Inscrições para a Operação Rondon Paraná 2024 estão abertas

O processo de seleção de estudantes para a Operação Rondon Paraná 2024 está aberto. Os interessados têm até o dia 3 de maio para efetuar a inscrição, de forma gratuita, pelo site de eventos da universidade. Podem se inscrever acadêmicos regularmente matriculados no ano letivo de 2024, a partir da segunda série. “Também é requisito que o candidato tenha 18 anos ou mais até um dia antes do início da operação e que tenha disponibilidade para participar das atividades de formação e do período das ações”, acrescenta a coordenadora institucional do Rondon na Unicentro, Mônica Nunes.

Conjuntos e Vagas – As atividades da Operação é dividida em três conjuntos de ações. O Conjunto A é constituído por ações voltadas à Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; e Saúde. Já o Conjunto B integra ações com foco em Comunicação; Meio Ambiente; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

Os conjuntos A e B devem ser multidisciplinares e serão constituídos por dois professores e 10 estudantes. Podem concorrer às vagas acadêmicos de todos os cursos da universidade. “Já o Conjunto C é constituído por ações de comunicação, por isso as vagas são reservadas aos acadêmicos matriculados nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Nesse conjunto, serão, ao todo, seis vagas para acadêmicos”, alerta Mônica.

Seleção – O processo de seleção está previsto para o período de 22 a 24 de maio e será composto por duas etapas. A primeira delas é a análise da ficha de inscrição do candidato, com as respectivas propostas de trabalho. A segunda etapa é a entrevista dos candidatos selecionados na fase anterior.

O resultado final deve ser publicado a partir do dia 27 de maio.

Operação Rondon Paraná 2024 – As atividades da Operação Rondon Paraná serão realizadas entre 5 e 19 de julho, nos municípios da região centro-sul do estado. A proposta é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e, nesta edição, está sob a coordenação-geral da Unicentro, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

A Operação Rondon Paraná proporciona ao estudante uma integração com discentes de outras Instituições de Ensino Superior do Paraná. As equipes de rondonistas deverão atuar, sempre que possível, com agentes multiplicadores, produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais, realizando ações que trarão efeitos duradouros para a população local”, compartilha Mônica, sobre a importância da operação nos locais onde é realizada. “A Operação também viabiliza o trabalho voluntário, possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos em diversos cenários do Paraná e evidenciando o impacto das ações de extensão da universidade diante a realidade social”, ressalta.

Todas as informações sobre o processo de inscrição, documentação necessária e propostas de atividades estão disponíveis no edital de abertura do processo de inscrições ou podem ser obtidas na Secretaria da Proec pelo e-mail mnunes@unicentro.br

Datas Importantes

Período de Inscrições: de 15 de abril até 3 de maio de 2024