Defesas de TCC e atividades extensionistas são destaque na Semana Científica de Educação Física no Câmpus de Irati

Defesas de TCC e atividades extensionistas são destaque na Semana Científica de Educação Física no Câmpus de Irati

A Semana Científica de Educação Física, no câmpus de Irati, já começou e, nesta edição, tem como tema “Compartilhando fazeres e saberes”. O evento tem o objetivo evidenciar as produções acadêmicas e discutir temas pertinentes à área. A programação inclui mesas redondas, minicursos, relatos de experiências e defesas dos trabalhos de conclusão de curso. 

Vice-chefe do departamento de Educação Física, o professor Silvano Coutinho ressalta que a Semana Científica permite reflexões e discussões entre discentes e docentes sobre as diversas experiências da formação. “Nos últimos anos, a Semana Científica tem sido um momento para a gente parar e refletir sobre o que estamos produzindo dentro do curso. É o momento em que todos os alunos do 4º ano apresentam seus TCCs e, para além disso, vamos discutir a curricularização da extensão, o que tem sido feito no Pibid e na residência pedagógica, como estão ocorrendo essas atividades e no que precisamos avançar”, explica. 

A abertura da Semana Científica de Educação Física foi marcada por homenagens a Fernanda Aparecida Santos, egressa do curso que faleceu no último sábado, vítima de um acidente de carro. Para a chefe do departamento, professora Debora Gomes, o evento não poderia iniciar sem relembrar a memória da jovem, que se formou na turma de 2023. “Cada aluno que passa por aqui deixa marcas na nossa história e com a Fernanda não foi diferente. Optamos por quebrar o protocolo e homenageá-la nas palavras dos professores do departamento, dos amigos e oportunizando um momento de acolhimento para os alunos, pois o luto impacta cada um de uma maneira diferente”, salienta a docente. 

Ainda no primeiro dia de atividades, dois acadêmicos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso. Ao todo, 15 TCCs serão defendidos até o final do evento, na sexta-feira (1º). “Todos os formandos concluíram suas pesquisas, estão aptos a defender, e grande parte deles trouxeram experiências relacionadas à extensão em seus trabalhos, o que contribui para o nosso objetivo de curricularização da extensão”, enfatiza Silvano. 

Douglas Henrique dos Santos é um dos formandos que já apresentou o TCC e foi aprovado pela banca. Na pesquisa, ele investiga o processo de ensino e aprendizagem do basquete no ensino médio. A escolha do tema se deve ao contato do acadêmico com o esporte na vida pessoal e nos estágios supervisionados do curso. “Apresentar o TCC é uma experiência única, senti o frio na barriga, apesar de ter revisado a apresentação várias vezes. Mas posso dizer que foi algo muito prazeroso ouvir que tinha sido aprovado e o que mais me deu forças foi ver minha mãe na plateia, sorridente e com orgulho de ver o filho se formando como professor de Educação Física”, relembra o estudante. 

Deixe um comentário