Inovalab da Unicentro e Celeiro de Inovação realizam etapa final do Circuito de Inovação

Inovalab da Unicentro e Celeiro de Inovação realizam etapa final do Circuito de Inovação

Estimular alunos de ensino médio a apresentarem soluções criativas para problemas reais. Essa é uma das propostas do “Circuito de Inovação”, iniciativa desenvolvida em conjunto pelo Laboratório de Inovação da Unicentro (Inovalab) e pelo Celeiro de Inovação do Cilla Tech Park. Com participação os alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Leni Marlene Jacob, em Guarapuava, o projeto piloto teve sua fase final realizada na tarde da última quinta- feira (09), na sede do Celeiro da Inovação.

Diretor do Cilla Tech Park, o engenheiro Paulo Alvim explica que o objetivo da parceria é levar o espírito empreendedor até as escolas. “É um esforço muito importante levar para os alunos, para as escolas, a questão do empreendedorismo inovador, onde a gente leva noções de empreendedorismo e, principalmente, a difusão de tecnologias, porque atualmente o mundo é muito digital e os jovens precisam aprender a trabalhar com isso. A gente utiliza o potencial que a Unicentro tem de apoio e de proximidade com esses alunos, junto com a nossa capacidade tecnológica e nossos espaços maker. Oportunidades como essa servem como um aprendizado para as instituições, para preparação de docentes, mas principalmente como um estímulo para os alunos cada vez mais se inspirarem, se envolverem com a educação e com as novas tecnologias”, destaca Paulo. 

Alunos de ensino médio desenvolveram soluções criativas que foram avaliadas por uma banca examinadora (Foto: Coorc)

A etapa final do Circuito contou com a apresentação dos projetos dos alunos para uma banca composta por professores da Unicentro e profissionais do Cilla Tech Park. A proposta vencedora foi o “Projeto Verde”, desenvolvido pelos alunos Carlos Rafael Silva dos Santos, Felipe Borges e Vitor Gabriel Paz, que pretendem reciclar esponjas e reutilizá-las para melhorar as quadras de futebol society da cidade. “A experiência de participar desse projeto foi muito boa. A gente conseguiu desenvolver algo bem legal com a ajuda de todo mundo que participou. E nós também aprendemos um pouco sobre como fazer uma boa apresentação”, explica Carlos Rafael. 

A orientadora do projeto, professora Rosmeiri Ferraz Penteado, avalia a primeira edição do Circuito de Inovação como muito positiva. “Foi muito bacana. Vimos isso nas próprias apresentações, nas ideias de inovação que eles trouxeram. Então, provavelmente, a gente vai seguir com a parceria e ir para mais colégios e outras instituições, para que a gente possa seguir com o serviço”, ressalta. 

Rosmeiri ainda reforça a importância de investir nos jovens para que eles possam fazer a diferença no futuro. “Acaba sendo clichê falar que são os adolescentes, os jovens, que são o futuro da sociedade, mas é a verdade. Então a gente precisa apostar mesmo em adolescentes de 15, 16, 17 anos que estão aí nessa onda de inovação, de tecnologia, e que em consequência disso possuem muita criatividade que a gente pode explorar para a sociedade e para o ambiente acadêmico como um todo”, afirma. 

Membro da banca avaliadora, o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, destaca que a parceria entre o Inovalab e o Celeiro da Inovação é muito produtiva não só para as duas instituições, mas também para os alunos. “Tudo o que se fala em inovação, principalmente nos dias de hoje, é fundamental para o desenvolvimento das pessoas, da sociedade e da comunidade. O Inovalab é um laboratório de inovação da universidade que busca alternativas de melhoria dos processos, dos procedimentos e das ações das organizações, tanto delas quanto das empresas públicas e privadas. E o Celeiro da Inovação também tem essa característica.  E que bom que essa cultura de inovação possa estar sendo perpetuada desde já, porque quando esses alunos do ensino médio chegarem na nossa universidade, vão poder fazer parte desse projeto do Inovalab e de outros projetos também”, avalia Ademir.

Deixe um comentário