Unicentro oferta projeto gratuito para auxiliar população na declaração do Imposto de Renda

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) oferta, por meio do projeto Acadêmicos em Ação, um serviço gratuito de orientação e auxílio na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024.

O projeto, que funciona em sistema de plantão, é idealizado por professores do curso de Ciências Contábeis e coordenado pela professora Luci Longo. O objetivo principal é auxiliar a comunidade, ao mesmo tempo em que proporciona aos acadêmicos a experiência prática.

Atendimento presencial e online – O plantão de atendimento presencial será realizado nos dias 9 e 17 de maio, das 9h às 21h, no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que fica no Câmpus Santa Cruz. Não é necessário agendamento prévio. No dia 18 de maio, haverá um plantão externo em local a ser definido.

Para aqueles que preferem o atendimento online, o projeto disponibiliza um canal no site da Unicentro, em que é possível enviar dúvidas e receber orientações da equipe de acadêmicos e professores. O canal estará disponível até o dia 31 de maio, data limite para a entrega da declaração.

Benefícios para a comunidade e para os acadêmicos – Atualmente, o projeto conta com 23 acadêmicos e quatro professores do curso de Ciências Contábeis. Segundo a coordenadora do projeto, professora Luci Longo, para que possam atender a população, os alunos passam por rigorosos treinamentos. “São treinamentos específicos como de previdência privada e investimentos financeiros, ganho de capital, espólio e livro caixa e informações da atividade rural, por exemplo”, explica.

Desde 2015, o projeto Acadêmicos em Ação oportuniza atendimento gratuito e especializado.  A equipe de acadêmicos e professores auxilia na declaração do IRPF, orientando sobre as deduções, impostos e prazos, de forma rápida e eficiente, evitando filas e longas esperas.

Por meio da extensão universitária, os acadêmicos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “A gente sempre salienta que o nosso projeto é uma complementaridade, e que nós não temos o objetivo de tirar o espaço do profissional, pelo contrário. Nossos acadêmicos estão em fase de preparação, mas com os treinamentos e a orientação dos professores, já conseguem auxiliar a comunidade”, relata a professora.

Além do Acadêmicos em Ação, que funciona em esquema de plantão e também de forma online, a Unicentro também dispõe de outros projetos para ajudar a comunidade na declaração do Imposto de Renda.

Serviço – Auxílio gratuito na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024

Quando: Presencial: 9 e 17 de maio, das 9h às 21h

Onde: Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, Câmpus Santa Cruz

Online: Até 31 de maio, por este link

Quem pode participar: Comunidade em geral

Por Caroline Albertini

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.