Unicentro recebe alunos de escolas públicas para o III Seminário do Projeto Nós Propomos!

Na manhã da última terça-feira (7), o Auditório Francisco Contini do Câmpus Santa Cruz da Unicentro sediou o III Seminário Nós Propomos! Guarapuava: Juventude Educando-se na/com a cidade. O evento apresentou ao público 35 pesquisas e 7 produções audiovisuais, todas feitas por estudantes do ensino fundamental e médio, que foram orientados pelos professores das escolas participantes e pelos acadêmicos e pesquisadores do projeto de extensão “Nós Propomos!”, desenvolvido pelo curso de Geografia do Câmpus Cetedeg.  Ao todo, participaram da iniciativa 350 estudantes dos colégios estaduais Ana Vanda Bassara, Antônio Tupy Pinheiro e Padre Chagas.

Alunos de colégios estaduais de Guarapuava apresentaram propostas para solucionar problemas encontrados na cidade (Foto: Coorc)

De acordo com a professora Marquiana Gomes, coordenadora do Nós Propomos!, a ideia é construir a autonomia de pensamento por meio do envolvimento dos estudantes em todo o processo – elaboração, execução e avaliação de situações problema – desenvolvendo a cidadania territorial, através do sentimento de pertencimento e compromissos comunitários. “Desse modo, o projeto contribui com as bases para a formação de crianças e jovens para a democracia, por meio da educação sobre os instrumentos necessários para entender, posicionar-se e agir, com observância à justiça social e ambiental”, comenta.

Ainda segundo a coordenadora, o seminário mostra o desenvolvimento humano de todos os alunos envolvidos, em uma troca geracional entre crianças, adolescentes e jovens adultos, com uma sensibilidade que se desperta ao olhar a cidade, conversar com a população, entender que fazemos parte de um território comum, possibilitando assim desencadear o senso crítico. “Gera-se a dúvida, eclode a criatividade e a participação. Planta a semente de uma cidadania viva, com base na própria experiência dessa construção coletiva e colaborativa”, expõe Marquiana.