Dia Mundial da Voz: Unicentro adere à campanha e promove ações de conscientização em Irati e região

Hoje, 16 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Voz. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) aderiu à campanha com diversas ações, incluindo palestras, panfletagem e orientações à população de Irati e região. Com o tema “Um mundo de possibilidades: descubra o poder da sua voz”, a atividade extensionista é organizada por docentes e discentes do curso de Fonoaudiologia e do Grupo de Estudos em Voz (Gevoz).

Mutirão passou pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) e pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Riozinho. (Foto: divulgação)

Coordenada pelas professoras Eliane Cristina Pereira, Perla do Nascimento Martins e Francieli de Ramos, a campanha conta com uma extensa programação ao longo de todo o mês de abril. Nesta terça-feira, a equipe realizou um mutirão para divulgar orientações no Câmpus de Irati, nos bairros vizinhos e em unidades básicas de saúde. “Fonoaudiólogas de Prudentópolis, de Fernandes Pinheiros e de outras cidades também aderiram e estão promovendo ações. Programamos para este mês atividades nas secretarias de saúde, palestras para professores e divulgação dos serviços da Clínica-Escola de Fonoaudiologia para a população”, detalha a professora Eliane.

A docente ainda explica que a campanha mundial começou com uma ação brasileira, organizada por um grupo de fonoaudiólogos e de otorrinolaringologistas preocupados com os altos índices de câncer de laringe. “É uma iniciativa que deu muito certo e que hoje é incentivada no mundo inteiro. Todos os anos nós também aderimos. Neste ano, além da divulgação do material da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, nós produzimos uma campanha nossa, com o nosso slogan, que partiu de ideias das próprias alunas”, relata.

Os materiais destacam os principais cuidados para preservar a voz, como por exemplo, manter-se hidratado, evitar o tabagismo e alimentar-se de maneira saudável. Hábitos que, segundo Eliane, evitam prejuízos a um dos nossos principais instrumentos de comunicação. “A nossa voz é muito poderosa. Ela é o nosso principal recurso de conexão com as pessoas. É por meio dela que a gente se comunica, transmite as nossas emoções, que a gente demonstra se estamos bem ou não. É o principal recurso de uma grande categoria de profissionais que utilizam a voz como principal recurso de trabalho e que podem ter prejuízos a partir do desenvolvimento de um problema de voz, de uma disfonia”, enfatiza.

Alunos do Câmpus de Irati também receberam orientações sobre os principais cuidados com a voz. (Foto: Coorc)

Para a professora Perla, as ações também têm contribuído para a inserção das estudantes de fonoaudiologia na comunidade. “É um trabalho que nos possibilita trazer a comunidade para a universidade e, ao mesmo tempo, fazer as alunas vivenciarem ações práticas relacionadas à conscientização e orientação sobre o uso da voz nas situações do dia a dia. Elas planejaram, executaram e se envolveram nessa campanha”, aponta.

Atendimento da Clínica-Escola de Fonoaudiologia

A Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Unicentro oferece avaliação e tratamentos gratuitos para a comunidade. Para agendar ou tirar dúvidas, basta entrar em contato pelos telefones (42) 3421-3238 e (42) 99904-0346.

Por Paula Claro