Acadêmicos de Ciências Contábeis arrecadam mais de uma tonelada de alimentos em ação social

Com o intuito de agregar valor social à formação acadêmica, 80 alunos das turmas de 3º e 4º anos do curso de Ciências Contábeis do Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, uniram esforços no projeto de extensão “Responsabilidade Social, Deveres e Obrigações com a Sociedade”, com o objetivo de arrecadar alimentos para instituições sociais.

O projeto, coordenado pelos professores Diocésar Costa de Souza e Ivonaldo Gusmão, existe há 15 anos e faz parte das horas extracurriculares dos acadêmicos. “Os alunos têm que fazer um projeto social todo ano para obtenção das horas sociais”, explica Ivonaldo.

Durante cerca de quatro meses, os acadêmicos arrecadaram alimentos não perecíveis ou dinheiro para a compra destes. No final, o valor arrecadado foi de R$ 20.500,00, o que rendeu aproximadamente 1.840 kg em alimentos não perecíveis, doados para as instituições Instituto Amanhecer sem Fome e Departamento Assistencial da Igreja Adventista.

Segundo o professor Ivonaldo, o impacto dessas doações é palpável não só para as entidades beneficiadas, mas também para os alunos que participaram da ação. “O que eu mais ouvi dos alunos foi de como é importante fazer esse tipo de projeto. Eu fiquei muito emocionado porque a gente vai permitir com que eles tenham, pelo menos, uma ceia de Natal”, comenta.

O projeto já motivou outras iniciativas. Agora, as turmas do Câmpus Avançado de Pitanga já planejam outra ação. “Pitanga pegou esse mesmo projeto, só que eles farão a arrecadação para a Páscoa do ano que vem”, conta Ivonaldo.