UNICENTRO – Efeitos da cama do sistema compost barn nas propriedades físicas e químicas do solo

Sandra Brixi

Data da defesa: 30/09/2021

Banca:
Dr. Fernando Cesar Manosso – UTFPR – Primeiro Examinador
Dra. Ana Carolina Barbosa Kummer – UNICENTRO – Segunda Examinadora
Dr. Valdemir Antoneli – Orientador e Presidente da Banca

Resumo:

A intensificação na criação de animais é uma tendência em todo o mundo, pois é necessário produzir mais e utilizar menores áreas, no entanto existe uma grande problemática relacionada à maior concentração na produção de dejetos que devem receber um tratamento e destinação adequados. A produção de leite brasileira também está seguindo esta tendência através da utilização de alguns modelos de sistema de confinamento das vacas. Um dos sistemas que está ganhando espaço não somente no nosso país é o Sistema Compost Barn que alia a sanidade, bem estar animal e o tratamento dos dejetos gerados através de um processo de compostagem, sendo que os animais permanecem livres em uma área de descanso denominada de cama, que é formada por resíduos vegetais e os dejetos que são manejadas de forma semelhante a uma pilha de compostagem. Esta cama permanece no estábulo por um período de 12 meses. A destinação de dejetos de origem animal mais comum é a sua utilização como fertilizantes em áreas agrícolas, entretanto, podem causar degradação ambiental quando não utilizados nas quantidades possíveis de fornecimento de nutrientes para as plantas cultivadas. Os dejetos podem ser considerados como fertilizantes orgânicos, pois fornecem nutrientes e melhoram as propriedades físicas do solo devido ao incremento de matéria orgânica. O presente estudo foi realizado na Fazenda Três Gerações, localizada no município de União da Vitória – PR e teve como objetivo conhecer os efeitos da utilização da cama do sistema Compost Barn em propriedades físicas (porosidade, densidade e estabilidade dos agregados) e químicas do solo (pH, matéria orgânica, macro e micronutrientes) . Foram analisadas três áreas, sendo A1 uma área de floresta sem aplicação do composto; A2 área com apenas um ano aplicação de composto e A3 com cinco anos de aplicações de composto, sendo que A2 e A3 apresentam os mesmos cultivos e manejos. A área A3 apresentou aumento no teor de matéria orgânica o que levou a melhoria de alguns parâmetros físicos do solo. Houve também aumento do pH e de nutrientes no solo e para os elementos fósforo e zinco que são os mais preocupantes em relação a poluição ambiental, os níveis obtidos foram considerados aceitáveis pelos parâmetros agronômicos. O uso da cama se mostrou positivo em relação aos parâmetros físicos e químicos na área com maior tempo de aplicação gerando uma economia na utilização de fertilizantes químicos no cultivo agrícola.

Link: Sandra Brixi