Pesquisa inovadora da Unicentro é destaque na mídia paranaense

Uma pesquisa desenvolvida na Unicentro ganhou evidência na mídia, recentemente, por sua relevância e inovação para a comunidade científica e sociedade. O estudo voltado à produção de biodiesel a partir do óleo das sementes de seringueira foi destaque no Gav Conecta, uma iniciativa da RPC, afiliada da Rede Globo, que busca dar luz a projetos inovadores.

Desenvolvido pelo docente André Lazarin Gallina, do Departamento de Química da universidade, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o projeto teve início em 2018, quando a empresa Kaiser Agro, voltada ao desenvolvimento de florestas produtivas, procurou a universidade em busca de uma solução que desse um destino adequado e útil às sementes, pois o processo de decomposição prejudicava o solo.

Os estudos mostraram que as sementes tinham grande quantidade de óleo. A partir da extração e da análise desse material, o grupo teve o desafio de encontrar uma maneira de reduzir a acidez do óleo e adequá-lo para se tornar biodiesel. “Desenvolvemos um processo em que reduzia essa acidez em mais de 99%. O biodiesel que nós produzimos foi mandado para um laboratório certificado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para realizar os testes de qualidades e os resultados que voltaram de lá foram bem interessantes e satisfatórios no sentido do potencial que esse biodiesel tem para comercialização, já que ele tem uma boa qualidade e poderia ser comercializado”, explica André Gallina.

No ano passado foram assinados novos termos de cooperação técnica com a empresa Kaiser Agro, o que deve permitir que novos projetos sejam desenvolvidos. “Os resultados foram extremamente surpreendentes, essa é a grande verdade. Um fruto que caía no solo e trazia problema para o solo, uma acidificação muito grande ao solo, hoje, por pesquisa e por patente, que nós temos já, é um produto que vai produzir biodiesel. O problema tornou-se uma grande solução”, declarou o gerente da Unidade de Agronegócios do grupo Kaiser Agro, Fábio Tonus, em visita ao projeto.

Ver o trabalho obtendo bons resultados científicos e dando retornos positivos é um incentivo para avançar com os estudos. “O que é mais gratificante mesmo é saber que estamos aqui dentro da universidade fazendo pesquisa e que isso chega e muda a vida das pessoas. Eu acho que essa é uma das nossas atribuições como universidade, como pesquisadores, resolver esses problemas reais da sociedade. Então, juntando tudo isso, pode-se dizer que isso representa muito para mim, pelo que eu acredito ser como pesquisador”, disse o pesquisador André Gallina.

Confira a matéria no Globo Play.