Unicentro recebe empenho para construção da Casa do Estudante do Câmpus Cedeteg

A tão sonhada Casa do Estudante do Câmpus Cedeteg está prestes a sair do papel. Na tarde de ontem (6), a Unicentro recebeu a feliz notícia da emissão da nota de empenho no valor de R$ 1 milhão, do Ministério da Educação, referente à proposta para construção da Casa do Estudante, localizada no Câmpus Cedeteg, em Guarapuava.

Segundo o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, a notícia foi recebida com muita felicidade. “Nós recebemos essa notícia com muita satisfação e felicidade. Este era um pleito da Unicentro de longa data e agora está se concretizando. Estamos muito agradecidos ao deputado federal Aliel Machado e sua equipe, por realmente nos atender e pensar no estudante, naquele estudante que mais necessita”, celebrou.

A verba foi concedida por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Aliel Machado. “Esse foi um dos primeiros pedidos que o professor Fábio Hernandes, magnífico reitor da Unicentro, nos fez. Essa obra, muito mais do que tijolos, tem um simbolismo muito grande e um significado para aqueles que colocam a educação como prioridade”, pontua o deputado.

A moradia estudantil faz parte das políticas de permanência dos estudantes na universidade, sendo um divisor de águas na vida de muitos alunos que dependem dessa assistência para concluir os estudos. “A moradia estudantil vem apoiar principalmente esses estudantes que necessitam de um apoio institucional para que permaneçam na universidade e consigam concluir seus cursos com êxito. Temos a certeza de que essa obra vai transformar sim a vida de muitas pessoas”, complementa o reitor.

Os custos para a construção da Casa do Estudante somam R$ 2,5 milhões. Por isso, de acordo com o reitor, a fase agora é de buscar o restante do valor na esfera estadual. “Nós estamos em conversas com a Seti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação) para que, por meio do Fundo Paraná, ou por meio de algum outro recurso, nós consigamos uma complementação para concluirmos a nossa moradia estudantil”, explica.

O diretor do Câmpus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, celebrou a primeira etapa desta conquista e destacou a importância da Casa do Estudante no câmpus. “A implantação da moradia estudantil aqui no Câmpus Cedeteg é vista com grande importância para permanência dos estudantes dos nossos cursos e, principalmente, pelo fato da moradia ser destinada ao público mais carente. Essa ação visa, como principal foco, melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, pois busca agir na prevenção de situação de evasão universitária, garantindo assim a igualdade de oportunidades aos estudantes em situação de vulnerabilidade social. A moradia estudantil pode mudar a vida de uma pessoa em situação de vulnerabilidade social”, afirma.

Esse é um projeto construído a muitas mãos, com esforços que se somam para proporcionar essa conquista tão importante para a Unicentro. “Essa construção vai mudar a lógica do atendimento, principalmente para os estudantes mais carentes. Uma obra que tem a soma de esforços do nosso trabalho com o Governo do Estado e com a gestão do professor Fábio frente à reitoria da Unicentro”, finaliza o deputado.

A moradia

O projeto para a construção da moradia já está pronto. Segundo Luis Carlos Ratuchne, coordenador de Engenharia e Arquitetura da Pró-Reitoria de Planejamento da Unicentro, o imóvel será um prédio com três pavimentos, composto do térreo e dois andares, com capacidade de até 35 pessoas.

Todos os quartos possuirão banheiros e, além dos quartos de uso comum, haverá também dois adaptados para pessoas com deficiência. Os espaço de uso comum serão: uma sala de estudos em cada andar, sala de televisão, cozinha e área de serviço.

Confira o projeto abaixo: