Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro promove aula inaugural

A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro (PPGL) foi realizada nesta terça-feira (12), no Câmpus Santa Cruz. O evento, que deu boas-vindas aos pós-graduandos, contou com a palestra dos professores Nilton Milanez, da Universidade do Estado da Bahia, e Amanda Braga, da Universidade Federal da Paraíba.

Com o tema “Discurso, poder e saber na interface entre língua e literatura”, os docentes convidados compartilharam com estudantes de mestrado e doutorado experiências no campo da pesquisa. Os dois participaram também da banca examinadora da primeira defesa de doutorado do programa, e novamente foram convidados para fazer parte deste momento de início do ano letivo. “É muito legal ver o tanto de pesquisa que se elabora na universidade e com uma grande diversidade de temas. E são sempre temas de muita atualidade, com um impacto social muito grande”, afirma o professor Nilton.

Vanessa Ferreira de Andrade, estudante de mestrado que esteve presente na aula inaugural, ressalta que a pesquisa pode trazer contribuições para diversas áreas. O estudo que ela desenvolve, por exemplo, é voltado à reflexão do romance como um gênero que é coabitado por outros gêneros. “Acho que a pesquisa nos auxilia em muitas coisas. No caso da minha pesquisa em si, ela tenta trazer um novo lado, um novo gênero, um novo tipo de romance. Então, ela vai fazer uma nova abertura para os gêneros literários”, explica.

O evento também contou com a presença do vice-diretor do Câmpus Santa Cruz, Gilmar Evandro Szczepanik, que ressaltou a importância da pós-graduação na universidade pública. “Esperamos que esse programa tenha vida longa e possa servir de exemplo para a criação e o desenvolvimento de outros programas de pós-graduação da instituição”, declara.

A coordenadora do programa, Nilcéia Valdati, também ressaltou que o crescimento da universidade se dá, principalmente, pelo crescimento das produções científicas. Por esse motivo, programas como o de Pós-Graduação em Letras são de suma importância não apenas no campo acadêmico, mas para a própria sociedade. “O único lugar que a gente tem produção de pesquisa no Brasil é na universidade”, finaliza.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro (PPGL) conta com duas linhas de pesquisa – “Linguagens, leitura e interpretação” e “Texto, memória e cultura”, com área de concentração em Interfaces entre língua e literatura. O mestrado foi aprovado em 2010 e implementado em 2011. Já o doutorado, foi aprovado em 2020 e implementado em 2021. Atualmente o programa tem cerca de 80 alunos e 18 professores.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens.

Por: Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado.