Palestra sobre iniciação à docência é destaque na abertura do 2º Encontro Anual de Ensino

A noite dessa quarta-feira (22) foi marcada pela abertura oficial do 2º Encontro Anual de Ensino (EAEN). O evento faz parte da programação da 8ª edição da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicentro.

Acadêmicos, docentes e comunidade se reuniram no Auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz, para discutir o principal tópico do EAEN: a iniciação à docência. O tema foi abordado pela professora Jaqueline Rabelo de Lima, coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Ceará.

Na palestra, intitulada “Iniciação à Docência e suas contribuições no desenvolvimento do conhecimento profissional docente”, Jaqueline falou sobre como uma boa qualidade na formação de professores é determinante na atuação desse profissional. “A ideia é marcar o papel do Pibid e da Residência Pedagógica nessa formação como programas que são divisores de água na formação de professores no Brasil”, reforça.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) existe há 18 anos. Segundo Jaqueline, desde a sua criação é possível notar, por meio de trabalhos, teses e dissertações, o quão benéfico é para a formação de professores. “A minha ideia é trazer um pouquinho dos programas, da formação e apresentar um trabalho que desenvolvi recentemente em que eu conversei com mais de 200 coordenadores institucionais e perguntei a eles ‘para que serve o Pibid e a residência?’ Então, vou apresentar esses resultados também”, complementa.

A professora Karina Worm Beckmann, pró-reitora de Ensino da Unicentro, destaca a relevância de abrir as portas para esse tipo de discussão dentro da universidade. “É sempre importante esse debate acerca do desenvolvimento da carreira docente, e como temos vários cursos de licenciatura, é muito importante que os alunos desses cursos tenham contato com todos os desafios da carreira docente”.

Ainda segundo a pró-reitora, é papel da universidade preparar esses profissionais para o futuro. “Nós formamos profissionais que atuarão no mercado, em toda a cidade, em toda a região. Então, é importante que eles saiam com a qualificação necessária para todas as situações que vão aparecer no dia a dia escolar”, pontua.

Em um país com mais de 214 milhões de habitantes, as diferenças regionais na formação de professores são acentuadas. Isso, de acordo com Jaqueline, acontece por diversos fatores. “As nossas regionalidades e a nossa constituição cultural fazem com que cada um de nós tenha hábitos, intencionalidades e ações diferenciadas”. Na visão da palestrante, esse é mais um motivo para as universidades fortalecerem a mobilidade entre instituições de ensino. “Como nação brasileira, como professores dessa nação, a gente tem que ter objetivos centrais que são comuns para todo o país, respeitando os nossos contextos, mas partindo da necessidade de um intercâmbio, de uma interdisciplinaridade, de uma transdisciplinaridade. Ou seja, a gente precisa dialogar”, finaliza.

O Encontro Anual de Ensino segue na tarde e na noite de hoje (23) a apresentação dos relatos de experiências de bolsistas e residentes. O evento é online e a programação completa pode ser acessada na página do 2º EAEN no site da Siepe.