AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

Introdução

Por intermédio do relatório do Grupo de Trabalho (GT) de Autoavaliação da CAPES, em 2019 foram definidas as principais diretrizes de avaliação dos programas e, a partir delas, houve a recomendação para que todos os Programas de Pós-Graduação construíssem seu próprio instrumento avaliativo.

No Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro (PPGL), sempre houve uma preocupação relativa à autoavaliação, tanto que já em 2016 a coordenação do PPGL elaborou instrumento de avaliação e o aplicou aos alunos do Programa, apresentando os dados junto ao Seminário de Dissertações em Andamento. A partir de 2019 foi formalizado o Fórum de Autoavaliação com a apresentação dos dados coletados por questionários (Google Forms) respondidos por docentes, discentes e egressos. Os resultados foram convertidos em melhorias e mudanças no curso, dentre eles, editais para professores permanentes, arranjos em horários de disciplinas que facilitassem a vinda de discentes de outras cidades, mudança da estrutura física, ergonomia das salas de aula, contratação de funcionário técnico para a secretaria do Programa, implantação do curso de doutorado, participação em editais de financiamento de pesquisa e pós-doutorado, intercâmbio de alunos no exterior, aprimoramento do processo de seleção, ampliação do número de vagas, provas de proficiência, ampliação do número de bolsas priorizando dedicação exclusiva e condição de vulnerabilidade socioeconômica, entre outras. Todo esse aperfeiçoamento possibilitou, na avaliação da última quadrienal, passarmos do conceito 4 para o conceito 5.

Outro destaque voltado à preocupação do PPGL da Unicentro com a avaliação do programa e com a qualidade das dissertações e teses é o Seminário de Dissertações em Andamento (SEDAN), projeto iniciado em 2012, cuja tônica consiste em os alunos apresentarem suas pesquisas a professores da área. Nestas mesas, com a presidência do orientador da pesquisa, há também a presença de mestrandos e de alunos egressos do PPGL, sendo que estes também apresentam suas pesquisas e/ou participam como arguidores dos trabalhos em andamento.

Em 2021, com a aprovação do Doutorado em Letras, deu-se a ampliação do SEDAN para contemplar também as pesquisas de doutorado, passando a ser Seminário de Dissertações e de Teses em Andamento (SEDAN/SETAN).

Há também exemplos de ações voltadas aos alunos do PPGL, especialmente, no que se refere à promoção de eventos para produção e divulgação de suas pesquisas, como o Laboratório de Estudos Discursivos da Unicentro (LEDUNI), Laboratório de Estudos Culturais, Identidades e Representação (LABECIR), Laboratório de Linguagem, Variação e Ensino (LIVE) e o Laboratório de Estudos Linguísticos e Literários (LABELL), dentre outros grupos de pesquisa vinculados ao PPGL. Destaca-se, também, o Colóquio Internacional Museus, Memoriais, Arquivos, que em 2023 realizou sua quinta edição, consolidando-se no calendário da divulgação científica do PPGL e, dentro desse projeto, as exposições itinerantes em parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava. Outrossim, o Programa conta com a larga tradição da Revista Eletrônica Interfaces que, em 2023, completou 14 anos de circulação ininterrupta, constituindo-se como importante veículo de produção e divulgação do conhecimento, além de promover a integração entre programas.

Outras ações ainda poderiam ser mencionadas e relatadas, contudo, para o momento, dedicamo-nos à exposição mais detalhada dos processos de organização e formalização do sistema de autoavaliação do PPGL, seguindo as diretrizes do relatório do GT de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação (2019), com respaldos também do Documento de Área 41: Linguística e Literatura (CAPES, 2019), do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unicentro (2023-2027) e da Resolução nº 60-CEPE/Unicentro, de 23 de outubro de 2020, que aprovou o Regulamento do Processo de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unicentro.

Para tanto, foi necessária, inicialmente, a constituição de uma comissão responsável pela elaboração deste projeto, a qual inclui docente, discente, egressa e corpo técnico, indicados pela coordenação do PPGL e designados por portaria institucional conforme elencamos a seguir:

– Representante docente: Professora Dra. Loremi Loregian-Penkal (Docente permanente do PPGL).

– Representante da PROPESP: Professora Dra. Andressa Galli (Diretora de Pós-Graduação Unicentro).

– Representante técnico-administrativo: Omar Ricieri Nunez Dalmaz (Secretário do PPGL).

– Representante discente: Thatiane Prochner (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro).

– Representante dos egressos: Amanda Padilha Pieta (Mestre pelo PPGL e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário da UNICENTRO).

– Representante da comunidade externa: Marcio José de Lima Winchuar.

A Comissão de Autoavaliação começou os trabalhos em dezembro de 2023. Em um primeiro momento, iniciou-se a leitura e discussão dos documentos norteadores da CAPES, bem como foram definidas as ações a serem realizadas pela comissão em relação à efetivação da avaliação no PPGL, quais sejam: i) elaboração do projeto de autoavaliação; ii) discussão e elaboração do instrumento avaliativo; iii) aplicação do instrumento avaliativo; iv) compilação e tratamento estatístico dos dados; v) divulgação e socialização dos resultados.

Considerando que a autoavaliação, conforme as instruções do GT responsável, “é um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica” (CAPES, 2019, p. 07) e que “cada programa poderá propor um delineamento de autoavaliação apto a captar aspectos pertinentes a sua missão e seus objetivos” (Ibidem, p. 09), apresentamos, na sequência, a proposta para este processo a ser realizado no âmbito do PPGL.

Objetivos

Geral:

  • Avaliar o desempenho geral do PPGL e contribuir para a melhoria da qualidade de formação científica e profissional de mestres e doutores em Letras, para o avanço do conhecimento e o aperfeiçoamento de profissionais para atuarem na docência, na pesquisa e em atividades relacionadas à área de Letras.

Específicos:

  • Obter informações diagnósticas do PPGL por meio de avaliação interna e externa, com vistas ao autoconhecimento e à promoção de planejamento estratégico;

  • Identificar pontos fortes e frágeis do PPGL e contribuir para o aperfeiçoamento do Programa;

  • Contribuir para a elevação da qualidade de formação de Mestres e Doutores em Letras;

  • Nortear as autoavaliações a serem realizadas nos períodos subsequentes, em monitoramento contínuo em relação a esta primeira.

Estratégias:

  1. A autoavaliação levará em conta estas dimensões: alunos (ativos, egressos e evadidos), professores, corpo técnico e programa.

  2. Conscientizar a comunidade acadêmica para a participação no processo avaliativo;

  3. Promover uma avaliação processual e contínua, a partir da aplicação de questões específicas;

  4. Redigir instrumentos pertinentes à obtenção de dados para a autoavaliação, visando a contribuição para o planejamento estratégico do PPGL a curto, médio e longo prazos;

  5. Aplicar os instrumentos avaliativos e articular a autoavaliação do PPGL com a política de avaliação da UNICENTRO;

  6. Sistematizar dados já disponíveis que podem colaborar com o diagnóstico do PPGL, como os inseridos na Plataforma Sucupira, da Capes, e os Currículos Lattes de docentes, discentes e egressos;

  7. Discutir os dados da autoavaliação em reuniões e seminários internos promovidos pelo PPGL e pela PROPESP, com o uso destes resultados visando sanar deficiências e pontos frágeis, bem como consolidar os pontos positivos do PPGL;

  8. Estratégias para desenvolvimento do PPGL;

  9. Meta-avaliação.

 

Método de avaliação

O método de avaliação segue organizado nos quadros a seguir, os quais explicitam o item a ser avaliado, as técnicas e instrumentos utilizados, a frequência na coleta dos dados, assim como as formas de análise. O primeiro quadro aborda a avaliação discente (alunos ativos, egressos e evadidos), o segundo, a avaliação docente, o terceiro, a avaliação do corpo técnico e o quarto, a avaliação do programa de modo geral.

QUADRO DISCENTE

Item Técnicas e instrumentos
Formas de análise
Frequência coleta de dados
(1) Qualidade de teses e dissertações – Levantamento dos resultados das qualificações e das defesas por meio de relatórios preenchidos pelos docentes das bancas avaliadoras. Anual
(2) Qualidade da aprendizagem – Avaliação a partir do desempenho do discente ao longo do semestre e dos resultados (conceitos) obtidos nas disciplinas.

– Autoavaliação do discente quanto ao seu próprio desempenho durante o semestre, por meio de relatórios semestrais ou questionários descritivos.

Semestral
(3)      Qualidade da produção – Avaliação das produções científicas dos discentes ao longo do ano; qualidade das publicações em revistas científicas ou capítulos de livros. Levantamento a partir de relatórios ou questionários descritivos.  Anual
(4)      Evasão – Levantamento do número de matrículas e comparação com os efetivamente cursistas, através do contato frequente entre os coordenadores e secretários do programa com os discentes.  Semestral

QUADRO DOCENTE

Item Técnicas e instrumentos

Formas de análise

Frequência coleta de dados
(1) Qualidade da orientação Questionário objetivo e descritivo. Anual
(2) Qualidade do ensino Questionário objetivo e descritivo. Anual
(3) Plano de capacitação docente Participação individual e/ou grupal em cursos de formação continuada. Bianual

QUADRO TÉCNICOS 

Item Técnicas e instrumentos

Formas de análise

Frequência coleta de dados
Qualidade do apoio técnico Questionário objetivo e descritivo. Bianual
Plano de capacitação técnica Questionário objetivo e descritivo. Bianual

QUADRO PROGRAMA GERAL

Item Técnicas e instrumentos

Formas de análise

Frequência coleta de dados
Acompanhamento de egressos (atuação/produção) Questionário objetivo e descritivo;
Plataforma Lattes.
Anual
Divulgação de pesquisas desenvolvidas pelos discentes e docentes Questionário objetivo e descritivo;
Plataforma Lattes;
Planilhas de acompanhamento organizadas pela coordenação e preenchimento solicitado aos alunos.
Anual
Atividades extracurriculares realizadas pelos discentes e docentes Questionário objetivo e descritivo;
Plataforma Lattes;
Planilhas de acompanhamento organizadas pela coordenação e preenchimento solicitado aos alunos.
Anual
Políticas de inovação e/ou internacionalização Número de intercambistas;

Número de doutorados-sanduíche e pós-doutorado no exterior. 

Bianual 
Impacto do Programa na sociedade Taxa de empregabilidade de egressos;

Organização e participação em eventos de divulgação científica e/ou projetos de  extensão.

Bianual 

 

Etapas da autoavaliação

  1. Elaboração do projeto de autoavaliação do PPGL;
  2. Apresentação do projeto de autoavaliação ao colegiado do PPGL;
  3. Elaboração do(s) instrumento(s) avaliativo(s);
  4. Aplicação do(s) instrumento(s) avaliativo(s);
  5. Sistematização dos resultados e apresentação ao Colegiado e docentes do PPGL; 
  6. Produção de relatório e envio de dados para Comissão de Planejamento Estratégico (autoanálise crítica; planejamento estratégico);
  7. Meta-avaliação.

 

Cronograma

ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO
  • Elaboração do projeto de Autoavaliação do PPGL
X
  • Apresentação do projeto ao Colegiado do PPGL
X
  • Elaboração do(s) instrumento(s) avaliativo(s)
X
  • Aplicação do(s) instrumento avaliativo 
X
  • Sistematização dos resultados e apresentação ao Colegiado e docentes do PPGL
X X
  • Produção de relatório e envio de dados para Comissão de Planejamento Estratégico
X X
  • Meta-avaliação
X

 

Recursos 

Computador;

Internet;

Mídias digitais;

Softwares de especialidade; 

Tratamentos dos dados obtidos;

Divulgação dos resultados.

 

Equipe

Amanda Padilha Pieta (representante dos discentes egressos) RG: 12.399.709-3 -PR

Andressa Galli (representante indicada pela Propesp) RG: 7.620.906-5-PR

Loremi Loregian-Penkal (representante dos docentes do PPGL) RG: 97720070-PR

Márcio José de Lima Winchuar (representante da comunidade externa) RG: 95174396-PR

Omar Ricieri Nunez Dalmaz (funcionário representante dos técnico-administrativos) RG: 8405852-1-PR

Thatiane Prochner (representante dos discentes) 9.094.992-6 -PR


Vigência: 01 de Abril de 2024 a 31 de Março de 2025 (Portaria Nº 10/PROPESP/UNICENTRO, 2 de Maio de 2024).

 

Disseminação dos resultados

A disseminação será feita, principalmente, nos canais oficiais da Unicentro, na página do PPGL e nas reuniões e seminários internos que serão promovidos pelo PPGL e pela Propesp. Planejamento de mesa-redonda no Fórum de Autoavaliação para debater os resultados da autoavaliação também com os estudantes e sociedade.

 

Utilização dos resultados

Os resultados servirão para nortear o planejamento estratégico do PPGL, visando a melhoria da formação na área de Letras. Os dados também serão utilizados em seminários do Programa para a visualização e debate coletivo com discentes e docentes sobre aperfeiçoamentos possíveis. O monitoramento dos itens elencados para avaliação deverá ser realizado de maneira contínua, a depender da periodicidade indicada neste projeto. Um novo diagnóstico deverá ser feito a cada 5 anos a fim de comparar resultados e avaliar melhorias alcançadas e desafios que persistem no PPGL.

 

Documentos CAPES

 

Documentos UNICENTRO

 

Questionários

Relatórios