UNICENTRO – Análise da geração de resíduos sólidos urbanos a partir da caracterização física no aterro sanitário de Porto União/SC

Renata Antonia Paz

Data da defesa: 12/08/2021

Banca:
Dra. Grasiele Soares Cavallini – UFT – Primeira Examinadora
Dra. Kelly Geronazzo Martins – UNICENTRO – Segunda Examinadora
Dra. Jeanette Beber de Souza – Orientadora e Presidente da Banca

Resumo:

O manejo dos resíduos sólidos urbanos (RSU) constitui uma questão complexa, sob diferentes óticas, a ser equacionada no mundo inteiro, e, especialmente no Brasil, em que são grandes as disparidades socioeconômicas das municipalidades, tais dificuldades tornam-se ampliadas. Por vezes, os municípios investem recursos significativos do orçamento municipal na fase de manejo dos RSU. A coleta seletiva, uma das fases do manejo, além de contribuir para sustentabilidade urbana, insere-se como fonte de renda e inclusão social, aos trabalhadores da reciclagem, contribuindo na melhor gestão dos RSU e aumentando o mercado de venda dos materiais passíveis de reciclagem. O presente estudo teve como objetivo analisar a geração de RSU no município de Porto União/SC a partir de sua caracterização física. Para tal, os RSU provenientes da coleta convencional e dispostos no aterro sanitário municipal de Porto União/SC foram caracterizados e quantificados pela técnica do quarteamento, permitindo-se a elaboração de um diagnóstico da geração dos RSU no município, relacionando-se os resultados obtidos em função dos aspectos econômicos de comercialização dos materiais recicláveis. Os dados obtidos indicaram que a maior quantidade de resíduos gerados pelo município foi matéria orgânica. No entanto, o quantitativo de materiais recicláveis também foi considerado elevado. A partir da constatação da elevada quantidade de resíduos passíveis de reciclagem que atualmente são encaminhados ao aterro é possível concluir que a unidade de triagem do município perde material de venda, cerca de R$ 2.100,00 por carga. Apesar disso, constatou-se que a unidade de triagem do município é muito eficiente no que tange à segregação dos materiais, sendo estes classificados em mais de 20 categorias, aumentando-se o potencial de mercado aos materiais vendidos separadamente. Os dados obtidos permitem a elaboração de um diagnóstico quanto à geração/gestão dos resíduos no município estudado, bem como seu melhor monitoramento, além de auxiliar os gestores na tomada de decisões. Os dados apontam, ainda, que o município tem potencial para aprimorar o programa de coleta seletiva e ampliar o atual mercado dos resíduos passíveis de reciclagem no município.

Link: Renata Antonia Paz