Projeto de extensão une departamentos na integração da prática de ensino em licenciaturas

Um projeto de extensão promovido pelos departamentos de Ciências Biológicas e Pedagogia da Unicentro oferece uma experiência de integração na prática docente para acadêmicos que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho como professores.

O projeto, idealizado e coordenado pela professora Ana Lúcia Crisostimo, do Departamento de Ciências Biológicas, existe desde 2012 e retomou suas atividades no ano passado, após um período de pausa em decorrência da pandemia. O principal objetivo é criar oportunidades para que os alunos pratiquem a docência e desenvolvam habilidades pedagógicas antes mesmo de estarem em sala de aula.

Neste ano, foram dois encontros que ocorreram em formato de oficina. O projeto envolve os alunos do 4º ano do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, que ministram as oficinas, e os acadêmicos do 3º ano do curso de Pedagogia, que atuam como ouvintes. “Esse projeto é vantajoso para ambos os cursos, porque os estudantes de pedagogia aprendem, mas os alunos de ciências biológicas também têm essa experiência de já vivenciar uma sala de aula”, pontua Ana Lúcia.

Durante as oficinas, os estudantes do curso de Pedagogia aprendem a trabalhar a ciência nas séries iniciais do ensino fundamental. Prática que, para a acadêmica do 3º ano, Janaina Moteka, é essencial para sua formação. “Aqui a gente consegue realmente cumprir o objetivo desse projeto que é absorver essa teoria passada pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, as práticas também, para que a gente consiga refletir a partir disso e levar alguma coisa para os nossos alunos, seja agora ou futuramente”, explica.

Nesse processo, ganham os alunos dos dois cursos. “É importante a gente exercer esse papel que é ser professor. Eu acho muito válido porque é um crescimento para nós, que estamos no quarto ano da licenciatura, de praticar antes de realmente irmos para uma sala de aula”, conta Eloane Ramos Ribas , acadêmica do 4º ano de Ciências Biológicas.

Depois das oficinas, os alunos de pedagogia têm a tarefa de produzir, dentro da disciplina de “Práticas de Ensino de Ciências”, ministrada pela professora Eliziane Alvaristo, um material didático que possa ser aplicado nas séries iniciais do ensino fundamental. “Eles constroem materiais que são adaptações que os acadêmicos do curso de Pedagogia conseguem fazer. Por exemplo, no ano passado fizemos um microscópio com material manipulável para ser apresentado para os alunos feito com papelão e EVA”, explica Eliziane.

Além do apoio de ambos os departamentos, o projeto de extensão também conta com assistência dos professores Carlos Eduardo Bittencourt Stange e Bettina Heerdt, do curso de Ciências Biológicas. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ana Lucia Crisostimo, novas etapas já estão programadas para 2024 e o objetivo segue o mesmo “tornarmos esse projeto cada vez mais sólido, mais interessante, mais rico em termos não só de troca de conhecimentos, mas também de produção de conhecimentos por parte dos alunos e por parte dos professores que participam desse projeto de extensão”, finaliza.