Projetek fecha o ano com 16 projetos entregues às prefeituras da região

O Escritório Regional de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Unicentro (Projetek) fechou seu primeiro ano de atuação com 16 projetos desenvolvidos, sendo nove já entregues às prefeituras. Estabelecido recentemente em parceria com o Governo do Estado, o Projetek surgiu como resposta à necessidade de impulsionar a inserção de projetos em Building Information Modeling (BIM), uma nova modelagem de projetos de construção.

Isabela Volski, coordenadora do escritório, explica que, em sua fase inicial, o Projetek foca em projetos de edificações, abrangendo desde obras novas até o levantamento do patrimônio já existente para adaptação à nova metodologia, uma vez que a transição para o BIM torna-se obrigatória para a maioria das obras públicas. “Nessa fase, atuamos em projetos de edificações em geral. Então, desde projetos de obras novas, reformas, até um levantamento do patrimônio existente para transformar nessa nova metodologia, mas estamos pleiteando a fase dois, que seriam projetos de infraestrutura, como estradas, redes de drenagem e assim por diante”.

Os projetos entregues pelo Projetek então em conformidade com as novas diretrizes de licitações. Isabela ressalta que eles são fornecidos gratuitamente às prefeituras e destaca a relevância do BIM para os processos licitatórios futuros. “Os projetos saem daqui de graça e pronto para licitar. A nova lei de licitações dá preferência para projetos BIM, mas logo isso será mandatório. Então, eles precisam se atualizar”, reforça.

O Projetek atende municípios com até 30 mil habitantes da região centro-oeste do Paraná, utilizando um formulário de adesão para receber as demandas dos municípios. O escritório, localizado no Câmpus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava, opera com financiamento do Governo do Estado, enquanto a universidade contribui com o espaço físico e a assessoria técnica. Os projetos desenvolvidos até aqui têm gerado bons frutos. “Os feedbacks das prefeituras têm sido bem positivos. Eles têm gostado muito do resultado dos projetos porque a forma de visualização é totalmente diferente. Nós fazemos uma maquete eletrônica e até um vídeo que eles podem, inclusive, divulgar em suas respectivas prefeituras”, conta Isabela.

Willian de Souza Cordeiro, engenheiro civil e parte integrante da equipe destaca o papel crucial do Projetek na prestação de suporte às prefeituras de menor porte. “Por meio deste escritório, a gente entrega para a população obras que eles vão poder usufruir. Eu acho que isso é o que mais conta, porque é um trabalho feito em prol da sociedade”.

Com a entrega de nove projetos concluídos e um olhar focado na expansão para a próxima fase, o Projetek se destaca como um importante recurso para as prefeituras na transformação e atualização de suas infraestruturas alinhadas às demandas futuras.

Confira os projetos desenvolvidos pelo Projetek em 2023:

Nova Tebas

Projeto 1: Ampliação da Creche Pequeno Príncipe

Projeto 2: Centro Cultural (em andamento)

Projeto 3: Projeto de Prevenção de Incêndio e Desastres para a Escola Emiliano Perneta

Santa Maria do Oeste

Projeto 1: Casa popular, a qual será replicada e locada em um complexo de edificações (em andamento)

Projeto 2: Centro de Memória e Cultura (em espera)

Projeto 3: Barracão de Resíduos (em andamento)

Nova Cantu

Projeto 1: Espaço esportivo na Praça Guarani – quadra sintética e de vôlei de areia

Projeto 2: Reforma e ampliação quadra poliesportiva