Coordenação do PPGL/UNICENTRO (2023-2024):

Profa. Dra. Nilceia Valdati (Coordenadora)
Profa. Dra. Maria Cleci Venturini (Vice-coordenadora)

 

Comissão de Autoavaliação do PPGL:

Profa. Dra. Loremi Loregian-Penkal (Representante Docente)
Profa. Dra. Andressa Galli (Representante da Diretoria de Pós-Graduação – Dirpg/Propesp)
Omar Ricieri Nunez Dalmaz (Secretário do PPGL)
Thatiane Prochner (Representante Discente)
Amanda Padilha Pieta (Representante dos Egressos)
Marcio José de Lima Winchuar (Representante da Comunidade Externa)

 

Comissão de Planejamento Estratégico do PPGL:

Profa. Dra. Nilceia Valdati
Profa. Dra. Maria Cleci Venturini
Profa. Dra. Loremi Loregian-Penkal
Profa. Dra. Luciane Baretta
Profa. Dra. Luciane Trennephol da Costa

 

Este Planejamento Estratégico foi organizado pela comissão específica, que se pautou nos dados e resultados obtidos pela Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Letras da Unicentro. Em seguida, foi apreciado e aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Letras, na reunião ordinária do dia 02 de dezembro de 2024.


 

APRESENTAÇÃO

O presente documento retoma e apresenta os principais dados e resultados obtidos pela Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) no tocante à apresentação, análise e compilação dos dados derivados de questionários submetidos a docentes, discentes atuais e egressos do PPGL da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Após este importante trabalho desenvolvido pela citada comissão, acompanhado de discussões a respeito da missão e dos objetivos do PPGL, apresentamos este PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para o período de 8 anos, ou seja, de 2025 a 2032, no qual são estabelecidas, a partir dos resultados da autoavaliação, metas de curto prazo: 2025, médio prazo: até o final do quadriênio, 2028, bem como metas a longo prazo: 2029-2032.

Cumpre destacar que, na autoavaliação, “Os questionários foram desenvolvidos e aplicados na avaliação do PPGL em diferentes esferas, tais como disciplinas ofertadas, qualidade das orientações, realização de bancas, funcionamento dos setores administrativos (Coordenação, Secretaria de Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e biblioteca), página do Programa, órgãos ligados ao Programa (Laboratórios e eventos), serviço de internet, compartilhamento de informações, correlação com extensão, correlação com atividades de Iniciação Científica (IC), entre outras” (Relatório final da autoavaliação do PPGL, p. 3).

Assim, “Os trabalhos da comissão de autoavaliação do PPGL iniciaram em dezembro de 2023. Em um primeiro momento, foi feita a leitura e a discussão dos documentos norteadores da Capes e  definidas as ações a serem realizadas pela comissão em relação à efetivação da avaliação no PPGL, quais sejam: (i) elaboração do projeto de autoavaliação; (ii) discussão e elaboração do instrumento avaliativo; (iii) aplicação do instrumento avaliativo; (iv) compilação e tratamento estatístico dos dados; (v) divulgação e socialização dos resultados. (…) Importante salientar que no processo de análise dos dados, foi mantido sempre o anonimato dos respondentes. Os formulários foram aplicados via ferramenta Google Forms®, considerando as facilidades oferecidas pelo instrumento para coleta, sistematização e visualização das informações. Para o desenvolvimento do relatório, recorreu-se à indicação da percentagem de respondentes” (Relatório final da autoavaliação do PPGL, p. 3-4).

Após a aprovação do Projeto de Autoavaliação do PPGL/Unicentro, os dados obtidos foram apresentados e amplamente discutidos junto ao corpo docente e discente em reunião ocorrida durante o último Seminário de Dissertações e Teses em Andamento (Sedan/Setan) do  Programa, no mês de dezembro de 2024. Foram focalizados os eixos da ficha de avaliação da Área 41 da Capes: Programa, Formação e Impacto na sociedade.

Desta forma, levando em consideração as discussões e as reflexões sobre o processo de autoavaliação produzidas até o presente momento e pautados no relatório da Comissão de Autoavaliação do PPGL, esta Comissão apresenta este relatório com a descrição e a síntese das metas a serem operacionalizadas pelo PPGL no período de 2025 a 2032.

Este instrumento busca facilitar o acesso a qualquer pessoa que possua interesse em saber como o PPGL tem trabalhado e como pretende continuar a trabalhar em prol da ciência e da tecnologia, atendendo também o desenvolvimento humano nos próximos anos. As ações estão postas em um único bloco, com a disponibilização da síntese das informações relativas aos campos Programa, Formação e Impacto na Sociedade. Acreditamos que a organização aqui posta atende aos objetivos traçados em nosso projeto de autoavaliação.

Boa leitura e boas reflexões!

Comissão de Planejamento Estratégico do PPGL

 

AÇÕES DE PLANEJAMENTO DIRECIONADAS AO PROGRAMA

Descrição da ação ou meta Responsáveis Ferramentas e Técnicas Período ou prazo de conclusão

 

Indicador de conclusão
01 Reformar e adequar o espaço físico. Coordenação e

Direção de Campus da

Unicentro

Projeto elaborado pela Direa. 2025 Curto prazo

 

 

Aumento e adequação do espaço físico.

 

02 Adquirir mobiliário e outros equipamentos permanentes. Coordenação,

PROPESP e

SETI

Orçamento aprovado em novembro 2024, por edital SETI. 2025

Curto prazo

 

 

Novos mobiliários e equipamentos para os espaços do PPGL.

 

03 Incentivar a consolidação do Programa, buscando a excelência na avaliação quadrienal CAPES.

 

Coordenação,

Docentes,

Discentes e

Egressos

 

Critérios de avaliação nas fichas por quadriênio. 2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

Aumento da nota na avaliação quadrienal.
04 Revisar a composição das comissões e criar novas comissões. Docentes,

Colegiado,

Coordenação,

Discentes e

Egressos

Revisão e criação de comissões. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

Atualização e criação de comissões com representação das linhas de pesquisa, das áreas de linguística e de literatura, de discentes e de egressos.

 

05 Investir na visibilidade do Programa e, com isso, buscar a adesão da comunidade interna e externa à instituição. Docentes,

Colegiado,

Coordenação,

Secretaria e

Discentes

 

Criação de Comissão específica e permanente de divulgação. 2025 Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

Melhorar a visibilidade do PPGL.
06 Atualizar e melhorar o site e outros canais de comunicação do PPGL, no intuito de facilitar a comunicação com discentes e comunidade externa. Colegiado,

Coordenação,

Secretaria e

Comissão específica da

Unicentro.

 

Revisão das informações e do design do site, incremento de grupos em redes sociais. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Atualização do site, melhoria das divulgações em redes sociais e criação de novos canais de comunicação.
07 Revisar a oferta de vagas nos processos seletivos. Colegiado e coordenação Avaliação da disponibilidade e do interesse dos professores diante das demandas do Programa. 2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

Aumento no número de vagas.
08 Realizar o credenciamento, recredenciamento e descredenciamento

a cada mudança de quadriênio.

Comissão específica de avaliação Avaliação do perfil dos professores para composição dos membros permanentes do PPGL, considerando a nota do Programa. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Composição do Quadro de membros permanentes do PPGL.
09 Mobilizar alunos e corpo docente em torno da caminhada do Programa rumo à excelência em pesquisa. Coordenação,

Colegiado e

Comissão de avaliação

Trabalhar em torno da qualidade dos produtos (dissertações e teses), das bancas de qualificação e defesa, da atualização dos currículos, do empenho na construção de parcerias e grupos de trabalho. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Comissão permanente de avaliação, com a participação efetiva de todos os segmentos do PPGL.
10 Revisar, quando necessário, o regulamento geral e normativas do PPGL. Coordenação,

Colegiado e

Comissões

Adequação e atualização do regulamento geral do PPGL em relação às normativas do Programa, sempre com atendimento às alterações previstas no processo de avaliação dos PPGs pela CAPES. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Regulamento geral e normativas atualizados.

 

AÇÕES DE PLANEJAMENTO DIRECIONADAS PELOS DOCENTES

Descrição da ação ou meta Responsáveis Ferramentas e Técnicas Período ou prazo de conclusão

 

Indicador de conclusão
01 Ampliar a participação dos discentes no processo contínuo de autoavaliação do PPGL. Comissão de Autoavaliação,

Coordenação e

Secretaria

Informar ao professor o não preenchimento do formulário de avaliação. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Atingir 100% de participação dos respondentes do Instrumento Avaliativo.

 

02 Ampliar o número de professores em capacitação. Docentes,

Unicentro e

Coordenação

Plano de capacitação docente. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Aumento de pós-doutores no PPGL e incremento de redes de trabalho.
03 Incentivar as pesquisas em redes regionais, nacionais e internacionais. Docentes,

Unicentro,

Coordenação e

Discentes

Participação em eventos, publicações em rede e aumentar as atividades em forma de grupos interinstitucionais. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Ajuda de custos para participação em eventos.
04 Incentivar a organização de publicação nos meios do PPGL. Docentes,

Colegiado,

Coordenação,

Discentes e

Egressos

Organização de livros, ampliação da Coleção Interfaces. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Ajuda de custos para publicação de livros.
05 Incentivar a criação e o incremento dos eventos já tradicionais e buscar a adesão da comunidade acadêmica. Docentes,

Colegiado,

Coordenação,

Secretaria,

Discentes e

Egressos

Organizar eventos, simpósios, mesas redondas, palestras, buscar inovar e melhorar os eventos já existentes. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Criação de eventos e consolidação dos eventos que fazem parte do catálogo de eventos do PPG.

 

06 Destacar a necessidade de propor projetos em editais da CAPES, do CNPq e da Fundação Araucária. Docentes,

Colegiado e

Coordenação

 

Criar grupos de trabalho e colaboração e buscar a participação e a aprovação em editais das agências de fomento. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Criação de comissões colaborativas com vistas a participação em editais propostos por agências de fomento.
07 Ampliar a participação em projetos e programas de extensão. Docentes,

Colegiado,

Coordenação,

Secretaria e

Discentes

 

Organizar projetos que envolvam a comunidade e possam contribuir efetivamente para a solução de demandas sociais. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Criação e manutenção de projetos e de programas de extensão.

 

AÇÕES DE PLANEJAMENTO DIRECIONADAS PELOS DISCENTES

Descrição da ação ou meta Responsáveis Ferramentas e Técnicas Período ou prazo de conclusão Indicador de conclusão
01 Ampliar a participação dos discentes no processo contínuo de autoavaliação do PPGL. Comissão de Autoavaliação, coordenação e orientadores Aplicação do formulário de Autoavaliação durante uma das disciplinas obrigatórias e/ou pontuação na ficha para qualificar a participação como respondente. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Aumento no número de respondentes do Instrumento Avaliativo.

 

02 Revisar e ampliar o conjunto de disciplinas ofertadas ao longo do curso.

 

Colegiado,

Coordenação,

Docentes e

Comissões

Estudo e análise das ementas das disciplinas obrigatórias e eletivas ofertadas.

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

Manutenção e revisão de ementas e proposta de novas disciplinas.
03 Rever a utilização das práticas pedagógicas durante as aulas.

 

Colegiado e

Docentes

Distribuição uniforme entre as aulas ministradas pelo docente e pelos discentes, em forma de seminário e outras metodologias.

 

2025

Curto prazo

Adequação dos Planos de Ensino.
04 Conferir as referências (especificidade, quantidade, extensão dos textos) adotadas nas disciplinas. Colegiado e

Docentes

Limitação das referências voltadas à área de pesquisa do docente e ampliação de referências mais direcionadas à ementa; redução das referências listadas para cada aula.

 

2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

2032

Longo prazo

Adequação dos Planos de Ensino.
05 Ampliar a forma de divulgação sobre as normas e procedimentos do PPGL e sobre atividades complementares. Coordenação, Secretaria e

Comissão específica

Manutenção de reunião da coordenação com os alunos, envio resumido das normas apresentadas por canais de comunicação. Fixação de cartazes nas salas do PPGL e no quadro de avisos da secretaria com o site e o endereço do Instagram do Programa; constante lembrete aos alunos para consultar as informações nesses endereços.

 

2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

 

2032

Longo prazo

 

Fixação e atualização de cartazes informativos e lembretes constantes sobre os endereços de acesso às informações online.
06 Incentivar a participação em eventos e divulgar os resultados da pesquisa discente.

 

Colegiado, Coordenação e

Orientadores

Compartilhamento nas redes sociais, WhatsApp dos representantes discentes e no WhatsApp dos orientandos sobre os eventos promovidos pelo PPGL e por outros Programas (internos e externos à Unicentro).

 

2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

2032

Longo prazo

Compartilhamento constante de eventos.
07 Criar espaço de acolhimento durante os intervalos das aulas aos estudantes de outras localidades.

 

Coordenação e

DIRCAMP da Unicentro

Adequação do espaço físico do PPGL. 2025

Curto prazo

Implantação de um ambiente de convivência aos discentes.
08 Ampliar o espaço das salas de aula. Coordenação e

DIRCAMP da Unicentro

Adequação na disponibilização das carteiras na sala de aula; limitação no número de alunos especiais matriculados nas disciplinas.

 

2025

Curto prazo

 

2028

Médio prazo

Limite do número de alunos não-regulares, de acordo com o espaço físico.
09 Rever os turnos das disciplinas. Colegiado, Coordenação,

Docentes e

Discentes

Consulta aos professores com disponibilidade e interesse.

 

2028

Médio prazo

Oferta de disciplinas eletivas no período noturno.
10 Aumentar o número de publicação durante o curso. Colegiado e Orientadores Incentivo dos professores e orientadores para a submissão de trabalhos finais, bem avaliados, para revistas.

 

2028

Médio prazo

Aumento do número de publicações durante os cursos de Mestrado e Doutorado.

 

AÇÕES DE PLANEJAMENTO DIRECIONADAS PELOS EGRESSOS

Descrição da ação ou meta Responsáveis Ferramentas e Técnicas Período ou prazo de conclusão Indicador de conclusão
01 Ampliar a participação dos egressos no processo contínuo de autoavaliação do PPGL. Comissão de Autoavaliação, Coordenação e Orientadores Aplicação do formulário de Autoavaliação. 2025

Curto prazo

Aplicação do Instrumento Avaliativo.

 

02 Divulgar concursos e oportunidades de bolsas de doutorado ou pós-doutorado. Secretaria Aba específica no site do PPGL e divulgação nas redes sociais do Programa. 2025

Curto prazo

Criação de espaço digital para divulgação de concursos e bolsas.
03 Promover publicações com a participação dos egressos. Coordenação, Docentes e Orientadores Livros, dossiês e coleção publicados pelo Programa em parceria com outros programas, evitando a endogenia. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio

prazo

 

2032

Longo prazo

Organização da Coleção Interfaces e de livros financiados com o Proap e parceria com outros Programas, aumentando a inserção do PPGL.
04 Divulgar oportunidades de publicações.

 

Secretaria,

Coordenação e

Comissão de visibilidade

Criação de aba específica no site do PPGL e divulgação nas redes sociais. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio

prazo

 

2032

Longo prazo

Criação de espaço digital para divulgação de oportunidades de publicação.
06 Incentivar a participação dos ex-alunos no Encontro de Egressos. Coordenação e Orientadores Promover a participação dos egressos como apresentadores, debatedores e palestrantes nos eventos. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio

prazo

 

2032

Longo prazo

Atividades com egressos no SEDAN/SETAN e Encontro de Egressos em outros eventos promovidos pelo Programa.
07 Sensibilizar os docentes para a manutenção do contato com os egressos, fazendo com que participem das atividades e mantenham os currículos atualizados.

 

Coordenação e Orientadores Manter atualizados os contatos e promover encontros periódicos com os egressos. 2025

Curto prazo

 

2028

Médio

prazo

 

2032

Longo prazo

Manutenção dos contatos e dos laços que envolvam pesquisas e participação nos projetos dos ex-orientadores.