 |
032/2018 | Patronato Unicentro – Práticas Colaborativas Multidisciplinares |
Sttela Maris Nerone Lacerda |
Promover ações de inclusão social, voltadas para as pessoas submetidas às alternativas penais, seus familiares e sociedade em geral. Executar e fiscalizar o acompanhamento das Alternativas penais através do atendimento multidisciplinar por meio de assistência jurídica, social, psicológica e pedagógica visando o cumprimento das condicionalidades impostas pelo Poder judiciário. |
janeiro/18 a dezembro/19 |
046/2018 | Empreendedorismo e Inovação na Região de Irati – 2018 | Carlos Alberto Marçal Gonzaga |
Capacitar, orientar e incentivar empreendedores da Região de Irati, PR. | março/18 a junho/19 |
052/2018 | Programa Bom Negócio Paraná – PBNP (UNICENTRO – Guarapuava) – Ano 6 | Jeferson Lozeckyi | O objeto da ação consiste em ensinar, capacitar e orientar por meio de consultoria a micro, pequeno, médio e informais empreendedores, para melhor gerenciamento de seu negócio. | março/18 a junho/19 |
Nº TC SETI/UGF | TÍTULO | COORDENADOR(A) | OBJETIVO | EXECUÇÃO |
069/2018 |
Estratégias para o manejo florestal sustentável em pequenas propriedades rurais no Centro-Sul do Paraná, Brasil – FASE IV |
Afonso Figueiredo Filho | O projeto tem como objetivo geral atuar diretamente na questão da produção, qualidade de vida, geração de renda e conservação ambiental, buscando a valorização da floresta nativa e a sustentabilidade da pequena propriedade rural inserida em um contexto associativista, promovendo assim o desenvolvimento rural da região do Centro-Sul do Paraná. |
junho/18 a maio/2020 |
087/2018 | Programa Paraná Mais Orgânico (Núcleo Unicentro) | Jackson Kawakami | Contribuir para a consolidação do Paraná como o estado com o maior número de produtores orgânicos certificados do país, mediante diferentes formas de certificação dos agricultores familiares, promovendo a inovação tecnológica em bases agro ecológicas e fomentando novas formas de comercialização, por meio do cooperativismo/associativismo. |
julho/2018 a junho/2020 |
077/2019 | Florescer: a universidade como propulsora de políticas públicas de combate a violência contra a mulher |
Ariana Carla Pereira Fernandes |
Promover oficinas educomunicativas, numa atividade multidisciplinar, para os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino de Guarapuava, utilizando da comunicação, a partir de uma abordagem apropriada para a idade, a fim de apoiar, educativamente, a promoção da igualdade de gêneros e a prevenção da violência contra a mulher no médio e longo prazo. | novembro/2019 a outubro/2020 |
047/2019 |
O Paraná fala Línguas Estrangeiras – O Paraná Fala Francês – 2a etapa |
Denise Gabriel Witzel | Impulsionar as Instituições Estaduais de Ensino Superior – IEES a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e do aprimoramento das políticas linguísticas institucionais com o ensino de línguas estrangeiras à comunidade acadêmica, de forma que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira. | setembro/2019 a agosto/2020 |
061/2019 |
O Paraná Fala Línguas Estrangeiras – |
Neide Garcia Pinheiro | Impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa em suas IES por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira. | setembro/2019 a agosto/2021 |
Nº TC SETI/UGF | TÍTULO | COORDENADOR(A) | OBJETIVO | EXECUÇÃO |
079/2018 |
O Paraná Fala Línguas Estrangeiras – |
Denise Gabriel Witzel | Impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa em suas IES por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira e fortalecer a internacionalização das universidades estaduais, por meio do aprimoramento das políticas linguísticas institucionais com o ensino de línguas estrangeiras à comunidade acadêmica |
julho/2018 a junho/2019 |
120/2017 | O Paraná Fala Línguas Estrangeiras – Segunda Etapa – o Paraná Fala Inglês | Neide Garcia Pinheiro | Impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa em suas IES por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira. | junho/2017 a agosto/2019 |