Câmpus de Irati sedia II Encontro Macrorregional com Conselheiros Tutelares

O Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) sediou o II Encontro Macrorregional com Conselheiros Tutelares, no fim do mês de abril. O evento promovido pelo Núcleo Regional de Ponta Grossa, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, teve como tema “Infâncias e juventudes na contemporaneidade e os desafios para proteção social integral na perspectiva dos direitos humanos”.

A capacitação reuniu conselheiros tutelares de 18 municípios da área de abrangência do Núcleo Regional e foi ministrada por profissionais do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij) de Irati.

“A ideia era contextualizar a pluralidade de infâncias e juventudes nos dias de hoje e ampliar um pouco o olhar desses trabalhadores para a compreensão de quem são as crianças e os jovens que eles atendem e protegem dentro do sistema de garantia de direitos. E com isso, pensar e problematizar o que é a proteção integral, como a gente organiza a proteção integral para esses sujeitos, considerando todas suas especificidades de raça, classe, de gênero e de etnia”, explica a professora Michele da Rocha Cervo, coordenadora do Neddij Irati e também representante da Unicentro na Comissão Regional de Enfrentamento às Violências.

A formação é dividida em módulos, sendo que o primeiro foi realizado também na Unicentro, em dezembro do ano passado. As temáticas de cada encontro são levantadas a partir de diagnósticos das demandas dos próprios conselhos tutelares. Membro da equipe técnica, a assistente social Thaís Bustamante enfatiza o apoio da universidade, que proporcionou o conhecimento específico necessário e o espaço físico para o encontro. “Temos pouco mais de 90 conselheiros tutelares participando, que se deslocaram de suas cidades para estar aqui. Para nós, estar no espaço da universidade pública e contar com o quadro de profissionais altamente qualificados que temos hoje nesse processo de formação, vem agregando muito para essa capacitação aos conselheiros da nossa macrorregião de Irati e União da Vitória”, afirma.

Para a professora Michele, a capacitação também é uma forma da universidade devolver para a sociedade o conhecimento que produz. “Essa parceria é muito necessária e importante para que a gente possa qualificar todas as ações protetivas direcionadas a crianças e adolescentes. Penso que uma vez que a universidade produz conhecimento, esse conhecimento precisa retornar e precisa estar próximo de quem está ali nos serviços, cotidianamente, para que a gente possa cada vez mais pensar ações mais coerentes e direcionadas às necessidades da população”, conclui.

O Encontro Macrorregional com Conselheiros Tutelares terá continuidade ao longo de 2024, com reuniões bimestrais.

Por Paula Claro

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.