Diálogos sobre o ‘Serviço Social na Educação’ marcam 12º Fórum de Estágio em Serviço Social

Diálogos sobre o ‘Serviço Social na Educação’ marcam 12º Fórum de Estágio em Serviço Social

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o 12º Fórum de Estágio em Serviço Social, realizado no Câmpus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), proporcionou momentos de aprendizado aos acadêmicos por meio da discussão sobre a atuação do assistente social na educação. Com o tema “Diálogos sobre o Serviço Social na Educação”, o evento contou com a participação de duas palestrantes que trabalham com esta vertente.

Assistente social da Secretaria Municipal de Educação, Tiene Milca, agradeceu pela oportunidade de compartilhar sua experiência, principalmente por ser egressa do curso da Unicentro. Ela destacou a importância de abordar questões práticas da atuação do assistente social na política de educação. “A minha fala é no sentido bem prático da atuação. Eu conto um pouco do dia a dia do meu trabalho, da articulação com a rede e com o sistema de garantia de direito. É algo mais no sentido de que os acadêmicos consigam visualizar o campo de trabalho na prática”, pontua.

A profissional ainda ressaltou o desafio do trabalho interdisciplinar, enfatizando a necessidade de superar diferenças nas formações e construir uma atuação colaborativamente. Na palestra, ela abordou a recente inserção do serviço social na política de educação básica, destacando a importância de compreender e integrar as diversas áreas. “As nossas formações são muito divergentes em relação à leitura da realidade e isso é parte do que abordo em minha palestra. Para mim, o maior desafio é entendermos que temos formações diferentes, olhar de mundo diferentes, mas podemos trabalhar juntos e construir algo a partir daí”, detalha.

Por sua vez, a assistente social da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Valéria Monteiro, salientou a importância de contribuir para o processo formativo das futuras colegas. Ela enfatizou a necessidade de discutir e refletir sobre a prática do serviço social na educação, considerando o campo ainda pouco explorado por profissionais da área. “Eu entendo que contribuir com o processo formativo é uma responsabilidade como profissional, principalmente porque a educação ainda é um espaço pouco ocupado pelos profissionais assistentes sociais. Eu acho que é importante trazer essa discussão para pensar e refletir um pouco sobre a prática profissional nessa área”.

Assim, como Tiene, Valéria destacou a força do coletivo na construção de projetos, ressaltando a capacidade dos assistentes sociais em pensar em mudanças sociais por meio da educação. “Eu acredito sempre na força do coletivo. Eu acho que as estratégias e as ações podem ser construídas a partir de um conjunto de pensamentos. Os profissionais assistentes sociais têm condição de fazer uma leitura de contexto e de sociedade que vai na direção de pensar um projeto de sociedade. Eu acredito que a educação nada mais é do que projetos societários e de mudança no social”, reflete.

Maria Fernanda Pereira, acadêmica do 2º ano do curso de Serviço Social da Unicentro, destacou a importância de compreender as atribuições do profissional assistente social na educação. “A temática do serviço social dentro da área de educação é algo recente e que gera diversos debates, principalmente porque algumas pessoas discutem se realmente é o lugar do serviço social. Hoje vamos entender um pouco mais como funciona e quais serão nossas atribuições atuando nesse campo”.

A estudante enfatizou ainda a troca de experiências proporcionada pelos profissionais atuantes na área, o que, segundo ela, enriquece a sua formação profissional. “Esses momentos ajudam a esclarecer mais ou menos o que acontece na prática durante o dia a dia. É algo bem esclarecedor e com certeza ajuda a construir a nossa formação profissional”, destaca.

Jayne Oliveira, acadêmica do 4º ano do curso de Serviço Social, concorda. “Esse é um tema que a gente não discute muito. Por isso acredito que vamos aprender bastante com a fala das profissionais. E é bom ver que tem variedade no campo de atuação do assistente social, porque às vezes as pessoas acham que o serviço social é só assistencialismo, mas, de fato, não é”, esclarece a estudante.

A professora Dioneia Edlyng Maciel, responsável pela organização do Fórum, destacou que a finalidade do evento é fortalecer a integração entre a universidade e os campos de estágio. Segundo ela, a temática foi escolhida considerando as mudanças recentes na legislação e a luta pela efetiva inserção do serviço social na educação. “Nós definimos essa temática por se tratar de um campo que não é novo para o serviço social, mas tem questões de aprovação de legislações novas e por estarmos, ainda, numa luta bastante intensa para fortalecer essa efetiva inserção profissional nesses espaços”.

Dioneia explicou que a escolha das palestrantes representa diferentes realidades da atuação profissional na educação, abordando desafios e possibilidades nas esferas municipal e universitária. “Uma das profissionais é atuante na Secretaria Municipal de Educação e vem trazer para nós os desafios de como tem se apresentado essa atuação nesse campo. Já na educação superior, temos uma realidade de universidade estadual que é diferente das universidades federais, no sentido de assistência estudantil e demais políticas, por isso a escolha, também, de uma profissional com essa atuação”, finaliza.

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