Aluna do MBA em Gestão Pública e Inovação da Unicentro conquista Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), tem por objetivo reconhecer e estimular a produção científica e tecnológica e as ações de extensão e inovação. O intuito é valorizar profissionais e jovens talentos que contribuem para a produção científica e tecnológica do Paraná. Na edição de 2023, a ganhadora do prêmio na área de Ciências Humanas e Sociais foi a acadêmica do MBA em Gestão Pública e Inovação da Unicentro, Juceli Fátima de Lara Medeiros.

O trabalho vencedor é intitulado “Treinamento de Pessoal através da Gamificação como ferramenta de Capacitação de Servidor Público” e trata-se da criação de um jogo, utilizando técnicas da ‘gamificação’, que consiste na aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos com o objetivo de motivar e ensinar os usuários. O jogo de tabuleiro associado a um recurso digital já existente, neste caso, a plataforma Kahoot, busca aliar aprendizagem e diversão. “O objetivo é capacitar o servidor público, treiná-lo lhe oferecendo subsídios para aquisição do conhecimento na área pública, para que este as reverta em benefício do cidadão, até porque, no contexto atual, o método tradicional de leitura vem perdendo força e aos poucos perdendo espaço, e, por si só, não é mais suficiente, fazendo-se necessário algo inovador para atrair a atenção das pessoas em relação a busca e retenção de conhecimento”, explica Juceli.

“Ter ganho esse prêmio, como também todo o reconhecimento que vem junto, foi de extrema importância para a minha trajetória profissional, além de grande estímulo para a minha vida pessoal”

Juceli Fátima de Lara Medeiros, vencedora do prêmio

Juceli ainda destaca que o trabalho desenvolvido por ela ter recebido esse prêmio foi fundamental para sua vida profissional. “Não só ter ganho esse prêmio, como também todo o reconhecimento que vem junto, foi de extrema importância para a minha trajetória profissional, além de grande estímulo para a minha vida pessoal, que certamente será uma alavancagem na minha carreira”, finaliza.

O coordenador do MBA em Gestão Pública e Inovação, Cleverson Salache, avalia que a conquista do prêmio não traz benefícios apenas para a aluna que o conquistou, mas também para o programa de pós-graduação. “Primeiramente, a premiação reconhece e valida o mérito individual da aluna, destacando suas habilidades, dedicação e excelência acadêmica. Além disso, a conquista do prêmio também eleva a visibilidade do próprio MBA em Gestão Pública e Inovação. A premiação é um selo de qualidade que fortalece a reputação do programa, atraindo a atenção de potenciais estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em uma formação de alto nível. Isso contribui para consolidar a posição do MBA como referência no campo da gestão pública e inovação”, destaca Cleverson.

Cleverson ainda ressalta a expectativa de que mais alunos apresentem seus trabalhos fora da universidade e alcancem reconhecimento e prêmios. “O reconhecimento obtido por uma aluna pode inspirar outros a seguirem o mesmo caminho, criando um ciclo de excelência e conquistas no âmbito acadêmico e profissional. Portanto, a conquista de prêmios por parte dos alunos é uma meta desejada e incentivada pela coordenação e pelos professores, representando um indicador do sucesso do programa e da capacidade dos estudantes de contribuir para avanços significativos no campo da gestão pública e inovação”, finaliza.

Curitiba, 14 de novembro de 2023 – A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná realizou, no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), o 36º Prêmio Paranaense de Ciência de Tecnologia 2023.