Legado de Magda Soares é tema da XIV Semana de Estudos de Pedagogia

O legado da educadora Magda Soares para a alfabetização e o letramento é o tema central da XIV Semana de Estudos de Pedagogia. O evento começou ontem (27), no Câmpus de Irati e no Câmpus Avançado de Prudentópolis, com palestras de abertura simultâneas nas duas unidades universitárias.

Vera Lucia Martiniak (UEPG) proferiu a palestra de abertura em Irati e abordou os desafios enfrentados pelos educadores brasileiros atualmente.

Em Irati, a professora Vera Lucia Martiniak (UEPG) destacou a influência de Magda Soares na pedagogia e os desafios atuais para os educadores brasileiros.

“Ela foi uma pesquisadora que trabalhou muito nessa perspectiva da alfabetização e do letramento, principalmente com a preocupação de alfabetizar todas as crianças brasileiras. Hoje em dia as crianças não escrevem no caderno, elas escrevem na tela do computador, na tela do celular, no tablet. Essas linguagens multimodais se tornam um desafio para nós, professores, que vamos alfabetizar as crianças pequenas”, afirma.

Em Prudentópolis, a professora Simone Regina Cartaxo (UEPG) também abriu a Semana de Estudos falando sobre as contribuições de Magda Soares para a alfabetização.

Convidada para ministrar a palestra de abertura em Prudentópolis, a professora Simone Regina Cartaxo (UEPG) também ressalta a importância de referenciar a educadora homenageada nas pesquisas da área de alfabetização e na formação de pedagogos. “A maior parte dos professores assumem classes de alfabetização. Então, nós precisamos dar destaque a esta formação, aos conhecimentos necessários para a formação do professor alfabetizador e para isso, obviamente, a gente utiliza como fundamentos teóricos as contribuições da professora Magda Soares”.

O primeiro dia de atividades também contou com o lançamento do livro “Diálogos abertos para escolas democráticas”, organizado pelas professoras Rayane Gasparelo e Ana Claudia Marochi. “Esse livro é fruto da Semana de Estudos de Pedagogia de 2022, é um livro que tem uma grande relevância porque trata da democracia, um tema que foi tão caro para nós nos últimos anos. Os autores e autoras que escreveram os capítulos verdadeiramente dialogaram com a democracia, eles trouxeram elementos e propostas para a escola que discutem a democracia ou o processo democrático no processo educativo”, detalha Ana Claudia.

Semana de Estudos de Pedagogia segue até sexta-feira (1º)

Nesta quarta-feira (28), a programação da Semana de Estudos continua com minicursos e oficinas que vão tratar temas variados, incluindo, poesia no contexto escolar, inclusão, psicomotricidade e letramento corporal, pesquisa científica, escrita acadêmica e letramento literário. Já na quinta-feira (29), são apresentadas as comunicações orais. No total, 49 trabalhos científicos devem ser apresentados.

O evento encerra na sexta-feira com uma mesa redonda sobre “Práticas de alfabetização e letramento: as experiências dos professores alfabetizadores”, com a participação das professoras de educação infantil Edna Aparecida Pereira e Elicéia Halatiki Szereda, em Irati, e Terezinha de Lourdes Rebelato, Iracema Gardasz e Madalena Prohney, em Prudentópolis.

Uma das organizadoras desta edição, a professora Marta Rosani Vaz celebra a adesão do público ao evento, que teve mais de 360 inscritos. “Estão participando alunos de graduação, pós-graduação e de magistério, professores da rede pública de ensino, além dos participantes nos eventos virtuais. Então estamos bem empolgados”, comenta.

Para a chefe do departamento de Pedagogia, professora Angela Maria Corso, a expectativa é que os participantes aproveitem ao máximo as atividades da programação. “É um evento tradicional do nosso curso, um momento de socializar as pesquisas que são produzidas no curso e refletir sobre as temáticas propostas. A nossa expectativa é que seja uma semana rica em aprendizado e reflexão”, conclui.