Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro tem a primeira defesa de doutorado

A primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro (PPGL) foi realizada nesta segunda-feira (11), no Câmpus Santa Cruz. Intitulada “O paradigma arqueogenealógico: a carne cristã discursivizada sob o lampejo da carne drag”, a pesquisa de Felipe Soares inaugurou as defesas de doutorado do programa. “Foi uma circunstância muito especial. Fico muito honrado de ser o primeiro”, ressalta o pesquisador. A banca examinadora foi composta pelas professoras Célia Bassuma e Renata de Souza, da Unicentro, e pelos professores Nilton Milanez, da Universidade do Estado da Bahia, e Amanda Braga, da Universidade Federal da Paraíba.

Felipe faz parte do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos do Discurso da Unicentro (LEDUNI), coordenado pela professora Denise Witzel que também foi a orientadora dele. Segundo ela, essa é apenas a primeira de muitas teses que estão a caminho, com boas perguntas e discussões para agregar ao campo da pesquisa. “Agora com a defesa é a coroação, é o momento de nós podermos verificar e acompanhar o resultado da pesquisa do Felipe”, afirma.

A pesquisa de Felipe foi desenvolvida ao longo de três anos. “Eu faço uma comparação, aproximo algumas discursivizações da cultura cristã com a cultura queer e faço um trabalho em cima dessas práticas para buscar a formulação de um método de análise desses signos que a gente chama que são incongruentes, como drag, e desenvolver uma metodologia para capturar o que a gente está chamando aqui no trabalho de sujeitos, obras primas, tanto como o sujeito cristão como o sujeito drag”, explica.

Para a coordenadora do programa, Nilcéia Valdati, a pós-graduação, além de dar visibilidade para a universidade, também contribui com a formação de profissionais que vão atuar em outras universidades, na educação básica e em instituições privadas. Ela destaca que essa primeira defesa do doutorado mostra o crescimento e o fortalecimento do programa. “É um momento de consolidação de um projeto muito planejado e desejado que era ter o doutorado”, ressalta Nilcéia.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro (PPGL) conta com duas linhas de pesquisa – “Linguagens, leitura e interpretação” e “Texto, memória e cultura”, com área de concentração em Interfaces entre língua e literatura. O mestrado foi aprovado em 2010 e implementado em 2011. Já o doutorado, foi aprovado em 2020 e implementado em 2021. As duas modalidades do programa têm as maiores notas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes) de todos os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unicentro. Atualmente o programa tem cerca de 80 alunos e 18 professores.

Por: Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado