Coordenação do PPGL/UNICENTRO (2023-2024):
Profa. Dra. Nilceia Valdati (Coordenadora)
Profa. Dra. Maria Cleci Venturini (Vice-coordenadora)
Comissão de Autoavaliação do PPGL:
Profa. Dra. Loremi Loregian-Penkal (Representante Docente)
Profa. Dra. Andressa Galli (Representante da Diretoria de Pós-Graduação – Dirpg/Propesp)
Omar Ricieri Nunez Dalmaz (Secretário do PPGL)
Thatiane Prochner (Representante Discente)
Amanda Padilha Pieta (Representante dos Egressos)
Marcio José de Lima Winchuar (Representante da Comunidade Externa)
Comissão de Planejamento Estratégico do PPGL:
Profa. Dra. Nilceia Valdati
Profa. Dra. Maria Cleci Venturini
Profa. Dra. Loremi Loregian-Penkal
Profa. Dra. Luciane Baretta
Profa. Dra. Luciane Trennephol da Costa
Este Planejamento Estratégico foi organizado pela comissão específica, que se pautou nos dados e resultados obtidos pela Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Letras da Unicentro. Em seguida, foi apreciado e aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Letras, na reunião ordinária do dia 02 de dezembro de 2024.
- Apresentação
- Ações de Planejamento Direcionadas ao Programa
- Ações de Planejamento Direcionadas pelos Docentes
- Ações de Planejamento Direcionadas pelos Discentes
- Ações de Planejamento Direcionadas pelos Egressos
O presente documento retoma e apresenta os principais dados e resultados obtidos pela Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) no tocante à apresentação, análise e compilação dos dados derivados de questionários submetidos a docentes, discentes atuais e egressos do PPGL da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Após este importante trabalho desenvolvido pela citada comissão, acompanhado de discussões a respeito da missão e dos objetivos do PPGL, apresentamos este PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para o período de 8 anos, ou seja, de 2025 a 2032, no qual são estabelecidas, a partir dos resultados da autoavaliação, metas de curto prazo: 2025, médio prazo: até o final do quadriênio, 2028, bem como metas a longo prazo: 2029-2032.
Cumpre destacar que, na autoavaliação, “Os questionários foram desenvolvidos e aplicados na avaliação do PPGL em diferentes esferas, tais como disciplinas ofertadas, qualidade das orientações, realização de bancas, funcionamento dos setores administrativos (Coordenação, Secretaria de Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e biblioteca), página do Programa, órgãos ligados ao Programa (Laboratórios e eventos), serviço de internet, compartilhamento de informações, correlação com extensão, correlação com atividades de Iniciação Científica (IC), entre outras” (Relatório final da autoavaliação do PPGL, p. 3).
Assim, “Os trabalhos da comissão de autoavaliação do PPGL iniciaram em dezembro de 2023. Em um primeiro momento, foi feita a leitura e a discussão dos documentos norteadores da Capes e definidas as ações a serem realizadas pela comissão em relação à efetivação da avaliação no PPGL, quais sejam: (i) elaboração do projeto de autoavaliação; (ii) discussão e elaboração do instrumento avaliativo; (iii) aplicação do instrumento avaliativo; (iv) compilação e tratamento estatístico dos dados; (v) divulgação e socialização dos resultados. (…) Importante salientar que no processo de análise dos dados, foi mantido sempre o anonimato dos respondentes. Os formulários foram aplicados via ferramenta Google Forms®, considerando as facilidades oferecidas pelo instrumento para coleta, sistematização e visualização das informações. Para o desenvolvimento do relatório, recorreu-se à indicação da percentagem de respondentes” (Relatório final da autoavaliação do PPGL, p. 3-4).
Após a aprovação do Projeto de Autoavaliação do PPGL/Unicentro, os dados obtidos foram apresentados e amplamente discutidos junto ao corpo docente e discente em reunião ocorrida durante o último Seminário de Dissertações e Teses em Andamento (Sedan/Setan) do Programa, no mês de dezembro de 2024. Foram focalizados os eixos da ficha de avaliação da Área 41 da Capes: Programa, Formação e Impacto na sociedade.
Desta forma, levando em consideração as discussões e as reflexões sobre o processo de autoavaliação produzidas até o presente momento e pautados no relatório da Comissão de Autoavaliação do PPGL, esta Comissão apresenta este relatório com a descrição e a síntese das metas a serem operacionalizadas pelo PPGL no período de 2025 a 2032.
Este instrumento busca facilitar o acesso a qualquer pessoa que possua interesse em saber como o PPGL tem trabalhado e como pretende continuar a trabalhar em prol da ciência e da tecnologia, atendendo também o desenvolvimento humano nos próximos anos. As ações estão postas em um único bloco, com a disponibilização da síntese das informações relativas aos campos Programa, Formação e Impacto na Sociedade. Acreditamos que a organização aqui posta atende aos objetivos traçados em nosso projeto de autoavaliação.
Boa leitura e boas reflexões!
Comissão de Planejamento Estratégico do PPGL
AÇÕES DE PLANEJAMENTO DIRECIONADAS AO PROGRAMA
Descrição da ação ou meta | Responsáveis | Ferramentas e Técnicas | Período ou prazo de conclusão
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Indicador de conclusão | |
01 | Reformar e adequar o espaço físico. | Coordenação e
Direção de Campus da Unicentro |
Projeto elaborado pela Direa. | 2025 Curto prazo
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Aumento e adequação do espaço físico.
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02 | Adquirir mobiliário e outros equipamentos permanentes. | Coordenação,
PROPESP e SETI |
Orçamento aprovado em novembro 2024, por edital SETI. | 2025
Curto prazo
|
Novos mobiliários e equipamentos para os espaços do PPGL.
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03 | Incentivar a consolidação do Programa, buscando a excelência na avaliação quadrienal CAPES.
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Coordenação,
Docentes, Discentes e Egressos
|
Critérios de avaliação nas fichas por quadriênio. | 2028
Médio prazo
2032 Longo prazo |
Aumento da nota na avaliação quadrienal. |
04 | Revisar a composição das comissões e criar novas comissões. | Docentes,
Colegiado, Coordenação, Discentes e Egressos |
Revisão e criação de comissões. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo |
Atualização e criação de comissões com representação das linhas de pesquisa, das áreas de linguística e de literatura, de discentes e de egressos.
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05 | Investir na visibilidade do Programa e, com isso, buscar a adesão da comunidade interna e externa à instituição. | Docentes,
Colegiado, Coordenação, Secretaria e Discentes
|
Criação de Comissão específica e permanente de divulgação. | 2025 Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo |
Melhorar a visibilidade do PPGL. |
06 | Atualizar e melhorar o site e outros canais de comunicação do PPGL, no intuito de facilitar a comunicação com discentes e comunidade externa. | Colegiado,
Coordenação, Secretaria e Comissão específica da Unicentro.
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Revisão das informações e do design do site, incremento de grupos em redes sociais. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
|
Atualização do site, melhoria das divulgações em redes sociais e criação de novos canais de comunicação. |
07 | Revisar a oferta de vagas nos processos seletivos. | Colegiado e coordenação | Avaliação da disponibilidade e do interesse dos professores diante das demandas do Programa. | 2028
Médio prazo
2032 Longo prazo |
Aumento no número de vagas. |
08 | Realizar o credenciamento, recredenciamento e descredenciamento
a cada mudança de quadriênio. |
Comissão específica de avaliação | Avaliação do perfil dos professores para composição dos membros permanentes do PPGL, considerando a nota do Programa. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
|
Composição do Quadro de membros permanentes do PPGL. |
09 | Mobilizar alunos e corpo docente em torno da caminhada do Programa rumo à excelência em pesquisa. | Coordenação,
Colegiado e Comissão de avaliação |
Trabalhar em torno da qualidade dos produtos (dissertações e teses), das bancas de qualificação e defesa, da atualização dos currículos, do empenho na construção de parcerias e grupos de trabalho. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
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Comissão permanente de avaliação, com a participação efetiva de todos os segmentos do PPGL. |
10 | Revisar, quando necessário, o regulamento geral e normativas do PPGL. | Coordenação,
Colegiado e Comissões |
Adequação e atualização do regulamento geral do PPGL em relação às normativas do Programa, sempre com atendimento às alterações previstas no processo de avaliação dos PPGs pela CAPES. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
|
Regulamento geral e normativas atualizados. |
AÇÕES DE PLANEJAMENTO DIRECIONADAS PELOS DOCENTES
Descrição da ação ou meta | Responsáveis | Ferramentas e Técnicas | Período ou prazo de conclusão
|
Indicador de conclusão | |
01 | Ampliar a participação dos discentes no processo contínuo de autoavaliação do PPGL. | Comissão de Autoavaliação,
Coordenação e Secretaria |
Informar ao professor o não preenchimento do formulário de avaliação. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
|
Atingir 100% de participação dos respondentes do Instrumento Avaliativo.
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02 | Ampliar o número de professores em capacitação. | Docentes,
Unicentro e Coordenação |
Plano de capacitação docente. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
|
Aumento de pós-doutores no PPGL e incremento de redes de trabalho. |
03 | Incentivar as pesquisas em redes regionais, nacionais e internacionais. | Docentes,
Unicentro, Coordenação e Discentes |
Participação em eventos, publicações em rede e aumentar as atividades em forma de grupos interinstitucionais. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
|
Ajuda de custos para participação em eventos. |
04 | Incentivar a organização de publicação nos meios do PPGL. | Docentes,
Colegiado, Coordenação, Discentes e Egressos |
Organização de livros, ampliação da Coleção Interfaces. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
|
Ajuda de custos para publicação de livros. |
05 | Incentivar a criação e o incremento dos eventos já tradicionais e buscar a adesão da comunidade acadêmica. | Docentes,
Colegiado, Coordenação, Secretaria, Discentes e Egressos |
Organizar eventos, simpósios, mesas redondas, palestras, buscar inovar e melhorar os eventos já existentes. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
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Criação de eventos e consolidação dos eventos que fazem parte do catálogo de eventos do PPG.
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06 | Destacar a necessidade de propor projetos em editais da CAPES, do CNPq e da Fundação Araucária. | Docentes,
Colegiado e Coordenação
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Criar grupos de trabalho e colaboração e buscar a participação e a aprovação em editais das agências de fomento. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
|
Criação de comissões colaborativas com vistas a participação em editais propostos por agências de fomento. |
07 | Ampliar a participação em projetos e programas de extensão. | Docentes,
Colegiado, Coordenação, Secretaria e Discentes
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Organizar projetos que envolvam a comunidade e possam contribuir efetivamente para a solução de demandas sociais. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
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Criação e manutenção de projetos e de programas de extensão. |
AÇÕES DE PLANEJAMENTO DIRECIONADAS PELOS DISCENTES
Descrição da ação ou meta | Responsáveis | Ferramentas e Técnicas | Período ou prazo de conclusão | Indicador de conclusão | |
01 | Ampliar a participação dos discentes no processo contínuo de autoavaliação do PPGL. | Comissão de Autoavaliação, coordenação e orientadores | Aplicação do formulário de Autoavaliação durante uma das disciplinas obrigatórias e/ou pontuação na ficha para qualificar a participação como respondente. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
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Aumento no número de respondentes do Instrumento Avaliativo.
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02 | Revisar e ampliar o conjunto de disciplinas ofertadas ao longo do curso.
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Colegiado,
Coordenação, Docentes e Comissões |
Estudo e análise das ementas das disciplinas obrigatórias e eletivas ofertadas.
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2028
Médio prazo
2032 Longo prazo |
Manutenção e revisão de ementas e proposta de novas disciplinas. |
03 | Rever a utilização das práticas pedagógicas durante as aulas.
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Colegiado e
Docentes |
Distribuição uniforme entre as aulas ministradas pelo docente e pelos discentes, em forma de seminário e outras metodologias.
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2025
Curto prazo |
Adequação dos Planos de Ensino. |
04 | Conferir as referências (especificidade, quantidade, extensão dos textos) adotadas nas disciplinas. | Colegiado e
Docentes |
Limitação das referências voltadas à área de pesquisa do docente e ampliação de referências mais direcionadas à ementa; redução das referências listadas para cada aula.
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2025
Curto prazo
2028 Médio prazo 2032 Longo prazo |
Adequação dos Planos de Ensino. |
05 | Ampliar a forma de divulgação sobre as normas e procedimentos do PPGL e sobre atividades complementares. | Coordenação, Secretaria e
Comissão específica |
Manutenção de reunião da coordenação com os alunos, envio resumido das normas apresentadas por canais de comunicação. Fixação de cartazes nas salas do PPGL e no quadro de avisos da secretaria com o site e o endereço do Instagram do Programa; constante lembrete aos alunos para consultar as informações nesses endereços.
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2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo
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Fixação e atualização de cartazes informativos e lembretes constantes sobre os endereços de acesso às informações online. |
06 | Incentivar a participação em eventos e divulgar os resultados da pesquisa discente.
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Colegiado, Coordenação e
Orientadores |
Compartilhamento nas redes sociais, WhatsApp dos representantes discentes e no WhatsApp dos orientandos sobre os eventos promovidos pelo PPGL e por outros Programas (internos e externos à Unicentro).
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2025
Curto prazo
2028 Médio prazo 2032 Longo prazo |
Compartilhamento constante de eventos. |
07 | Criar espaço de acolhimento durante os intervalos das aulas aos estudantes de outras localidades.
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Coordenação e
DIRCAMP da Unicentro |
Adequação do espaço físico do PPGL. | 2025
Curto prazo |
Implantação de um ambiente de convivência aos discentes. |
08 | Ampliar o espaço das salas de aula. | Coordenação e
DIRCAMP da Unicentro |
Adequação na disponibilização das carteiras na sala de aula; limitação no número de alunos especiais matriculados nas disciplinas.
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2025
Curto prazo
2028 Médio prazo |
Limite do número de alunos não-regulares, de acordo com o espaço físico. |
09 | Rever os turnos das disciplinas. | Colegiado, Coordenação,
Docentes e Discentes |
Consulta aos professores com disponibilidade e interesse.
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2028
Médio prazo |
Oferta de disciplinas eletivas no período noturno. |
10 | Aumentar o número de publicação durante o curso. | Colegiado e Orientadores | Incentivo dos professores e orientadores para a submissão de trabalhos finais, bem avaliados, para revistas.
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2028
Médio prazo |
Aumento do número de publicações durante os cursos de Mestrado e Doutorado. |
AÇÕES DE PLANEJAMENTO DIRECIONADAS PELOS EGRESSOS
Descrição da ação ou meta | Responsáveis | Ferramentas e Técnicas | Período ou prazo de conclusão | Indicador de conclusão | |
01 | Ampliar a participação dos egressos no processo contínuo de autoavaliação do PPGL. | Comissão de Autoavaliação, Coordenação e Orientadores | Aplicação do formulário de Autoavaliação. | 2025
Curto prazo |
Aplicação do Instrumento Avaliativo.
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02 | Divulgar concursos e oportunidades de bolsas de doutorado ou pós-doutorado. | Secretaria | Aba específica no site do PPGL e divulgação nas redes sociais do Programa. | 2025
Curto prazo |
Criação de espaço digital para divulgação de concursos e bolsas. |
03 | Promover publicações com a participação dos egressos. | Coordenação, Docentes e Orientadores | Livros, dossiês e coleção publicados pelo Programa em parceria com outros programas, evitando a endogenia. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo |
Organização da Coleção Interfaces e de livros financiados com o Proap e parceria com outros Programas, aumentando a inserção do PPGL. |
04 | Divulgar oportunidades de publicações.
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Secretaria,
Coordenação e Comissão de visibilidade |
Criação de aba específica no site do PPGL e divulgação nas redes sociais. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo |
Criação de espaço digital para divulgação de oportunidades de publicação. |
06 | Incentivar a participação dos ex-alunos no Encontro de Egressos. | Coordenação e Orientadores | Promover a participação dos egressos como apresentadores, debatedores e palestrantes nos eventos. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo |
Atividades com egressos no SEDAN/SETAN e Encontro de Egressos em outros eventos promovidos pelo Programa. |
07 | Sensibilizar os docentes para a manutenção do contato com os egressos, fazendo com que participem das atividades e mantenham os currículos atualizados.
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Coordenação e Orientadores | Manter atualizados os contatos e promover encontros periódicos com os egressos. | 2025
Curto prazo
2028 Médio prazo
2032 Longo prazo |
Manutenção dos contatos e dos laços que envolvam pesquisas e participação nos projetos dos ex-orientadores. |