Na UNICENTRO, o Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental, dispõe dos seguintes laboratórios para pequisas:

Laboratório de Saneamento Ambiental e Qualidade da Água
Professor responsável: Dr. Carlos Magno de Sousa Vidal

Laboratório de Processos Biológicos e Tratamento de resíduos
Professora responsável: Dra. Jeanette Beber de Souza

   Nestes dois laboratórios, são desenvolvidas a maioria das pesquisas vinculadas à linha de Tratamento de água de abastecimento e águas residuárias do grupo da UNICENTRO , ambos se complementam e contam com ótima infraestrutura instalada para as pesquisas nessa linha, que contemplam tecnologias de tratamento convencional e avançado de água, esgoto sanitário e efluentes industriais, visando a sua melhor qualidade para diversas finalidades, incluindo o reúso.
Resumidamente, os laboratórios contam com: protótipos de unidades que simulam o tratamento de água e águas residuárias; flotador por ar dissolvido c/ câmara de saturação (Flotatest) de bancada; equipamentos pilotos de filtração em membranas de Microfiltração e Ultrafiltração; Biorreator com Membranas (BRM) automatizado, com capacidade de processamento de até 5 L/h e operações variáveis; reator de radiação ultravioleta com 6 lâmpadas (254 nm) e radiômetro para medição da intensidade de radiação UV, para pesquisas na área de desinfecção de água e efluentes, bem como aparato de bancada para pesquisas com outros agentes desinfetantes como cloro, ácido peracético, permanganato de potássio etc. além de aparato complementar para a realização dos exames microbiológicos de microrganismos indicadores de contaminação como E. coli, coliformes totais, colifagos e C. perfringens que fazem parte do conteúdo de diversas pesquisas dos acadêmicos do PPGESA.
Citam-se aqui alguns equipamentos e acessórios disponíveis nesses dois laboratórios para as análises físico-químicas de rotina nas pesquisas científicas: vidrarias e reagentes diversos; agitadores magnéticos com e sem aquecimento; agitador tipo Shaker; balança analítica; banho Maria de 8 bocas; barriletes para depósito de água destilada; buretas digital eletrônica; capela de exaustão de gases; chapa de aquecimento analógica; compressor de ar; destilador p/ determinação de Nitrogênio 6 provas com vidrarias; digestor p/ análise de DQO; dispensadores automáticos autoclaváveis; eletrodo íon seletivo fluoreto; eletrodo íon seletivo nitrato; espectrofotômetros visível e UV-VIS (DR 6000 Hach); estufas diversas; forno mufla; manta aquecedora; micropipetas com volumes variáveis de 100 a 1000 uL; Phmetros de bancada; potenciômetros de bancada digital; sistemas de osmose reversa; turbidímetros; digestor/destilador de nitrogênio total Kjedahl 6 provas com vidrarias; jarras anaeróbias; autoclaves; bombas diversas; freezer horizontal; geladeiras; Bomba de vácuo; incubadora de DBO; Determinador de demanda bioquímica de oxigênio – DBO oxidirect; Sistemade Geração e Transferência de Ozônio – BRO3-PLUS1, para oxidação de efluentes. O laboratório de Saneamento Ambiental e Qualidade da Água conta ainda com um Cromatógrafo Gasoso, controlado por software em Windows XP Profissional, 2000, NT4.0 ou Vista e Célula ECD (Detector de Captura de Elétrons) contendo fonte radioativa Níquel 63 sendo esta fonte eletrodepositada de Ni-63, emissor Beta puro com energia de 17.42keV e atividade de 370 MBq. Nesse cromatógrafo encontra-se também o detector FID. Para o funcionamento desse equipamento conta-se com a instalação centralizada de gases especiais para cromatografia gasosa que inclui os gases: Hidrogênio, Ar Sintético, Nitrogênio, Hélio, e no-break com capacidade de 6 KVA, bem como alguns padrões analíticos específicos. Consta ainda na estrutura de equipamentos para pesquisas do PPGESA: Amostrador de grandes volumes (high vol) para partículas de até 10 micrômetros (MP10) 110V/60Hz, que permite o monitoramento ambiental da qualidade do ar mediante a obtenção de informações quali/quantitativas das características físicas de poluentes particulados, sejam eles provenientes de fontes fixas (indústrias) ou móveis (veiculares). A construção de uma rede de monitoramento a partir do seu uso permite definir os pontos (locais) de amostragem através da sua espacialização (mediante o uso de receptor DGPS).

————————————
Laboratório de Química
Professora Responsável: Dra. Kely Viviane de Souza

   O laboratório atende às pesquisas relacionadas à caracterização e tratamento de efluentes, por Processos Oxidativos Avançados, além de realizar testes de toxicidade com Daphnia magna e Lactuca sativa. Para esta temática o laboratório conta com: reator fotoquímico de bancada (300 mL de capacidade), reator fotoquímico de recirculação com capacidade de 25 L, bloco digestor de DQO (método de refluxo fechado), incubadora com foto período, balança analítica, barrilete de PVC, chapa aquecedora, medidor de pH, oxímetro, agitador magnético com e sem aquecimento, mufla, estufa de secagem, destilador de solventes, capela de exaustão, além de toda a vidraria necessária para a execução dos trabalhos.
————————————

Laboratório Recursos Hídricos e Geoprocessamento
Professor responsável: Dr. Paulo Costa de Oliveira Filho

   Composto por duas áreas principais: sistemas de informações ambientais e sensoriamento remoto. Tecnologias de aplicativos ou softwares proporcionam a modelagem espacial e destinam-se a tratar as questões ambientais levando em conta a localização, a extensão e as relações espaciais dos fenômenos analisados. Desta forma, é possível realizar simulações e produzir cenários sobre temas como estudos em bacias hidrográficas urbanas e rurais, produzir cenários sobre possíveis enchentes, realizar estudos de logística para a coleta de resíduos, e diversas análises ambientais onde suas variáveis possam ser espacializadas. Por outro lado, o sensoriamento remoto, com suas inúmeras possibilidades de resolução espacial e das técnicas de processamento de imagens e classificação, permite o suporte a estudos de uso e ocupação do solo urbano e rural, assim como estudos de percepção sobre as mudanças com enfoque voltado para o meio ambiente. Nesse sentido, os aplicativos ou softwares que tem sido comumente utilizados nesta área e que fazem parte das pesquisas realizadas no PPGESA são: os sistemas de informações geográficas ou espaciais (SIGs) que são softwares apropriados para a espacialização de projetos operacionais ou de pesquisa em que se deseja combinar diversas informações normalmente implementadas em diferentes camadas ou layers. Tais aplicativos proporcionam um rol de ferramentas para realizar análises espaciais horizontais e verticais. Alguns SIGs também possibilitam trabalhar como processadores de imagens digitais. No Laboratório de Geoprocessamento e Recursos Hídricos do PPGESA, coordenado pelo Professor Paulo Costa de Oliveira Filho, constam softwares de propriedade, tais como IDRISI, ARCGIS e outros softwares livres tais como SPRING e QGIS.  Já para o processamento avançado de imagens, destacam-se as técnicas de classificação orientada a objeto e há necessidade de módulos específicos para incrementar aplicativos de propriedade tais como IDRISI entre outros. Há também as opções de softwares livres nessa área, tais como o Interimage, o Terraview e GeoDMA (que tem sido bastante empregados nas pesquisas realizadas no PPGESA uma vez que o uso de softwares livres facilitam os projetos). Ainda, equipamentos de GPS, DGPS, GNSS ou DGNSS são utilizados para dar suporte ao georreferenciamento de dados para modelar os sistemas. Dependendo do grau de detalhamento e mescla poderão ser utilizados equipamentos diferenciais (de maior precisão) ou mesmo os de navegação. Além disso, dispõe de um Receptor de GNSS diferencial marca Trimble modelo Spectra Precision utilizado para o georreferenciamento de entidades espaciais de representação em projetos de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Este equipamento também funciona como um coletor de dados para sistemas de informações geográficas.

————————————

Laboratório de Biologia Celular e Microbiologia
Professor responsável: Dr. Nilton Cesar Pires Bione

Equipado para a realização de aulas práticas das disciplinas de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia Ambiental, Algas e Plantas Superiores Utilizadas no Biomonitoramento Ambiental e Utilização de Insetos como Bioindicadores Ambientais do curso de Engenharia Ambiental. Neste laboratório desenvolve-se, também, pesquisas na área de Biomonitoramento ambiental com a utilização de metodologias de citogenética vegetal como ferramenta para caracterização da condição ambiental, considerando o impacto de poluentes e sua influência sobre plantas superiores.
O Laboratório está equipado com Microscópios (Motic, Olympus, Opton, Taimin), Estereoscópio, Refrigeradores, Capela de exaustão de gases, Estufa de secagem Biopar, Estufa de secagem Ética, Balança analítica Bioprecisa, Banho Maria, Centrifuga Biopar.

————————————

Laboratório de Biodiversidade e Conservação(LABIC)
Professor responsável: Dr. Elynton Alves do Nascimento

   Neste laboratório são realizadas pesquisas referentes à diversidade biológica e conservação dos recursos naturais. São feitas pesquisas na área de taxonomia, levantamento faunístico, distribuição geográfica e análise do risco de extinção das espécies. Além disso, são realizados trabalhos utilizando bioindicadores para verificar a qualidade das águas em diversos ambientes e efeitos antrópicos em florestas. Também são feitas pesquisas referentes a diferentes aspectos da Avaliação de Impactos Ambientais, principalmente referente ao Licenciamento Ambiental, incluindo empreendimentos diretamente relacionados aos recursos hídricos. O LABIC conta com bancada com pia, mesas, armários, arquivo de aço, armário e gavetas entomológicas, 5 microscópios estereoscópicos de rotina, um microscópio estereoscópico com captura de imagem, equipamento para coleta, vidraria, reagentes e materiais de laboratório diversos.

————————————

Laboratório de Toxicologia
Professora Responsável: Dra. Kely Viviane de Souza

Visa estudar os efeitos tóxicos de agentes físicos e químicos sobre organismos teste como: microcrustáceo Daphnia magna. A Daphnia magna é usada como indicador biológico em estudos e controle da qualidade da água, e em bioensaios para a determinação de toxicidade de efluentes, metais pesados, inseticidas e etc. Está equipado com: Câmara UV para esterilização de materiais; Autoclave para esterilização de soluções e materiais; Frascos lavadores; Incubadora fotoperíodo; Incubadora para ensaios de toxicidade; Barriletes; compressores de ar para aquário; Vidrarias.

————————————

Laboratório de instalações piloto
Professora responsável: Dra. Jeanette Beber de Souza,

  Laboratório tipo Container, onde encontra-se em operação dois biorreatores de membrana aplicados ao tratamento de águas residuárias, um eletrobiorreator para o tratamento de esgoto sanitário e outro BRM com recheio para tratar efluente de indústria de papel e celulose.

————————————

Laboratório de Microscopia: Equipado Microscópios, Desumidificadores, Televisão, Estereoscópios.

———————————— // ————————————

BIBLIOTECA

A UNICENTRO conta com Bibliotecas em todos os seus Campi: Santa Cruz, Cedeteg e Irati, incluindo livros, folhetos, CDs, DVDs, dissertações, teses e periódicos.
A Biblioteca do Campus Santa Cruz possui uma área total construída de 1.338,04 m2, a biblioteca do CEDETEG possui uma área total construída de 997,38 m2, enquanto a atual Biblioteca de Irati possui 736,62 m2 de área construída. É importante ressaltar que, encontra-se em construção a nova biblioteca para o Campus de Irati, com dimensões de 2.208,5 m2, sendo três pavimentos com ambientes adequados para o bom desenvolvimento das atividades acadêmicas.
Com todo o acervo devidamente catalogado segundo normas internacionais, os usuários podem fazer consultas de obras existentes nas bibliotecas pela Internet, além de verificar disponibilidade para empréstimo. O programa utilizado nas bibliotecas da UNICENTRO é o PHL (Personal Home Library), este integra as bases de dados das bibliotecas da instituição em um mesmo sistema. O PHL pode ser operado a partir de equipamentos móveis, como celulares e tablets, ou qualquer outro tipo de equipamento que possua conexão com a internet, disponibiliza: catálogo on-line, reversa on-line e renovação on-line. Acesso:http://unicentro.phlnet.com.br/.

Serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UNICENTRO:
a) Acesso ao acervo via sistema PHL, disponível na Internet (http://unicentro.phlnet.com.br), com possibilidade de renovação e reserva online, além de consulta a todas as bases de dados existentes (livros, periódicos, cd´s, dentre outros materiais). Logado no sistema, o usuário ainda pode sugerir materiais bibliográficos para compra, além de selecionar áreas de interesse para receber atualizações quanto ao material cadastrado no sistema.
b) Repositório de Teses e Dissertações produzidas na UNICENTRO, no endereço http://tede.unicentro.br/.
c) Demais serviços: empréstimo domiciliar, empréstimo entre bibliotecas (EEB), serviços de alerta, assistência e instrução no uso da biblioteca, comutação, consulta ao catálogo e reservas pela internet.
d) Atualmente o acesso ao Portal de Periódico da CAPES é parcial, com acesso às bases Scopus e Science Direct, ambas da Editora Elsevier.
e) Acesso à Internet wi-fi, atendimento aos leitores, orientações à solicitações ao COMUT, catalogação na fonte (Ficha Catalográfica), catálogo on-line, reserva on-line, empréstimo domiciliar, empréstimos entre bibliotecas, espaço de leitura, espaço para trabalho em grupo, exposições das obras recém-adquiridas, serviço de Referência Virtual (SRV), serviço de circulação de materiais informatizados.

Caracterização do acervo: A Biblioteca do Campus de Irati, possui um Acervo Geral de livros: 25572 títulos e 36234 exemplares, 7197 exemplares de periódicos,220 teses e 859 dissertações.
– Livros da área das Engenharias Ambiental e Florestal: 1427 títulos e 2075 exemplares.

 

—————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Na UEPG, o Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental, dispõe dos seguintes laboratórios para pequisas:

– Laboratório de Saneamento e Instalações hidráulicas Prediais (104 m²): 1 espectrofotômetro UV visível, 1 destilador de água, 1 potenciômetro, 1 condutivímetro, 1 balança analítica de alta precisão e 1 balança de média precisão, 1 forno mufla, 1 capela de exaustão de gases, 1 bloco digestor de DQO, 1, bloco digestor de nitrogênio, 1 destilador de nitrogênio, 1 estufa incubadora de DBO, medidores de oxigênio para monitoramento da DBO, 1 agitador magnético com aquecimento, 1 jarteste, 2 geladeiras, 1 freezer horizontal, 1 forno de microondas, 2 buretas digitais, micropipetas, 4 computadores, 1 impressora jato de tinta, 1 telefone, 1 modelo de instalação hidráulica sanitária, 1 túnel hidrocinemático em bancada de recirculação, 2 câmeras de aquisição e dispositivos laser de produção de imagens e 1 computador para estudos de velocimetria de partículas na água, 1 oficina mecânica com perfuratriz, torno, esmeril e bancada de trabalho. Equipamento adquirido pelo Edital Pró-Equipamentos CAPES nº 27/2013: 1 analisador portátil on line de alta precisão para biogás GFM 410.
Equipamentos adquiridos pelo Edital Pró-Equipamentos nº 11/2014: um Medidor Multiparâmetro portátil com sonda para os parâmetros pH, Condutividade, Salinidade, TDS, Oxigênio Dissolvido e algas; uma Estação pluvio-fluviométrica, uma Estação de trabalho de média performance (geoprocessamento); um Medidor Multiparâmetro de Bancada (HACH), um turbidímetro (2100Q-HACH) – para uso compartilhado com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG.
Equipamentos adquiridos pelo Projeto Global Innovation Initiative: 1 turbina eólica, 8 painéis fotovoltaicos, 1 turbidímetro (2100Q-HACH), 1 espectrofotômetro DR-900 (HACH), 1 ultrameter (Myron), 1 sonda de condutividade, 1 sonda de pH (para medidor multiparâmetro de bancada), 1 equipamento de eletrodiálise de bancada (ED 200-EDR PCCell).

————————————

Laboratórios de Recursos Hídricos, 1 (uma) sala de professores/reunião e sanitários, totalizando 270 m2, construídos especialmente para atender o PPGESA.

————————————

Laboratório de Eletrotécnica (73 m²) com equipamentos de medição, motores elétricos, sistemas de chaves para ligações e partidas de motores, bancada para montagem e realização de testes em circuitos e painéis com materiais e equipamentos elétricos.

————————————

Laboratório de Materiais de Construção (153 m²) com 1 betoneira, 1 argamassadeira, vibradores de concreto, 2 prensas hidráulicas sendo uma informatizada, equipamentos para a realização de ensaios normalizados e painéis para ensaios de argamassas.

————————————

Laboratório de Mecânica dos Solos e de Pavimentação (173 m²) com equipamentos para realização de análise e experimentos com solos e produtos betuminosos.

————————————

Laboratório de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica (86 m²): possui 1 módulo experimental de escoamento de ar e 1 de escoamento de água.

————————————

Laboratório de aproveitamento de resíduos agroindustriais (64m2) com 2 geladeiras, 2 freezers, 1 bloco digestor de nitrogênio, 1 destilador para determinação de nitrogênio, 1 bloco digestor para DQO, 1 espectrofotômetro , 1 balança analítica, 1 medidor de pH, 2 placas de agitação e aquecimento, 1 estufa, 1 forno mufla e 1 capela de exaustão de gases. Está sendo adquirido 1 espectrofotômetro para análise por FIA e 1 sistema de exaustão e lavagem de gases gerados no digestor de nitrogênio.

————————————

Laboratórios de análises físico-químicas (64m2 cada) com 1 HPLC Waters com detectores UV/VIS/espectrofotométrico por arranjo de diodo/índice de refração, 1 espetrofotômetro UV-VIS, 1 câmara BOD, 1 medidor de oxigênio dissolvido, 1 cromatógrafo a gás Shimadzu com detector de condutividade térmica, 1 moinho de facas, 1 banho Dubnoff com agitação, 1 bloco digestor de nitrogênio macro e micro Kjeldahl, 1 destilador de nitrogênio, 1 medidor de óleos e graxas, Soxhlet para determinação de lipídeos, 1 rotoevaporador, 1 microscópio, 1 autoclave.

————————————

Laboratório de Geologia/Didático (63 m2) com 7 lupas estereoscópicas, 2 balanças de braço, 1 retroprojetor, 2 microscópios, coleção didática
de minerais, rochas e fósseis.

————————————

Laboratório de Geologia/Pesquisa (42 m2) com 1 capela, 1 destilador, 5 computadores, 3 notebooks, 2 impressoras, 1 multimídia, 1 microscópio petrográfico, 1 estereomicroscópio, 2 balanças de precisão, 1 estufa, 1 centrífuga, 1 agitador com jogo de peneiras, 1 placa aquecedora, 2 câmeras digitais, 1 geladeira, 3 bússolas, 1 leitor de susceptibilidade magnética, 1 binóculo, 2 receptor GPS, 3 lanternas de cabeça, martelos, pás, cunhas, marreta e trena.

————————————

Centro de Pesquisa e Pós-Graduação – CIPP (1765,44 m2): 6 salas de aula adaptadas à pesquisa, 1 auditório equipado com recursos audiovisuais (projetores de slides, multimídias e retroprojetores) e uma sala de informática com 14 computadores.

————————————

Complexo de Laboratórios Multiusuários – (C-LABMU) – UEPG
A UEPG considera estratégica para o aumento de competitividade de seus grupos de pesquisa e de seus Programas de Pós-Graduação a ampliação e consolidação de laboratórios multiusuários de forma a incrementar pesquisas de alto nível que exigem sofisticados equipamentos de médio e grande porte. Consequentemente, a UEPG tem priorizado equipamentos de uso compartilhado, de alta complexidade e de médio e grande porte, quando da elaboração e submissão de projetos institucionais. Assim, os diferentes grupos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação têm buscado o diálogo para elaborar projetos onde sejam solicitados equipamentos de médio ou grande porte e que tenham aplicações em diferentes áreas de pesquisa. Este diálogo tem promovido parcerias de fato em projetos de pesquisas, induzindo cooperações entre diferentes Programas de Pós-Graduação e seus grupos de pesquisa. Assim, os equipamentos obtidos nos diversos projetos institucionais estão sendo instalados no Complexo de Laboratórios Multiusuários (C-LABMU). O objetivo do C-LABMU é o apoio ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, especialmente as vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e de Iniciação Científica e, igualmente, o estímulo para o atendimento à comunidade externa, pública e privada, visando contribuir, principalmente, ao desenvolvimento tecnológico regional.  Além disso, existem hoje diversas centrais multiusuárias na instituição, algumas já consolidadas e outras em fase de consolidação: Complexo de Laboratórios Multiusuários (C-LABMU), o Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas (CETEP), o Laboratório de Integração Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais (LITEC), o Centro Multiusuário de Pesquisas Avançadas para Tecnologias do Agronegócio (CT-Agro) e o Laboratórios Multiusuários do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (LABMU-Sebisa). Estes laboratórios tem por finalidade possibilitar a sua ampla utilização pela comunidade acadêmica e também externa, priorizando sempre as atividades de pesquisa e de pós-graduação, garantindo o uso compartilhado de sua infraestrutura e de seus equipamentos. Os laboratórios possuem equipamentos de médio e/ou grande porte, infraestrutura multiusuária e atendem alunos de IC, de mestrado e de doutorado dos diversos programas de pós- graduação da Instituição além das outras IES quando associadas em programas de pós-graduação em rede. Também o C-LABMU apoia a realização de workshops sobre técnicas específicas promovidas pelos Programas de Pós-Graduação. Em 2011, 2013, 2015 e 2017 foram realizados workshops institucionais sobre todas as técnicas experimentais disponíveis no C-LABMU para a disseminação do conhecimento científico e capacitação da comunidade acadêmica.

* Equipamentos Instalados no C-LABMU – UEPG:
O C-LABMU conta hoje com área de aproximadamente 300m2 e conta com 3 servidores técnicos, 1 técnico administrativo e 4 bolsistas técnicos de alto nível da Fundação Araucária que dão suporte institucional em termos de manutenção e de recursos humanos para operar os equipamentos instalados no C-LABMU. Todos os equipamentos que estão sendo ou foram adquiridos nos editais CT-INFRA são instalados no Complexo de Laboratórios Multiusuários da UEPG. Neste complexo, os equipamentos são operados por técnicos de nível superior através de agendamento prévio. Os seguintes equipamentos de médio e grande porte encontram-se instalados no C-LABMU e disponíveis para utilização: Espectrofotômetro de Absorção Atômica-Chama, Espectrofotômetro de Absorção Atômica (Zeeman) – Forno de Grafite, Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear 400 MHz completo para amostras sólidas e líquidas, Microscópio de Força Atômica, Difratômetro de Raios X com forno de alta temperatura, Espectrômetros Dispersivos Raman /Microscopia Confocal, Espectrômetro Infra Vermelho FTIR, Espectrômetro UV-VIS, Sistema Liquefator de Nitrogênio, Sistema de Análise Térmica TGA/DTA, Sistema de Análise Térmica TG/DTA/DSC, Sistema TMA completo até 1500oC, Analisador de tamanho de partículas/potencial Zeta, Ultrafreezer-86ºC, Ultracentrífuga Refrigerada, Liofilizador, Conjunto para Preparação de Gelo Seco, Forno 1000ºC, Blocos Digestores Microcontrolados, Balança Analítica, Sistema de Purificação de Água Milli-Q, Tribômetro de Alta Temperatura, Cromatógrafo a Gás e Analisador de Massa completo com detector de ionização de chama (FID), 02 Microscópios Eletrônicos de Varredura (FEG e MEV), Máquina de Ensaio Mecânico Servo-Hidraúlica, Viscosímetro/Densímetro, Nanoindentador Instrumentado, Espectrômetro de fluorescência de raios X por dispersão de comprimento de onda, Analisador elementar CHN, Espectrofotômetro Raman Infravermelho, Ensaios Charpy instrumentados para metais e polímeros, Estação eletroquímica, Reômetro, Microscopia Confocal, Espectrômetro de dispersão por comprimento de onda (WDS), Analisador TOC, Espectrofotômetro Infravermelho Próximo (NIRS), Cromatógrafo Líquido de Alta Performance (HPLC), Analisador de Área Superficial (BET), Espectrômetro de fotoelétrons excitados por raios X (XPS), Máquina de Corte, Microscópio Óptico, Agitador de Tubos, Banho de Utrassom. Encontra-se em processo de instalação: Espectrômetro de emissão óptica com plasma de argônio acoplado indutivamente (ICP).

———————————— // ————————————

BIBLIOTECA DA UEPG

Acervo geral livros: 45.403 títulos e 103.571 exemplares
– Acervo geral periódicos: 2.816 títulos e 102.208 exemplares
– Livros da área das Engenharias: 1.388 títulos e 3.830 exemplares
– Livros da área de Engenharia Civil: 245 títulos e 922 exemplares
– Livros da área da Engenharia Ambiental: 167 títulos e 377 exemplares
Existem 2 bibliotecas (Campus Central e de Uvaranas) e 1 posto de atendimento na cidade de Castro. A biblioteca da UEPG disponibiliza o acesso ao acervo pela Internet (http:/www.uepg.br/bicen), para consultas a todas as bases existentes na Biblioteca Central, empréstimo domiciliar, sumários correntes, empréstimo inter-bibliotecas, serviços de alerta, assistência e instrução no uso da biblioteca e normatização de trabalhos científicos segundo a ABNT, levantamento bibliográfico, comutação bibliográfica, onde são obtidas cópias de artigos de periódicos, teses, dissertações, monografias, anais/proceedings/conferências, relatórios, publicações oficiais e capítulos de livros, não localizados nas Bibliotecas da UEPG e no Portal de Periódicos da Capes e existentes nas bibliotecas brasileiras e na British Library (Inglaterra), visitas orientadas, atendimento via telefone e e-mail (biblio@uepg.br). O acesso a bases de dados nacionais e internacionais em linha e CD-ROM. A Biblioteca Central possui a assinatura com o SNT Internacional – The Scientific & Technical Information Network, que se constitui em banco de dados de caráter internacional (Alemanha). Esta parceria proporciona o acesso a 199 bases de dados na área de Ciência e Tecnologia, oportunizando ao acadêmico reciclagem diária e atualizada a nível mundial. A UEPG oferece mais de 7.200 periódicos científicos oportunizando acesso integral dos artigos interessados através do Portal da CAPES. O acesso à base de dados, diretório eletrônico em revistas em Ciência e Tecnologia, solicitação automatizada de cópias de documentos e informativos eletrônicos, são oferecidos através de serviços especializados no país e no exterior através de dois Postos de Serviços da Rede Antares tipo B, que atualmente são mantidos e estimulados pela BICEN. O horário de atendimento é de segunda a sexta feira (8-12h e 13-22 h) e aos sábados das 13-17 h. A UEPG teve o seu Repositório Institucional implantado no ano de 2010 (endereço http://ri.uepg.br). Construção do novo prédio da Biblioteca no Campus de Uvaranas com espaço moderno e atrativo para a comunidade universitária, que atende aos anseios da comunidade universitária. Contém auditório, espaço para exposições, salas para recuperação de livros e ambiente de recreação.