3ª Edição do Seminário Internacional e Interinstitucional Primavera de Pesquisas no Sul

Será realizada em 22 e 24 de setembro, de maneira virtual, tendo como tema deste ano é “O eu e o outro: territórios, corpos e práticas em conflito”. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, que devem fazer inscrição pelo e-mail do Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (PALLIND): pallind2018@gmail.com. Os ouvintes que participarem de todas as conferências receberão certificado.

O seminário é promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelos grupos de estudos e pesquisas ligados às instituições. Três mesas-redondas trazem pesquisadores do Brasil, da Argentina e do Uruguai que trabalham na área de estudos da linguagem.

Além das conferências, o evento deste ano contará com a exposição on-line “Refugiados”, de obras selecionadas de Sandra Knackfuss. A ideia da série surgiu em 2016, a partir da reflexão da artista visual sobre a violência e o abandono sofridos pelos sujeitos que se encontram nessa situação. A mostra estará disponível no dia da abertura (22).

“O eu e o outro” também são objeto das análises das conferências, que pesquisam diferentes corpora: os projetos de lei estaduais que estabelecem o ensino obrigatório da língua espanhola nas escolas brasileiras, os arquivos da repressão da ditadura argentina, o Museu das Memórias (In)Possíveis, a interferência de empresas no sistema educacional uruguaio e os espaços de autoria e de autoria compartilhada em ambientes escolares e não escolares.

As mesas-redondas serão realizadas nos três dias do seminário, sempre às 9 horas (horário de Brasília), pela internet. Confira a programação:

22/9 (quinta-feira):

Conferência 1: Brasil y el otro latinoamericano

Profa. Dra. María Teresa Celada (USP)

Conferência 2: Los archivos de la represión. La construcción del otro en un servicio de inteligencia argentino (SIPNA)

Profa. Dra. María Alejandra Vitale (UBA)

23/9 (sexta-feira):

Conferência: Efeitos da pandemia em discurso: luto e língua

Lucília Maria Abrahão e Sousa (USP – RP) e Lauro Baldini (UNICAMP)

24/9 (sábado):

Conferência 1: Por la laicidad: contra la Iglesia, contra las empresas

Profa. Dra. Alma Bolón (UDELAR – UY)

Conferência 2: O eu e o outro: a produção de sentidos e a autoria

Profa. Dra. Verli Petri (UFSM).

O seminário terá continuação, entre os dias 9 e 11 novembro, no período da tarde, com apresentações e discussões internas de trabalhos dos participantes dos grupos de estudos e de pesquisas envolvidos no evento: Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (PALLIND) – Laboratório Corpus/PPGL/UFSM, sob a coordenação de Verli Petri; Grupo de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso: entrelaçamentos teóricos e Analíticos (GPTD), sob a coordenação de Maria Cleci Venturini (UNICENTRO/UFPR) e Gesualda dos Santos Rasia (UFPR); e Laboratório de Estudos Linguísticos e Literários (LABELL), sob a coordenação de Maria Cleci Venturini (UNICENTRO/UFPR).

As atividades do Seminário de Pesquisas no Sul contam com o apoio de: UFSM, UNICENTRO, UFPR, CAPES, CNPq, Fundação Araucária e FAPERGS.

Serviço:

Para inscrever-se nas mesas redondas que serão realizadas entre 22 e 24 de setembro, o interessado deve enviar e-mail para pallind2018@gmail.com, informando: nome completo, nome da instituição de ensino superior à qual está vinculado e do orientador. Caso não esteja vinculado no momento, informar a última instituição de vínculo.