Parceria entre Unicentro e a Prefeitura de Turvo, projeto Awaken premia ideias inovadoras de alunos da rede municipal

Na última segunda-feira (4), o município de Turvo celebrou a premiação dos projetos do programa “Awaken – Inovação em Pauta”, uma iniciativa pioneira promovida em parceria entre a Prefeitura de Turvo e a Unicentro. O evento contou com a participação de 80 alunos de 4ª e 5ª séries da rede municipal, que apresentaram propostas inovadoras em busca de soluções para desafios locais.

O projeto de extensão tem como objetivo estimular o espírito empreendedor e criativo dos jovens, envolvendo-os ativamente no desenvolvimento do município. Em parceria com a Unicentro, o projeto lançou um concurso de redações e propostas com a temática da inovação, buscando despertar o interesse dos alunos em contribuir para a sociedade por meio de suas ideias. “A ideia é nós tentarmos motivar, desde a infância, desde o ensino fundamental, a inovação, ao empreendedorismo, a buscar alternativas, a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nesse caso, especificamente, os quartos e quintos anos participam de uma proposta de fazer uma redação para tentar encontrar algo para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Turvo”, explica o vice-reitor da Unicentro e coordenador pedagógico do projeto, Ademir Fanfa Ribas.

O prefeito de Turvo, Jeronimo Gadens de Rosário, expressou seu entusiasmo com o impacto positivo do programa: “Nas diversas discussões que tivemos sobre a questão das ações sustentáveis e inovadoras dentro da gestão pública, sempre se discute a questão da tríplice hélice, então a instituição governamental, a iniciativa privada e as instituições de ensino e pesquisa. Por isso, nós buscamos nos aproximar ainda mais da Unicentro, fazendo inúmeros convênios, contratos, parcerias, para que nós possamos usar a expertise da universidade em prol de que as nossas políticas públicas sejam efetivas e proporcionem aquilo que nós esperamos, que é a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, afirma o prefeito, que também é egresso da Unicentro.

O coordenador geral do projeto, professor Cleverson Salache, ressalta a qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos e o engajamento gerado na comunidade turvense. “Os alunos cada vez mais ficaram empolgados com a participação. As ideias e a riqueza do processo, ele foi encampado tanto pelos alunos, quanto pelos pais, que muitos pais ajudaram a construir essas ideias e a trazer essa discussão da gestão pública e da inovação para dentro de casa, não apenas na sala de aula, e também foi muito guiada pelos professores, que receberam muito bem, incentivam seus alunos a participar e, cada vez mais, a gente está tendo a cada edição um número maior de alunos participantes”, disse.

Durante a cerimônia de premiação, os melhores trabalhos foram reconhecidos e os alunos premiados receberam incentivos para continuar explorando suas habilidades e desenvolvendo soluções para desafios futuros. “As ideias que surgem com esses alunos são ideias muito legais e o município do Turvo, de uma maneira também ousada, se comprometeu a aplicar as ideias que esses alunos tiveram que eram possíveis de serem aplicadas. A ideia vitoriosa desse ano foi de um aluno do ensino fundamental que trouxe uma sugestão que os operadores para defesa contra o mosquito da Dengue, quando estivessem nas casas e não encontrassem as pessoas, utilizassem um drone para fazer o mapeamento das residências, descobrir focos da Dengue e, a partir disso, ter um atendimento muito mais rápido e muito mais eficiente na gestão do controle do mosquito da Dengue, que é um problema de saúde pública”, conta o coordenador Cleverson.

Ao fortalecer laços com a Unicentro, a expectativa é de que os estudantes estejam na carteiras da universidade nos próximos anos. O vice-reitor da Unicentro destacou a importância da parceria entre a universidade e a comunidade local. “Imagine essas crianças ao chegar em casa, conversar com os pais, conversar com os colegas, isso vai ficar uma história de vida, vai lembrar para sempre disso e cada vez mais motivando essas crianças a pensarem diferente e buscarem melhorar a vida das pessoas. É muito gratificante ver a alegria das crianças e claro que vão ser nossos alunos, amanhã ou depois. Esses meninos já conhecem a Unicentro, estão em um município próximo da universidade e vão ser alunos daqui da universidade”, celebra.