Inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Científica estão abertas

As inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Científica (Proic) estão abertas até o dia 19 de março nas modalidades voluntária e com bolsa. O objetivo é inserir estudantes de graduação na pesquisa por meio da Iniciação Científica.

Os orientadores devem realizar as inscrições via Sistema de Gestão Universitária (SGU). De acordo com o edital de seleção, para ser orientador no programa, é preciso que o candidato seja servidor efetivo, docente ou técnico da Unicentro, tenha titulação mínima de mestre e não tenha faltado ao Eaic 2023 sem justificativa. Além disso, o currículo Lattes deve estar atualizado.

Para os orientandos, os requisitos são, entre outros, estar devidamente matriculado em curso de ensino superior de instituição pública ou privada, dispor de 20 horas semanais para dedicação à pesquisa e não possuir parentesco com o orientador.

O início do programa está previsto para o mês de setembro e os alunos contemplados com bolsa podem receber até 12 parcelas.

Outras informações sobre prazos e documentação estão disponíveis no edital do PROIC, na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Sobre o Programa Institucional de Iniciação Científica – Proic

O Proic é vinculado à Diretoria de Pesquisa da Unicentro e tem como objetivo, além de  incentivar a participação de acadêmicos em projetos de Iniciação Científica, também desenvolver o pensamento crítico e a prática científica nos participantes. Outro ponto explorado pelo programa é a cooperação entre estudantes e professores nas atividades científicas, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino e  qualificação de recursos humanos.

Por: Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado