Unicentro é a segunda universidade mais inovadora entre as instituições públicas do Paraná

A Unicentro, mais uma vez, avançou no Ranking das Universidades da Folha de São Paulo (RUF) e se destacou entre as instituições de ensino superior públicas do Paraná. Neste ano de 2023, a média geral da universidade a consagrou na 89ª colocação em âmbito nacional, 11 posições a mais em relação à última edição do ranking.

O ranking leva em consideração cinco critérios de avaliação, que vão desde a ensino e pesquisa até o mercado de trabalho. Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, figurar entre as 90 melhores instituições do Brasil é uma felicidade, mas também um incentivo para sempre continuar avançando. “Isso realmente nos deixa muito felizes, mas com a missão de melhorarmos ainda mais para estarmos em posições ainda melhores”, pontua.

Ano a ano, o objetivo da Unicentro é investir na qualidade de ensino para ser um exemplo na educação do ensino superior. Para isso, destaca o reitor, uma das ações em andamento, e que terá reflexo futuramente, é a atualização das matrizes curriculares. “Nossas matrizes curriculares foram atualizadas há pouco tempo, então vamos ter o reflexo disto daqui a pouco. Nosso objetivo é termos cursos ainda melhores no sentido da formação, mas também em um espectro maior”.

O investimento em infraestrutura e pessoal também faz parte dessas ações de melhoria. “Estamos com a perspectiva de nomeações de concursos, nomeações de docentes e agentes universitários e, com isso, a nossa pesquisa e a nossa extensão tendem a ampliar em quantidade e, quem sabe, também melhorar nos seus resultados”, complementa.

Para o RUF 2023, foram consideradas 203 universidades em todo o país. O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, destaca a importância desses rankings para tornar a universidade mais conhecida nacionalmente, principalmente por estudantes que não teriam acesso à instituição. Para ele, a boa colocação no RUF 2023 é vista como uma motivação. “Nós estamos no interior do Paraná, uma universidade ainda jovem, mas que chega a números consideráveis, avaliando o quantitativo de universidades que foram pesquisadas e foram ranqueadas neste movimento. É claro que isso nos motiva, nos alegra e faz com que a gente queira trabalhar cada vez mais, buscando cada vez mais eficiência e eficácia”, destaca.

Destaque em Inovação

Pelo segundo ano consecutivo, a Unicentro foi destaque em inovação no Ranking de Universidades da Folha de São Paulo. Nesse tópico, a instituição ficou em 2° lugar entre as instituições públicas de ensino superior do Paraná e em 27º lugar em âmbito nacional. Neste critério, o ranking leva em consideração o número de patentes pedidas pela universidade e a quantidade de pesquisas em parceria com o setor produtivo

Dentro da universidade, há diversos espaços dedicados a este segmento, como a Novatec, que é a Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, que tem como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento de pequenas empresas de base tecnológica e oferecer total apoio, assistência e capacitação para as pessoas com ideias inovadoras e empreendedoras. Há também o Inovalab, Laboratório de Inovação da Unicentro, que desenvolve projetos voltados para a Inovação com parceiros da cidade de Guarapuava e região.

Esse destaque em Inovação, segundo Ademir, é um reflexo da busca dos próprios estudantes que chegam à universidade. “Nós somos uma universidade que tem pessoas com características de inovação, de ciência e tecnologia, principalmente por uma característica dos nossos estudantes, ou da nova geração de estudantes, que vem sempre buscando algo mais ágil, mais rápido e tudo isso busca inovação”, pontua o vice-reitor.

Cursos da Unicentro avaliados no RUF 2023

A avaliação usa dados nacionais e internacionais, além de pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha. Os critérios são: pesquisa, ensino, mercado de trabalho, internacionalização e inovação. Com nota final de 51,87, os cursos avaliados pelo ranking na Unicentro foram:

Administração (49°); Agronomia (46°); Biologia (33°); Ciências Contábeis (87°); Computação (40°); Comunicação (180°); Economia (92°); Educação Física (137°); Enfermagem (173°); Engenharia Ambiental (168°); Farmácia (139°); Filosofia (78°); Física (74°); Fisioterapia (114°); Geografia (95°); História (110°); Letras (34°); Matemática (87°); Medicina (195°); Medicina Veterinária (129°); Nutrição (98°); Pedagogia (62°); Propaganda e Marketing (86°); Psicologia (76°); Química (100°); Serviço Social (75°).

“Estudar na Unicentro é estudar em uma das melhores universidades do país. Todos os nossos cursos são bem avaliados também no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Nós temos três cursos com nota máxima, então quem está procurando uma excelente universidade para estudar, pode vir para a Unicentro com a certeza de estar em uma universidade de qualidade”, finaliza o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas.