Unicentro realiza parceria com Turvo em novo projeto

O município de Turvo fechou uma nova parceria com a Unicentro com o intuito de impulsionar o empreendedorismo local. Em uma visita às instalações do Laboratório de Inovação da universidade (InovaLab), o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Turvo, Tony Luiz Gomes, conheceu a estrutura do projeto e firmou a continuidade de parcerias já desenvolvidas até o momento. “O objetivo da visita foi estreitar os laços diante de uma parceria que existe entre o município e a universidade, conhecer de perto os novos projetos e estar sempre em contato e atento a todas as ações da universidade, planejando junto nessa parceria o que nós podemos desenvolver para o melhor do município e dos universitários”, explica o secretário.

Além de contribuir com o desenvolvimento do município vizinho, a parceria também deve trazer benefícios para a Unicentro. “Essa parceria é uma forma de integração da universidade com a comunidade, que promove a geração de serviços atendendo demandas do município de Turvo, por meio da pesquisa e extensão. Com tais atividades, além da universidade interagir com a comunidade, também possibilita aos acadêmicos envolvidos no projeto a oportunidade de adquirir experiência no campo prático do serviço público”, explica a orientadora do InovaLab, Rosmeiri Ferras.

Na visita, ficou definida a elaboração de um senso empresarial do município que vai identificar as características individuais dos empreendimentos; as coletivas dos setores de atuação; e as empresariais. O intuito é fornecer dados para a formação de políticas públicas e contribuir com a tomada de decisão dos gestores locais. A previsão é de que as atividades iniciem ainda em 2024. “As atividades estão previstas para iniciar no primeiro semestre deste ano, tendo a seleção de alunos, a parte do desenvolvimento, das métricas e das metodologias a serem utilizadas”, comenta o responsável pelo InovaLab, professor Cleverson Salache.

Por meio dessa ação, a expectativa é de que a iniciativa contribua positivamente para os habitantes de Turvo, como já vem acontecendo através de outras parcerias, como a Cátedra e a Awaken. “A prefeitura municipal tem um grande apoio e parceria junto à universidade, a qual desenvolve vários projetos, desde o início dessa gestão”, comenta o secretário. O objetivo para o futuro é que projetos como esse se fortaleçam. “Diante dos projetos que já temos em andamento, já estamos planejando para 2025, 2026, e assim se dá sequência nas próximas edições desse projeto para que ele se concretize e dê continuidade”, finaliza.

Sobre o InovaLab – O Laboratório de Inovação da Unicentro (InovaLab) realiza atividades de extensão e de consultoria júnior, por meio de três pilares – acadêmico, empresarial e comunitário. O objetivo é desenvolver projetos inovadores para a universidade e para a comunidade, por meio da integração dos alunos com a população. Assim, o projeto busca atrair a comunidade empresarial e pública para desenvolver projetos nesta perspectiva.