Docentes e acadêmicos de Enfermagem recebem moção de aplausos por projeto antitabagismo

O crescente uso do narguilé e do cigarro eletrônico, conhecido como “pod”, por parte dos jovens tem representado uma série de desafios para os profissionais de saúde. Com intuito de informar e conscientizar sobre o assunto, uma ação de extensão do curso de Enfermagem da Unicentro ganhou destaque e recebeu uma moção de aplausos, no dia 28 de novembro, por parte da Câmara Municipal de Guarapuava, em reconhecimento às atividades desenvolvidas.

Com o nome de “Pod Não Pod”, a iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. “O projeto Pod Não Pod surgiu ao final do primeiro semestre deste ano, de uma proposição intersetorial, incluindo professores do Colégio Ana Vanda Bassara e profissionais da Atenção Básica e da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, que repassaram a demanda para as instituições de ensino. Para nós do curso de Enfermagem, surgiu em um momento em que estávamos desenvolvendo atividades de curricularização, e oportunamente pedimos aos alunos para prepararem material e nos juntarmos a esta grande ação de promoção de saúde”, conta a docente do Departamento de Enfermagem da Unicentro, Elisabeth Nascimento Lira.

O projeto busca promover ações de conscientização e atendimento à comunidade. Com base em dados e evidências, a equipe desenvolveu materiais informativos e educativos, que foram difundidos através das redes sociais, atividades e palestras em escolas estaduais de Guarapuava.

A moção de aplausos é um reconhecimento merecido às contribuições significativas do projeto para a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade. A professora Elisabeth expressou sua gratidão e satisfação pela conquista. “Nosso grupo de docentes e alunos se sentiu bastante honrado com esta moção, o que nos impele a melhorar nossas ações e nossa dedicação às questões relacionadas à saúde da comunidade e aproximação dos alunos com as políticas públicas. Foi algo inédito na disciplina e que nos sensibilizou sobremaneira, tornando nossos esforços em apoiar o projeto um ponto alto de reconhecimento”, afirmou.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Audinéia Xavier também comentou sobre a parceria e elogiou o trabalho realizado. “A colaboração entre as ações e a Unicentro proporcionou benefícios significativos, incluindo o fortalecimento da comunidade acadêmica, a promoção de projetos inovadores e a ampliação do impacto social por meio de iniciativas conjuntas. Quero expressar meu feedback extremamente positivo em relação ao projeto Pod Não Pod nas escolas. A parceria estabelecida demonstrou um comprometimento notável, enriquecendo significativamente o ambiente escolar. Parabéns pela dedicação e impacto positivo”, disse.

Acadêmica do 4º ano de Enfermagem, Maria Eduarda dos Santos compartilhou sua experiência e aprendizado durante a realização das atividades. “Acredito que a transmissão de conhecimento sobre saúde como a ação e efeito das substâncias no organismo é de extrema importância na conscientização dos jovens e na promoção da saúde de toda a comunidade. Esses projetos são de fato muito enriquecedores, tanto para a comunidade, como para nós profissionais da saúde, devido ao fato da possibilidade de transmissão de conhecimento o que gera um retorno imediato na prevenção e promoção da saúde”, destacou a estudante.